Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Maria Catarina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1187
Resumo: Este trabalho de investigação em educação reflete uma postura crítica e reflexiva que articula as práticas vivenciadas na Educação Pré-Escolar (numa sala de cinco anos) e no 1.º Ciclo do EB (numa turma do primeiro ano de escolaridade), para alimentar e melhor entender a teoria. Para a formação profissional com habilitação generalista, os períodos de Intervenção Educativa foram determinantes, sendo uma experiência de descoberta de competências básicas ao nível dos grupos, instituições e comunidades. Pela fundamentação teórica enquadrada no construtivismo que percorre diferentes modelos, podemos compreender a razão pela qual existem diversas práticas educativas, assim como a razão de ser da sua intencionalidade educativa. Entendemos os significados da Educação – o educare e o educere – e a sua importância dialógica numa pedagogia assente (em nós e) no Nós (tanto para os Educadores como para os educandos). O presente estudo configura o relatório do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_ee960ce483ba56c49d4b88520fc396a6
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1187
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógicaIntervenção educativa1º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolarEste trabalho de investigação em educação reflete uma postura crítica e reflexiva que articula as práticas vivenciadas na Educação Pré-Escolar (numa sala de cinco anos) e no 1.º Ciclo do EB (numa turma do primeiro ano de escolaridade), para alimentar e melhor entender a teoria. Para a formação profissional com habilitação generalista, os períodos de Intervenção Educativa foram determinantes, sendo uma experiência de descoberta de competências básicas ao nível dos grupos, instituições e comunidades. Pela fundamentação teórica enquadrada no construtivismo que percorre diferentes modelos, podemos compreender a razão pela qual existem diversas práticas educativas, assim como a razão de ser da sua intencionalidade educativa. Entendemos os significados da Educação – o educare e o educere – e a sua importância dialógica numa pedagogia assente (em nós e) no Nós (tanto para os Educadores como para os educandos). O presente estudo configura o relatório do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.This scientific writing on education shows a critic and reflexive attitude that relates the practices in Pre-school Education (in a five year-old class) and in the Primary School (in a first grade class, i.e. six year-old class), to nourish and better understand theory. The periods of Educative Intervention have been defining to the professional formation of generalist habilitation since they have been an experience of discovery of basic competences regarding groups, institutions and communities. Through the theoretical support blended upon constructivism that comprises various models, one is able to understand the reason why there are diverse educative practices, as well as the purport of its educative intentionality. One may understand the meanings of Education – the educare and the educare and their dialogic importance in a pedagogy laying upon constructivism (as much to Educators as to educands). The current study forms the report of the Master in Pre-School Education and Primary School Education.2012-04-03T14:57:04Z2013-05-20T14:06:44Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1187porQueirós, Maria Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.858219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica
title Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica
spellingShingle Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica
Queirós, Maria Catarina
Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
title_short Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica
title_full Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica
title_fullStr Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica
title_full_unstemmed Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica
title_sort Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica
author Queirós, Maria Catarina
author_facet Queirós, Maria Catarina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, Maria Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
topic Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
description Este trabalho de investigação em educação reflete uma postura crítica e reflexiva que articula as práticas vivenciadas na Educação Pré-Escolar (numa sala de cinco anos) e no 1.º Ciclo do EB (numa turma do primeiro ano de escolaridade), para alimentar e melhor entender a teoria. Para a formação profissional com habilitação generalista, os períodos de Intervenção Educativa foram determinantes, sendo uma experiência de descoberta de competências básicas ao nível dos grupos, instituições e comunidades. Pela fundamentação teórica enquadrada no construtivismo que percorre diferentes modelos, podemos compreender a razão pela qual existem diversas práticas educativas, assim como a razão de ser da sua intencionalidade educativa. Entendemos os significados da Educação – o educare e o educere – e a sua importância dialógica numa pedagogia assente (em nós e) no Nós (tanto para os Educadores como para os educandos). O presente estudo configura o relatório do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-03T14:57:04Z
2012-02-01T00:00:00Z
2012-02
2013-05-20T14:06:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1187
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620908728320