Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sónia Rio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vieira, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73289
Resumo: O foco deste artigo é contribuir para a dilucidação dos conceitos de práticas formais e informais no âmbito da educação musical, destacando o contributo reconhecido de alguns investigadores como: Edwin Gordon e Lucy Green. São convocadas também para esta reflexão as perspetivas de Keith Swanwick e David Elliott. A discussão e análise destas perspetivas teóricas visam a reflexão e o questionamento dos próprios conceitos de “formalidade” e “informalidade” no ensino da música. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é contribuir com uma reflexão que coloca em evidência a importância da articulação entre os processos formais e informais no quadro das aprendizagens da música.
id RCAP_ee61b4241c8660d3e04294b779b5432a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomiaFormal and informal practices in music teaching: questioning the dichotomyEducação musicalPráticas formais de ensinoPráticas informais de ensinoMusic educationInformal practices of music educationFormal practices of music educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO foco deste artigo é contribuir para a dilucidação dos conceitos de práticas formais e informais no âmbito da educação musical, destacando o contributo reconhecido de alguns investigadores como: Edwin Gordon e Lucy Green. São convocadas também para esta reflexão as perspetivas de Keith Swanwick e David Elliott. A discussão e análise destas perspetivas teóricas visam a reflexão e o questionamento dos próprios conceitos de “formalidade” e “informalidade” no ensino da música. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é contribuir com uma reflexão que coloca em evidência a importância da articulação entre os processos formais e informais no quadro das aprendizagens da música.The focus of this paper is to contribute to the clarification of the concepts of formal and informal practices in music education, highlighting the pedagogical thought of some well-known researchers such as Edwin Gordon, Lucy Green, Keith Swanwick and David Elliott. The discussion and analysis of these theoretical perspectives aim at the reflection and questioning of the very concepts of “formality” and “informality” in music teaching. In this sense, the ultimate goal of this essay is to launch a more realistic and objective discussion about the reality of music education, which might be simpler than the complexity of the recent theoretical debate has suggested.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Região Autónoma de Madeira. Direcção de Serviços de Educação Artística e MultimédiaUniversidade do MinhoFerreira, Sónia RioVieira, Maria Helena20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73289porFerreira, S. e Vieira, M. H. (2013). Práticas Formais e Informais no Ensino da Música: Questionando a Dicotomia, in Revista de Educação Artística nº 3, pp. 87-97.1647-905X10.34639/rpea.v3i1.98https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/98info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:29.448137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia
Formal and informal practices in music teaching: questioning the dichotomy
title Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia
spellingShingle Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia
Ferreira, Sónia Rio
Educação musical
Práticas formais de ensino
Práticas informais de ensino
Music education
Informal practices of music education
Formal practices of music education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia
title_full Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia
title_fullStr Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia
title_full_unstemmed Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia
title_sort Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia
author Ferreira, Sónia Rio
author_facet Ferreira, Sónia Rio
Vieira, Maria Helena
author_role author
author2 Vieira, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sónia Rio
Vieira, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Práticas formais de ensino
Práticas informais de ensino
Music education
Informal practices of music education
Formal practices of music education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Educação musical
Práticas formais de ensino
Práticas informais de ensino
Music education
Informal practices of music education
Formal practices of music education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O foco deste artigo é contribuir para a dilucidação dos conceitos de práticas formais e informais no âmbito da educação musical, destacando o contributo reconhecido de alguns investigadores como: Edwin Gordon e Lucy Green. São convocadas também para esta reflexão as perspetivas de Keith Swanwick e David Elliott. A discussão e análise destas perspetivas teóricas visam a reflexão e o questionamento dos próprios conceitos de “formalidade” e “informalidade” no ensino da música. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é contribuir com uma reflexão que coloca em evidência a importância da articulação entre os processos formais e informais no quadro das aprendizagens da música.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/73289
url http://hdl.handle.net/1822/73289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, S. e Vieira, M. H. (2013). Práticas Formais e Informais no Ensino da Música: Questionando a Dicotomia, in Revista de Educação Artística nº 3, pp. 87-97.
1647-905X
10.34639/rpea.v3i1.98
https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/98
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Região Autónoma de Madeira. Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia
publisher.none.fl_str_mv Região Autónoma de Madeira. Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132964588617728