Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18870 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_ef381c4d90709fe5bc6e0c2286464f60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18870 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marcaLuxoPerceção de valorIntenção de compraNarcisismoMaterialismoPerceção de contrafaçãoLuxuryValue perceptionPurchase intentionNarcissismMaterialismCounterfeit perceptionMestrado em MarketingSuportado por uma revisão da literatura relevante, neste estudo foi desenvolvido um modelo que procura explicar antecedentes da intenção de compra de produtos de luxo. Esse modelo envolve um conjunto de dimensões do valor de uma marca de luxo na perspetiva do consumidor (valor de qualidade, valor conspícuo, valor de singularidade, valor hedónico e valor do "próprio" ampliado), identifica traços de personalidade (valor narcisista e valor materialista) e ainda a perceção de contrafação aliada à marca de luxo (perceção de contrafação). Através de uma regressão linear múltipla conclui-se que o valor hedónico e o valor do "próprio" ampliado têm impacto estatisticamente significativo na intenção de compra de uma marca de luxo. Os resultados revelam que o prazer associado a bens de luxo e o facto de o consumidor sentir que a marca é "parte de si" constituem as dimensões principais para explicar a intenção de compra de produtos de luxo originais.Supported by a review of the relevant literature, this study develops a model that seeks to explain antecedents of the purchase intention of luxury products. This model involves a set of dimensions of a luxury brand from the consumer's perspective (quality value, conspicuous value, uniqueness value, hedonic value and extended-self value), identifies personality traits (narcissistic value and materialistic value) and the perception of counterfeiting allied to the luxury brand (counterfeit perception). Using a multiple linear regression it concludes that the hedonic value and the extended-self value have a statistically significant impact on the purchase intention of a luxury brand. The results show that the pleasure associated with luxury goods, and the fact that consumers feel that the brand is "part of themselves", are the main dimensions to explain the purchase intention of original luxury products.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSantos, José MagalhãesRepositório da Universidade de LisboaCastanheira, João de Roure Roquette2019-11-27T10:26:22Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18870porCastanheira, João de Roure Roquette (2019). "Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:51.200607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca |
title |
Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca |
spellingShingle |
Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca Castanheira, João de Roure Roquette Luxo Perceção de valor Intenção de compra Narcisismo Materialismo Perceção de contrafação Luxury Value perception Purchase intention Narcissism Materialism Counterfeit perception |
title_short |
Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca |
title_full |
Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca |
title_fullStr |
Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca |
title_full_unstemmed |
Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca |
title_sort |
Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca |
author |
Castanheira, João de Roure Roquette |
author_facet |
Castanheira, João de Roure Roquette |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Maria Margarida Santos, José Magalhães Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castanheira, João de Roure Roquette |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luxo Perceção de valor Intenção de compra Narcisismo Materialismo Perceção de contrafação Luxury Value perception Purchase intention Narcissism Materialism Counterfeit perception |
topic |
Luxo Perceção de valor Intenção de compra Narcisismo Materialismo Perceção de contrafação Luxury Value perception Purchase intention Narcissism Materialism Counterfeit perception |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27T10:26:22Z 2019-10 2019-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18870 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Castanheira, João de Roure Roquette (2019). "Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131130184597504 |