Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e com pessoas idosas em contexto institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Catarina Leocádia Caetano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30112
Resumo: O presente relatório tem como objetivo descrever a prática psicomotora na promoção de competências socioemocionais em contexto escolar e institucional, mais concretamente de centro de dia, desenvolvida no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamentos de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora. A prática foi realizada com crianças dos três aos nove anos e com pessoas idosas dos 75 aos 89 anos, sendo realizada em grupos e individual. Foram realizadas avaliações iniciais e finais através da utilização do Strengths and Difficulties Questionnaire no caso das crianças e do WHOQOL-BREF no caso das pessoas idosas, através das quais são percetíveis os resultados da intervenção psicomotora. De seguida, são apresentados os projetos inovadores e atividades complementares. Por último, encontra-se a conclusão e as reflexões pessoais.
id RCAP_ee8e23f35bc013b9e164af65e75b2299
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30112
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e com pessoas idosas em contexto institucionalCompetências socioemocionaisIntervenção psicomotoraCriançasProblemas de ComportamentoPessoas idosasQualidade de vidaSocio-emotional skillsPsychomotor interventionChildrenBehavioural problemsElderlyQuality of lifeDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório tem como objetivo descrever a prática psicomotora na promoção de competências socioemocionais em contexto escolar e institucional, mais concretamente de centro de dia, desenvolvida no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamentos de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora. A prática foi realizada com crianças dos três aos nove anos e com pessoas idosas dos 75 aos 89 anos, sendo realizada em grupos e individual. Foram realizadas avaliações iniciais e finais através da utilização do Strengths and Difficulties Questionnaire no caso das crianças e do WHOQOL-BREF no caso das pessoas idosas, através das quais são percetíveis os resultados da intervenção psicomotora. De seguida, são apresentados os projetos inovadores e atividades complementares. Por último, encontra-se a conclusão e as reflexões pessoais.This report aims to describe the psychomotor practice in promoting socio-emotional skills in a school and institutional context, specifically in a day center, developed as part of the curricular internship within the Professional Skills Deepening Unit of the master's degree in Psychomotor Rehabilitation. The practice was carried out with children aged three to nine and elderly people aged 75 to 89, in groups and individual case. Initial and final evaluations were carried out using the Strengths and Difficulties Questionnaire in the case of children and the WHOQOL-BREF in the case of the elderly, through which the results of the psychomotor intervention can be seen. The innovative projects and complementary activities are then presented. Finally, there is the conclusion and personal reflections.Simões, Maria Celeste RochaRepositório da Universidade de LisboaPires, Catarina Leocádia Caetano2024-02-13T16:06:02Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30112TID:203513711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:31:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:42.684590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e com pessoas idosas em contexto institucional
title Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e com pessoas idosas em contexto institucional
spellingShingle Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e com pessoas idosas em contexto institucional
Pires, Catarina Leocádia Caetano
Competências socioemocionais
Intervenção psicomotora
Crianças
Problemas de Comportamento
Pessoas idosas
Qualidade de vida
Socio-emotional skills
Psychomotor intervention
Children
Behavioural problems
Elderly
Quality of life
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e com pessoas idosas em contexto institucional
title_full Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e com pessoas idosas em contexto institucional
title_fullStr Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e com pessoas idosas em contexto institucional
title_full_unstemmed Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e com pessoas idosas em contexto institucional
title_sort Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e com pessoas idosas em contexto institucional
author Pires, Catarina Leocádia Caetano
author_facet Pires, Catarina Leocádia Caetano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria Celeste Rocha
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Catarina Leocádia Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socioemocionais
Intervenção psicomotora
Crianças
Problemas de Comportamento
Pessoas idosas
Qualidade de vida
Socio-emotional skills
Psychomotor intervention
Children
Behavioural problems
Elderly
Quality of life
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Competências socioemocionais
Intervenção psicomotora
Crianças
Problemas de Comportamento
Pessoas idosas
Qualidade de vida
Socio-emotional skills
Psychomotor intervention
Children
Behavioural problems
Elderly
Quality of life
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description O presente relatório tem como objetivo descrever a prática psicomotora na promoção de competências socioemocionais em contexto escolar e institucional, mais concretamente de centro de dia, desenvolvida no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamentos de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora. A prática foi realizada com crianças dos três aos nove anos e com pessoas idosas dos 75 aos 89 anos, sendo realizada em grupos e individual. Foram realizadas avaliações iniciais e finais através da utilização do Strengths and Difficulties Questionnaire no caso das crianças e do WHOQOL-BREF no caso das pessoas idosas, através das quais são percetíveis os resultados da intervenção psicomotora. De seguida, são apresentados os projetos inovadores e atividades complementares. Por último, encontra-se a conclusão e as reflexões pessoais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-13T16:06:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30112
TID:203513711
url http://hdl.handle.net/10400.5/30112
identifier_str_mv TID:203513711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137437660741632