Contributions to a Semiotics of Religion: the semiosis from sign to meaning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Paulo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Barroso, P. (2021). Contributions to a semiotics of religion: the semiosis from sign to meaning. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (41), 181-200. https://doi.org/10.31211/interacoes.n41.2021.a8
https://doi.org/10.31211/interacoes.n41.2021.a8
Resumo: Este artigo aborda teoricamente a experi?ncia religiosa in toto. Considerando a semi?tica aplicada ? religi?o, prop?em-se contribui??es para compreender e reconhecer a relev?ncia desta disciplina. Tal abordagem da semi?tica da religi?o justifica o objectivo do artigo: compreender as estruturas de significado das experi?ncias religiosas. Essas experi?ncias s?o diversas, ?ntimas, subjectivas, mas todas t?m uma ideia do ?transcendente? como referente e s?o baseadas em estruturas de significado, express?es e representa??es do sagrado, formas, usos e interpreta??es de signos religiosos, sistemas de pensamento colectivo e ac??o simb?lica. Pretende-se sustentar que: 1) a semi?tica da religi?o ? um ramo interdisciplinar das ci?ncias sociais e humanas e uma esp?cie de semi?tica da cultura; a religi?o ? uma forma de cultura, assim como comunica??o e o significado social; 2) a religi?o ? um fen?meno semi?tico; ? sustentada por signos, representa??es, processos de significa??o e constru??o cultural do mundo, sem os quais n?o poderia haver religi?o. ? seguida uma estrat?gia conceptual e te?rica de discuss?o cr?tica das estruturas de significado em que se baseia a cultura manifesta, por meio do que dizemos ou fazemos, da maneira como nos comportamos e da atitude que temos em rela??o aos signos. / This article approaches theoretically the religious experience in toto. Considering the semiotics applied to religion, contributions to understand and recognize the relevance of this discipline are proposed. Such approach to the semiotics of religion justifies the aim of the article: to understand the meaning structures of religious experiences. These experiences are diverse, intimate, subjective, but all have an idea of the ?transcendent? as a referent and they are based on structures of meaning, expressions, and representations of the sacred, forms, uses and interpretations of religious signs, systems of collective thought and symbolic action. It is intended to advocate that: 1) the semiotics of religion is an interdisciplinary branch of social sciences and humanities and a sort of semiotics of culture; religion is a form of culture, as well communication and social meaning; 2) religion is a semiotic phenomenon; it is sustained by signs, representations, processes of signification and cultural construction of the world, without which there could be no religion. This is followed by a conceptual, theoretical strategy of critical discussion of the structures of meaning on which manifest culture is based through what we say or do, the way we behave and the attitude we have towards signs.
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