Educação para os valores no 1º CEB: implementação de propostas no 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Débora
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38345
Resumo: Numa sociedade cada vez mais em “crise” de valores tem sido considerado necessário trabalhá-los desde os primeiros anos de escolaridade. Neste contexto surgiu a investigação desenvolvida na área de educação para os valores que foi implementada a alunos do 1º ano de escolaridade. Esta investigação assenta num paradigma socío-critico, de acordo com uma perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de investigação-ação e teve como principal finalidade a implementação de atividades de educação para os valores, adaptadas e utilizadas neste estudo, e a verificação dos seus contributos para uma melhoria das atitudes e valores, em contexto escolar, de alunos de uma escola região centro em 2017/18. Para isso, foram desenvolvidas 5 sessões de educação para os valores que permitiram recolher um conjunto alargado de dados. Depois de recolhidos procedeu-se à sua análise de conteúdo, recorrendo-se ao software webQDA (versão 3.0). Relativamente aos resultados, estes apontam para o nível 1 e 2 do raciocínio moral destas crianças, tendo como referência o trabalho de Kolhberg. No que se refere às “atitudes dos alunos” pareceu existir uma melhoria gradual ao longo das sessões As atividades implementadas indicam terem contribuído para uma melhoria das atitudes dos alunos. No entanto, a melhoria apresentada não se pode considerar substancial e para todos. O principal contributo deste estudo, ainda que modesto, prende-se com as potencialidades das atividades implementadas e da confirmação da sua utilidade para clarificar atitudes/valores de alunos deste nível etário e melhorar o seu nível de raciocínio moral.
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