As artes visuais no processo de aprendizagem infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2995 |
Resumo: | O relatório de investigação intitulado “As Artes Visuais no Processo de Aprendizagem Infantil” tem como principal finalidade perceber o modo como as Artes Visuais são trabalhadas, pelos educadores, com crianças em Educação Pré-Escolar. Sendo a criança um ser curioso, criativo e capaz de se relacionar de diferentes formas com o mundo que a rodeia, procuramos tentar perceber ao longo do relatório, tanto com fundamentação teórica mas também através da parte metodológica, as inúmeras potencialidades adquiridas pelas crianças, com o contacto com a arte desde cedo, analisando a forma como os educadores as incluem nas suas atividades. Como meio de explorar esta temática foram delineadas duas perguntas de partida, sendo estas “De que modo é que as artes visuais podem contribuir para o processo de aprendizagem infantil? “e “De que forma é que as artes visuais podem estimular a criatividade nas crianças?”, para as quais se definiram objetivos passando estes por: perceber de que modo é que as Artes Visuais podem contribuir para o processo de aprendizagem infantil; entender quais as estratégias e métodos que se poderão utilizar ao nível das artes visuais de modo a cativar o interesse das crianças; compreender a importância do papel do educador nas artes visuais e analisar de que forma é que as Artes Visuais são trabalhadas na Educação Pré-Escolar. Assim sendo, a investigação do estudo decorre através do carácter qualitativo, tendo por base as entrevistas como técnica de recolha de dados, tendo sido estas realizadas junto de educadores de infância de diversas instituições em diferentes pontos do país (Portugal). A aplicação e análise das entrevistas teve como principal objetivo compreender, principalmente, a visão dos educadores perante as Artes Visuais através da partilha das suas práticas no dia a dia no jardim de infância. Em suma, e perante a análise da investigação, os dados revelaram que de facto as Artes Visuais são valorizadas pelos educadores de infância, tendo estes o cuidado de as incluir junto das crianças no seu quotidiano, organizando o ambiente educativo para que possam explorar os diversos materiais presentes e indo também desta forma, de um modo mais lúdico, adquirindo certas competências que contribuem para o seu desenvolvimento. Palavras-chave: Artes Visuais; Educação Pré-Escolar; Competências; Aprendizagem |
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