Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/73289 |
Resumo: | O foco deste artigo é contribuir para a dilucidação dos conceitos de práticas formais e informais no âmbito da educação musical, destacando o contributo reconhecido de alguns investigadores como: Edwin Gordon e Lucy Green. São convocadas também para esta reflexão as perspetivas de Keith Swanwick e David Elliott. A discussão e análise destas perspetivas teóricas visam a reflexão e o questionamento dos próprios conceitos de “formalidade” e “informalidade” no ensino da música. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é contribuir com uma reflexão que coloca em evidência a importância da articulação entre os processos formais e informais no quadro das aprendizagens da música. |
id |
RCAP_ee61b4241c8660d3e04294b779b5432a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73289 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomiaFormal and informal practices in music teaching: questioning the dichotomyEducação musicalPráticas formais de ensinoPráticas informais de ensinoMusic educationInformal practices of music educationFormal practices of music educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO foco deste artigo é contribuir para a dilucidação dos conceitos de práticas formais e informais no âmbito da educação musical, destacando o contributo reconhecido de alguns investigadores como: Edwin Gordon e Lucy Green. São convocadas também para esta reflexão as perspetivas de Keith Swanwick e David Elliott. A discussão e análise destas perspetivas teóricas visam a reflexão e o questionamento dos próprios conceitos de “formalidade” e “informalidade” no ensino da música. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é contribuir com uma reflexão que coloca em evidência a importância da articulação entre os processos formais e informais no quadro das aprendizagens da música.The focus of this paper is to contribute to the clarification of the concepts of formal and informal practices in music education, highlighting the pedagogical thought of some well-known researchers such as Edwin Gordon, Lucy Green, Keith Swanwick and David Elliott. The discussion and analysis of these theoretical perspectives aim at the reflection and questioning of the very concepts of “formality” and “informality” in music teaching. In this sense, the ultimate goal of this essay is to launch a more realistic and objective discussion about the reality of music education, which might be simpler than the complexity of the recent theoretical debate has suggested.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Região Autónoma de Madeira. Direcção de Serviços de Educação Artística e MultimédiaUniversidade do MinhoFerreira, Sónia RioVieira, Maria Helena20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73289porFerreira, S. e Vieira, M. H. (2013). Práticas Formais e Informais no Ensino da Música: Questionando a Dicotomia, in Revista de Educação Artística nº 3, pp. 87-97.1647-905X10.34639/rpea.v3i1.98https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/98info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:29.448137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia Formal and informal practices in music teaching: questioning the dichotomy |
title |
Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia |
spellingShingle |
Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia Ferreira, Sónia Rio Educação musical Práticas formais de ensino Práticas informais de ensino Music education Informal practices of music education Formal practices of music education Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia |
title_full |
Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia |
title_fullStr |
Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia |
title_full_unstemmed |
Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia |
title_sort |
Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia |
author |
Ferreira, Sónia Rio |
author_facet |
Ferreira, Sónia Rio Vieira, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sónia Rio Vieira, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Práticas formais de ensino Práticas informais de ensino Music education Informal practices of music education Formal practices of music education Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Educação musical Práticas formais de ensino Práticas informais de ensino Music education Informal practices of music education Formal practices of music education Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
O foco deste artigo é contribuir para a dilucidação dos conceitos de práticas formais e informais no âmbito da educação musical, destacando o contributo reconhecido de alguns investigadores como: Edwin Gordon e Lucy Green. São convocadas também para esta reflexão as perspetivas de Keith Swanwick e David Elliott. A discussão e análise destas perspetivas teóricas visam a reflexão e o questionamento dos próprios conceitos de “formalidade” e “informalidade” no ensino da música. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é contribuir com uma reflexão que coloca em evidência a importância da articulação entre os processos formais e informais no quadro das aprendizagens da música. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/73289 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/73289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, S. e Vieira, M. H. (2013). Práticas Formais e Informais no Ensino da Música: Questionando a Dicotomia, in Revista de Educação Artística nº 3, pp. 87-97. 1647-905X 10.34639/rpea.v3i1.98 https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Região Autónoma de Madeira. Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia |
publisher.none.fl_str_mv |
Região Autónoma de Madeira. Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132964588617728 |