Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/25283 |
Resumo: | O estágio pedagógico na Escola Básica Eugénio dos Santos apresentou-se como o culminar de um ciclo de estudos, proporcionando a oportunidade de, sob regime de supervisão pedagógica, desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação. A adaptação dos conhecimentos teóricos a uma realidade completamente nova, bem mais complexa, dinâmica e volátil, foi um processo marcado por ruturas, desafios e barreiras que exigiram da minha parte uma constante pesquisa pelas soluções mais adequadas à sua superação. O estágio pedagógico não se cinge ao papel do professor enquanto agente de ensino na sala de aula, tendo sido igualmente apreendidas competências em diversas outras áreas, como a Direção de Turma, projetos de investigação, Desporto Escolar e intervenção na escola. O presente relatório realiza uma apreciação na primeira pessoa de todo o processo formativo, destacando métodos, técnicas e estratégias utilizadas na dimensão pedagógica, organizacional, didática e científica. Posto isto, este documento é constituído pela contextualização, descrição e análise reflexiva da prática pedagógica, das aprendizagens realizadas e das dificuldades sentidas. As discussões efetuadas no seio do núcleo de estágio foram importantes no desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário, na medida em que permitiram avaliar e regular os efeitos das decisões tomadas. Desta forma, o professor estagiário demonstrou uma evolução no domínio das funções e competências inerentes à gestão do ensino. No entanto, continuam a persistir um conjunto de necessidades profissionais que virão, no futuro e com a prática, a ser ultrapassadas. Deste modo, o relatório projeta ainda linhas orientadoras para o exercício futuro da profissão, fundamentadas na relação estabelecida entre a experiência vivida e o estudo da literatura científica e pedagógica. |
id |
RCAP_eeb64386cafe6b6d45b0d73e4dea84d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25283 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos SantosEstágio PedagógicoEducação FísicaSupervisão PedagógicaFormação ProfissionalReflexão CríticaPedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical SupervisionProfessional TrainingCritical ReflectionCritical ReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico na Escola Básica Eugénio dos Santos apresentou-se como o culminar de um ciclo de estudos, proporcionando a oportunidade de, sob regime de supervisão pedagógica, desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação. A adaptação dos conhecimentos teóricos a uma realidade completamente nova, bem mais complexa, dinâmica e volátil, foi um processo marcado por ruturas, desafios e barreiras que exigiram da minha parte uma constante pesquisa pelas soluções mais adequadas à sua superação. O estágio pedagógico não se cinge ao papel do professor enquanto agente de ensino na sala de aula, tendo sido igualmente apreendidas competências em diversas outras áreas, como a Direção de Turma, projetos de investigação, Desporto Escolar e intervenção na escola. O presente relatório realiza uma apreciação na primeira pessoa de todo o processo formativo, destacando métodos, técnicas e estratégias utilizadas na dimensão pedagógica, organizacional, didática e científica. Posto isto, este documento é constituído pela contextualização, descrição e análise reflexiva da prática pedagógica, das aprendizagens realizadas e das dificuldades sentidas. As discussões efetuadas no seio do núcleo de estágio foram importantes no desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário, na medida em que permitiram avaliar e regular os efeitos das decisões tomadas. Desta forma, o professor estagiário demonstrou uma evolução no domínio das funções e competências inerentes à gestão do ensino. No entanto, continuam a persistir um conjunto de necessidades profissionais que virão, no futuro e com a prática, a ser ultrapassadas. Deste modo, o relatório projeta ainda linhas orientadoras para o exercício futuro da profissão, fundamentadas na relação estabelecida entre a experiência vivida e o estudo da literatura científica e pedagógica.The pedagogical internship at Escola Básica Eugénio dos Santos presented itself as the culmination of a cycle of studies, providing interns with the opportunity to develop and apply the knowledge acquired throughout their training under the pedagogical supervision regime. The adaptation of theoretical knowledge to a completely new reality, much more complex, dynamic and volatile, was a process marked by ruptures, challenges and barriers that demanded from me a constant search for the most appropriate solutions to overcome it. The pedagogical internship is not limited to the role of the teacher as a teaching agent in the classroom, having also been learned skills in several other areas, such as Class Management, research projects, School Sports and school intervention. This report makes an assessment in the first person of the entire training process, highlighting methods, techniques and strategies used in the pedagogical, organizational, didactic and scientific dimension. That said, this document is constituted by the contextualization, description and reflexive analysis of the pedagogical practice, the learning accomplished and the difficulties felt. The discussions carried out within the internship nucleus were important in the trainee's personal and professional development, insofar as they allowed to evaluate and regulate the effects of the decisions taken. In this way, the trainee teacher demonstrated an evolution in the domain of the functions and skills inherent to teaching management. However, a set of professional needs still persists that will, in the future and with practice, be overcome. Thus, the report also outlines guidelines for the future exercise of the profession, based on the relationship established between the lived experience and the study of scientific and pedagogical literature.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaFernandes, João da Cruz Macedo2022-08-29T11:56:23Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25283TID:203020766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:11.274638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos Fernandes, João da Cruz Macedo Estágio Pedagógico Educação Física Supervisão Pedagógica Formação Profissional Reflexão Crítica Pedagogical Internship Physical Education Pedagogical Supervision Professional Training Critical Reflection Critical Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_full |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_sort |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
author |
Fernandes, João da Cruz Macedo |
author_facet |
Fernandes, João da Cruz Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, António José Mendes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, João da Cruz Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Supervisão Pedagógica Formação Profissional Reflexão Crítica Pedagogical Internship Physical Education Pedagogical Supervision Professional Training Critical Reflection Critical Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Supervisão Pedagógica Formação Profissional Reflexão Crítica Pedagogical Internship Physical Education Pedagogical Supervision Professional Training Critical Reflection Critical Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estágio pedagógico na Escola Básica Eugénio dos Santos apresentou-se como o culminar de um ciclo de estudos, proporcionando a oportunidade de, sob regime de supervisão pedagógica, desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação. A adaptação dos conhecimentos teóricos a uma realidade completamente nova, bem mais complexa, dinâmica e volátil, foi um processo marcado por ruturas, desafios e barreiras que exigiram da minha parte uma constante pesquisa pelas soluções mais adequadas à sua superação. O estágio pedagógico não se cinge ao papel do professor enquanto agente de ensino na sala de aula, tendo sido igualmente apreendidas competências em diversas outras áreas, como a Direção de Turma, projetos de investigação, Desporto Escolar e intervenção na escola. O presente relatório realiza uma apreciação na primeira pessoa de todo o processo formativo, destacando métodos, técnicas e estratégias utilizadas na dimensão pedagógica, organizacional, didática e científica. Posto isto, este documento é constituído pela contextualização, descrição e análise reflexiva da prática pedagógica, das aprendizagens realizadas e das dificuldades sentidas. As discussões efetuadas no seio do núcleo de estágio foram importantes no desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário, na medida em que permitiram avaliar e regular os efeitos das decisões tomadas. Desta forma, o professor estagiário demonstrou uma evolução no domínio das funções e competências inerentes à gestão do ensino. No entanto, continuam a persistir um conjunto de necessidades profissionais que virão, no futuro e com a prática, a ser ultrapassadas. Deste modo, o relatório projeta ainda linhas orientadoras para o exercício futuro da profissão, fundamentadas na relação estabelecida entre a experiência vivida e o estudo da literatura científica e pedagógica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-08-29T11:56:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/25283 TID:203020766 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/25283 |
identifier_str_mv |
TID:203020766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131186036998144 |