A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira , Tiago André Penedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5188
Resumo: Este trabalho pretende consolidar a lógica já provada por outras investigações de que eventos eficazes, realizados em determinada Cidade, tem impacto na construção de uma identidade feliz, com o extra de ter resultados positivos naquilo que é o amor cidade, como que se de uma marca se tratasse. Esta pesquisa visa por um lado a dimensão dos habitants locais como de turistas. Realizou-se uma pesquisa sobre o estado de arte, dando um especial enfoque em autores que nas suas investigações divulguem ou ajudem a aproximar-nos das caracteristicas que mais peso têm em cada um dos constructos analisados neste trabalho. São eles os modelos para a Eficácia de Eventos, Brand Lovee por fim, o modelo de Happy Cities. Foi levado a cabo um estudo de caso, na cidade de Torres Novas, utilizando dois eventos, o “Memórias da História - Feira Medieval” e a “Feira Nacional dos Frutos Secos”. Os inquéritos, foram direcionados para duas amostras com características diferentes, sendo uma concebida para habitantes de Torres Novas e outra pelos não habitantes. Com base na análise fatorial realizada, foram identificados dois conjuntos de fatores que mais força dão às festividades realizadas no Concelho, sendo eles: Cidades e Engangement; Contexto político e reputacional da cidade. Adiante neste projeto, foi pretendido ir mais além, correlacionando os modelos presentes no trabalho. Este passo só foi possivel com o Coeficiente de Pearson que veio de algum modo provar a relação existente entre cada umdeles, tanto numa lógica de habitantes locais como de turistas.
id RCAP_eea26f68a39902773963c2713a9c5900
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/5188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos eventos na construção de uma cidade felizEficácia de eventosBrand LoveHappy CitiesTorres NovasEste trabalho pretende consolidar a lógica já provada por outras investigações de que eventos eficazes, realizados em determinada Cidade, tem impacto na construção de uma identidade feliz, com o extra de ter resultados positivos naquilo que é o amor cidade, como que se de uma marca se tratasse. Esta pesquisa visa por um lado a dimensão dos habitants locais como de turistas. Realizou-se uma pesquisa sobre o estado de arte, dando um especial enfoque em autores que nas suas investigações divulguem ou ajudem a aproximar-nos das caracteristicas que mais peso têm em cada um dos constructos analisados neste trabalho. São eles os modelos para a Eficácia de Eventos, Brand Lovee por fim, o modelo de Happy Cities. Foi levado a cabo um estudo de caso, na cidade de Torres Novas, utilizando dois eventos, o “Memórias da História - Feira Medieval” e a “Feira Nacional dos Frutos Secos”. Os inquéritos, foram direcionados para duas amostras com características diferentes, sendo uma concebida para habitantes de Torres Novas e outra pelos não habitantes. Com base na análise fatorial realizada, foram identificados dois conjuntos de fatores que mais força dão às festividades realizadas no Concelho, sendo eles: Cidades e Engangement; Contexto político e reputacional da cidade. Adiante neste projeto, foi pretendido ir mais além, correlacionando os modelos presentes no trabalho. Este passo só foi possivel com o Coeficiente de Pearson que veio de algum modo provar a relação existente entre cada umdeles, tanto numa lógica de habitantes locais como de turistas.2021-09-27T12:31:36Z2021-07-08T00:00:00Z2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5188TID:202747948porVieira , Tiago André Penedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:24:59Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:02.584256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz
title A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz
spellingShingle A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz
Vieira , Tiago André Penedo
Eficácia de eventos
Brand Love
Happy Cities
Torres Novas
title_short A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz
title_full A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz
title_fullStr A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz
title_full_unstemmed A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz
title_sort A influência dos eventos na construção de uma cidade feliz
author Vieira , Tiago André Penedo
author_facet Vieira , Tiago André Penedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira , Tiago André Penedo
dc.subject.por.fl_str_mv Eficácia de eventos
Brand Love
Happy Cities
Torres Novas
topic Eficácia de eventos
Brand Love
Happy Cities
Torres Novas
description Este trabalho pretende consolidar a lógica já provada por outras investigações de que eventos eficazes, realizados em determinada Cidade, tem impacto na construção de uma identidade feliz, com o extra de ter resultados positivos naquilo que é o amor cidade, como que se de uma marca se tratasse. Esta pesquisa visa por um lado a dimensão dos habitants locais como de turistas. Realizou-se uma pesquisa sobre o estado de arte, dando um especial enfoque em autores que nas suas investigações divulguem ou ajudem a aproximar-nos das caracteristicas que mais peso têm em cada um dos constructos analisados neste trabalho. São eles os modelos para a Eficácia de Eventos, Brand Lovee por fim, o modelo de Happy Cities. Foi levado a cabo um estudo de caso, na cidade de Torres Novas, utilizando dois eventos, o “Memórias da História - Feira Medieval” e a “Feira Nacional dos Frutos Secos”. Os inquéritos, foram direcionados para duas amostras com características diferentes, sendo uma concebida para habitantes de Torres Novas e outra pelos não habitantes. Com base na análise fatorial realizada, foram identificados dois conjuntos de fatores que mais força dão às festividades realizadas no Concelho, sendo eles: Cidades e Engangement; Contexto político e reputacional da cidade. Adiante neste projeto, foi pretendido ir mais além, correlacionando os modelos presentes no trabalho. Este passo só foi possivel com o Coeficiente de Pearson que veio de algum modo provar a relação existente entre cada umdeles, tanto numa lógica de habitantes locais como de turistas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T12:31:36Z
2021-07-08T00:00:00Z
2021-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/5188
TID:202747948
url http://hdl.handle.net/11144/5188
identifier_str_mv TID:202747948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136826649214976