O consumo de conteúdos digitais em vídeo por parte das crianças: a perspetiva dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rita Catarina Lopes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/12673
Resumo: O aumento exponencial no consumo de conteúdos digitais em vídeo por parte das crianças, em plataformas como o YouTube e TikTok, gerou preocupações quanto às atitudes dos pais em relação a esses conteúdos. Esta dissertação de mestrado explora as atitudes parentais em relação a conteúdos digitais em vídeo, investigando como essas atitudes afetam a autorização dos pais para que os seus filhos acedam a tais conteúdos, bem como a sua disposição em recomendá-los a outros e intenção de comprar produtos promovidos nesses vídeos. A pesquisa concentrou-se em pais de crianças com idades entre 3 e 12 anos, residentes em Portugal. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, tendo como instrumento de pesquisa o inquérito por questionário. Os resultados revelaram que os pais tendem a adotar uma posição neutra em relação à influência positiva e negativa dos conteúdos consumidos pelos seus filhos e têm a mesma a posição em relação à concordância sobre o visionamento destes conteúdos. Porém, a intenção de recomendar esses conteúdos a outros e de adquirir produtos mencionados nos vídeos é negativa. Os resultados deste estudo contribuem para um entendimento mais profundo da dinâmica entre pais, crianças e conteúdos digitais, num contexto em que a geração Alfa cresce em um mundo cada vez mais digital. Esse conhecimento é fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos conteúdos disponíveis para crianças, bem como para promover uma compreensão mais sólida das complexas interações entre pais e tecnologia na criação de filhos.
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