A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/5188 |
Resumo: | Este trabalho pretende consolidar a lógica já provada por outras investigações de que eventos eficazes, realizados em determinada Cidade, tem impacto na construção de uma identidade feliz, com o extra de ter resultados positivos naquilo que é o amor cidade, como que se de uma marca se tratasse. Esta pesquisa visa por um lado a dimensão dos habitants locais como de turistas. Realizou-se uma pesquisa sobre o estado de arte, dando um especial enfoque em autores que nas suas investigações divulguem ou ajudem a aproximar-nos das caracteristicas que mais peso têm em cada um dos constructos analisados neste trabalho. São eles os modelos para a Eficácia de Eventos, Brand Lovee por fim, o modelo de Happy Cities. Foi levado a cabo um estudo de caso, na cidade de Torres Novas, utilizando dois eventos, o “Memórias da História - Feira Medieval” e a “Feira Nacional dos Frutos Secos”. Os inquéritos, foram direcionados para duas amostras com características diferentes, sendo uma concebida para habitantes de Torres Novas e outra pelos não habitantes. Com base na análise fatorial realizada, foram identificados dois conjuntos de fatores que mais força dão às festividades realizadas no Concelho, sendo eles: Cidades e Engangement; Contexto político e reputacional da cidade. Adiante neste projeto, foi pretendido ir mais além, correlacionando os modelos presentes no trabalho. Este passo só foi possivel com o Coeficiente de Pearson que veio de algum modo provar a relação existente entre cada umdeles, tanto numa lógica de habitantes locais como de turistas. |
id |
RCAP_eea26f68a39902773963c2713a9c5900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/5188 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência dos eventos na construção de uma cidade felizEficácia de eventosBrand LoveHappy CitiesTorres NovasEste trabalho pretende consolidar a lógica já provada por outras investigações de que eventos eficazes, realizados em determinada Cidade, tem impacto na construção de uma identidade feliz, com o extra de ter resultados positivos naquilo que é o amor cidade, como que se de uma marca se tratasse. Esta pesquisa visa por um lado a dimensão dos habitants locais como de turistas. Realizou-se uma pesquisa sobre o estado de arte, dando um especial enfoque em autores que nas suas investigações divulguem ou ajudem a aproximar-nos das caracteristicas que mais peso têm em cada um dos constructos analisados neste trabalho. São eles os modelos para a Eficácia de Eventos, Brand Lovee por fim, o modelo de Happy Cities. Foi levado a cabo um estudo de caso, na cidade de Torres Novas, utilizando dois eventos, o “Memórias da História - Feira Medieval” e a “Feira Nacional dos Frutos Secos”. Os inquéritos, foram direcionados para duas amostras com características diferentes, sendo uma concebida para habitantes de Torres Novas e outra pelos não habitantes. Com base na análise fatorial realizada, foram identificados dois conjuntos de fatores que mais força dão às festividades realizadas no Concelho, sendo eles: Cidades e Engangement; Contexto político e reputacional da cidade. Adiante neste projeto, foi pretendido ir mais além, correlacionando os modelos presentes no trabalho. Este passo só foi possivel com o Coeficiente de Pearson que veio de algum modo provar a relação existente entre cada umdeles, tanto numa lógica de habitantes locais como de turistas.2021-09-27T12:31:36Z2021-07-08T00:00:00Z2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5188TID:202747948porVieira , Tiago André Penedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:24:59Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:02.584256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz |
title |
A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz |
spellingShingle |
A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz Vieira , Tiago André Penedo Eficácia de eventos Brand Love Happy Cities Torres Novas |
title_short |
A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz |
title_full |
A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz |
title_fullStr |
A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz |
title_full_unstemmed |
A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz |
title_sort |
A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz |
author |
Vieira , Tiago André Penedo |
author_facet |
Vieira , Tiago André Penedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira , Tiago André Penedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eficácia de eventos Brand Love Happy Cities Torres Novas |
topic |
Eficácia de eventos Brand Love Happy Cities Torres Novas |
description |
Este trabalho pretende consolidar a lógica já provada por outras investigações de que eventos eficazes, realizados em determinada Cidade, tem impacto na construção de uma identidade feliz, com o extra de ter resultados positivos naquilo que é o amor cidade, como que se de uma marca se tratasse. Esta pesquisa visa por um lado a dimensão dos habitants locais como de turistas. Realizou-se uma pesquisa sobre o estado de arte, dando um especial enfoque em autores que nas suas investigações divulguem ou ajudem a aproximar-nos das caracteristicas que mais peso têm em cada um dos constructos analisados neste trabalho. São eles os modelos para a Eficácia de Eventos, Brand Lovee por fim, o modelo de Happy Cities. Foi levado a cabo um estudo de caso, na cidade de Torres Novas, utilizando dois eventos, o “Memórias da História - Feira Medieval” e a “Feira Nacional dos Frutos Secos”. Os inquéritos, foram direcionados para duas amostras com características diferentes, sendo uma concebida para habitantes de Torres Novas e outra pelos não habitantes. Com base na análise fatorial realizada, foram identificados dois conjuntos de fatores que mais força dão às festividades realizadas no Concelho, sendo eles: Cidades e Engangement; Contexto político e reputacional da cidade. Adiante neste projeto, foi pretendido ir mais além, correlacionando os modelos presentes no trabalho. Este passo só foi possivel com o Coeficiente de Pearson que veio de algum modo provar a relação existente entre cada umdeles, tanto numa lógica de habitantes locais como de turistas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27T12:31:36Z 2021-07-08T00:00:00Z 2021-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/5188 TID:202747948 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/5188 |
identifier_str_mv |
TID:202747948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136826649214976 |