Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Souza, Flaviane Michelly Tenório, Barbosa, Silvânia da Cruz, Lopes, Iranda Rúbia de Sousa, Fernandes, Danielle Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.910
Resumo: A síndrome de burnout é uma reação ao estresse crônico vivenciado no trabalho. Apresenta três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Valores são categorias de orientação consideradas como desejáveis, baseadas nas necessidades humanas, variando quanto a sua magnitude e seus elementos definidores. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as dimensões da síndrome de burnout e os valores humanos dos professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa – PB. Participaram 220 professores que responderam a escala de Maslach Burnout Inventory – MBI (versão ED), o Questionário de Valores Humanos e uma Ficha Sociodemográfica. Os dados foram lançados no programa Statistical Package for Social Science e foram realizadas análises estatísticas descritivas e correlações de Pearson. Os indicadores de burnout apresentaram correlações com os valores das subfunções Normativa, Suprapessoal, Interacional e Experimentação, não ocorrendo correlações com as subfunções Realização e Existência. Os valores não apenas orientam e motivam os indivíduos, mas também auxiliam no controle dos impulsos, garantindo estabilidade e boa convivência. Com isso as relações pessoais e familiares ganham espaço na discussão do adoecimento no ambiente de trabalho, podendo auxiliar novas discussões quanto às condições de trabalho em uma perspectiva psicossocial.
id RCAP_ef0355c0e3c005ba4bc38fb6c709fc68
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/910
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacionalSíndrome de Burnout; Valores Humanos; Professores.A síndrome de burnout é uma reação ao estresse crônico vivenciado no trabalho. Apresenta três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Valores são categorias de orientação consideradas como desejáveis, baseadas nas necessidades humanas, variando quanto a sua magnitude e seus elementos definidores. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as dimensões da síndrome de burnout e os valores humanos dos professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa – PB. Participaram 220 professores que responderam a escala de Maslach Burnout Inventory – MBI (versão ED), o Questionário de Valores Humanos e uma Ficha Sociodemográfica. Os dados foram lançados no programa Statistical Package for Social Science e foram realizadas análises estatísticas descritivas e correlações de Pearson. Os indicadores de burnout apresentaram correlações com os valores das subfunções Normativa, Suprapessoal, Interacional e Experimentação, não ocorrendo correlações com as subfunções Realização e Existência. Os valores não apenas orientam e motivam os indivíduos, mas também auxiliam no controle dos impulsos, garantindo estabilidade e boa convivência. Com isso as relações pessoais e familiares ganham espaço na discussão do adoecimento no ambiente de trabalho, podendo auxiliar novas discussões quanto às condições de trabalho em uma perspectiva psicossocial.ISPA - Instituto Universitário2016-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.910https://doi.org/10.14417/ap.910Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 119-131Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 119-1311646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/910http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/910/pdfSouza, Sandrade Souza, Flaviane Michelly TenórioBarbosa, Silvânia da CruzLopes, Iranda Rúbia de SousaFernandes, Danielle Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:11Zoai:ojs.localhost:article/910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:18.823680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional
title Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional
spellingShingle Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional
Souza, Sandra
Síndrome de Burnout; Valores Humanos; Professores.
title_short Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional
title_full Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional
title_fullStr Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional
title_sort Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional
author Souza, Sandra
author_facet Souza, Sandra
de Souza, Flaviane Michelly Tenório
Barbosa, Silvânia da Cruz
Lopes, Iranda Rúbia de Sousa
Fernandes, Danielle Gomes
author_role author
author2 de Souza, Flaviane Michelly Tenório
Barbosa, Silvânia da Cruz
Lopes, Iranda Rúbia de Sousa
Fernandes, Danielle Gomes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sandra
de Souza, Flaviane Michelly Tenório
Barbosa, Silvânia da Cruz
Lopes, Iranda Rúbia de Sousa
Fernandes, Danielle Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnout; Valores Humanos; Professores.
topic Síndrome de Burnout; Valores Humanos; Professores.
description A síndrome de burnout é uma reação ao estresse crônico vivenciado no trabalho. Apresenta três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Valores são categorias de orientação consideradas como desejáveis, baseadas nas necessidades humanas, variando quanto a sua magnitude e seus elementos definidores. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as dimensões da síndrome de burnout e os valores humanos dos professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa – PB. Participaram 220 professores que responderam a escala de Maslach Burnout Inventory – MBI (versão ED), o Questionário de Valores Humanos e uma Ficha Sociodemográfica. Os dados foram lançados no programa Statistical Package for Social Science e foram realizadas análises estatísticas descritivas e correlações de Pearson. Os indicadores de burnout apresentaram correlações com os valores das subfunções Normativa, Suprapessoal, Interacional e Experimentação, não ocorrendo correlações com as subfunções Realização e Existência. Os valores não apenas orientam e motivam os indivíduos, mas também auxiliam no controle dos impulsos, garantindo estabilidade e boa convivência. Com isso as relações pessoais e familiares ganham espaço na discussão do adoecimento no ambiente de trabalho, podendo auxiliar novas discussões quanto às condições de trabalho em uma perspectiva psicossocial.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.910
https://doi.org/10.14417/ap.910
url https://doi.org/10.14417/ap.910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/910
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/910/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 119-131
Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 119-131
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591154335744