Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.910 |
Resumo: | A síndrome de burnout é uma reação ao estresse crônico vivenciado no trabalho. Apresenta três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Valores são categorias de orientação consideradas como desejáveis, baseadas nas necessidades humanas, variando quanto a sua magnitude e seus elementos definidores. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as dimensões da síndrome de burnout e os valores humanos dos professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa – PB. Participaram 220 professores que responderam a escala de Maslach Burnout Inventory – MBI (versão ED), o Questionário de Valores Humanos e uma Ficha Sociodemográfica. Os dados foram lançados no programa Statistical Package for Social Science e foram realizadas análises estatísticas descritivas e correlações de Pearson. Os indicadores de burnout apresentaram correlações com os valores das subfunções Normativa, Suprapessoal, Interacional e Experimentação, não ocorrendo correlações com as subfunções Realização e Existência. Os valores não apenas orientam e motivam os indivíduos, mas também auxiliam no controle dos impulsos, garantindo estabilidade e boa convivência. Com isso as relações pessoais e familiares ganham espaço na discussão do adoecimento no ambiente de trabalho, podendo auxiliar novas discussões quanto às condições de trabalho em uma perspectiva psicossocial. |
id |
RCAP_ef0355c0e3c005ba4bc38fb6c709fc68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/910 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacionalSíndrome de Burnout; Valores Humanos; Professores.A síndrome de burnout é uma reação ao estresse crônico vivenciado no trabalho. Apresenta três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Valores são categorias de orientação consideradas como desejáveis, baseadas nas necessidades humanas, variando quanto a sua magnitude e seus elementos definidores. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as dimensões da síndrome de burnout e os valores humanos dos professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa – PB. Participaram 220 professores que responderam a escala de Maslach Burnout Inventory – MBI (versão ED), o Questionário de Valores Humanos e uma Ficha Sociodemográfica. Os dados foram lançados no programa Statistical Package for Social Science e foram realizadas análises estatísticas descritivas e correlações de Pearson. Os indicadores de burnout apresentaram correlações com os valores das subfunções Normativa, Suprapessoal, Interacional e Experimentação, não ocorrendo correlações com as subfunções Realização e Existência. Os valores não apenas orientam e motivam os indivíduos, mas também auxiliam no controle dos impulsos, garantindo estabilidade e boa convivência. Com isso as relações pessoais e familiares ganham espaço na discussão do adoecimento no ambiente de trabalho, podendo auxiliar novas discussões quanto às condições de trabalho em uma perspectiva psicossocial.ISPA - Instituto Universitário2016-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.910https://doi.org/10.14417/ap.910Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 119-131Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 119-1311646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/910http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/910/pdfSouza, Sandrade Souza, Flaviane Michelly TenórioBarbosa, Silvânia da CruzLopes, Iranda Rúbia de SousaFernandes, Danielle Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:11Zoai:ojs.localhost:article/910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:18.823680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional |
title |
Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional |
spellingShingle |
Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional Souza, Sandra Síndrome de Burnout; Valores Humanos; Professores. |
title_short |
Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional |
title_full |
Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional |
title_fullStr |
Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional |
title_full_unstemmed |
Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional |
title_sort |
Síndrome de Burnout e Valores Humanos em Professores da Rede Pública Estadual da Cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional |
author |
Souza, Sandra |
author_facet |
Souza, Sandra de Souza, Flaviane Michelly Tenório Barbosa, Silvânia da Cruz Lopes, Iranda Rúbia de Sousa Fernandes, Danielle Gomes |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Flaviane Michelly Tenório Barbosa, Silvânia da Cruz Lopes, Iranda Rúbia de Sousa Fernandes, Danielle Gomes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sandra de Souza, Flaviane Michelly Tenório Barbosa, Silvânia da Cruz Lopes, Iranda Rúbia de Sousa Fernandes, Danielle Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout; Valores Humanos; Professores. |
topic |
Síndrome de Burnout; Valores Humanos; Professores. |
description |
A síndrome de burnout é uma reação ao estresse crônico vivenciado no trabalho. Apresenta três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Valores são categorias de orientação consideradas como desejáveis, baseadas nas necessidades humanas, variando quanto a sua magnitude e seus elementos definidores. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as dimensões da síndrome de burnout e os valores humanos dos professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa – PB. Participaram 220 professores que responderam a escala de Maslach Burnout Inventory – MBI (versão ED), o Questionário de Valores Humanos e uma Ficha Sociodemográfica. Os dados foram lançados no programa Statistical Package for Social Science e foram realizadas análises estatísticas descritivas e correlações de Pearson. Os indicadores de burnout apresentaram correlações com os valores das subfunções Normativa, Suprapessoal, Interacional e Experimentação, não ocorrendo correlações com as subfunções Realização e Existência. Os valores não apenas orientam e motivam os indivíduos, mas também auxiliam no controle dos impulsos, garantindo estabilidade e boa convivência. Com isso as relações pessoais e familiares ganham espaço na discussão do adoecimento no ambiente de trabalho, podendo auxiliar novas discussões quanto às condições de trabalho em uma perspectiva psicossocial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.910 https://doi.org/10.14417/ap.910 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/910 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/910/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 119-131 Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 119-131 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591154335744 |