Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/73894 |
Resumo: | Na atualidade, é inquestionável o papel da linguagem oral para a aprendizagem da leitura e para a competência comunicativa. No entanto, a promoção da competência comunicativa oral não tem recebido, por parte da investigação, a mesma atenção do que a leitura. Este estudo descreve, de forma sucinta, um programa de promoção do desenvolvimento da competência comunicativa oral (CCO) – Comunicação e expressão oral: falar, ouvir e ler no ensino básico –, destinado ao 7º ano de escolaridade, e apresenta os resultados do estudo empírico que analisou o impacto da sua aplicação durante um ano letivo, em duas escolas públicas do Norte de Portugal. Foi utilizado um design quase-experimental, envolvendo uma amostra de 122 participantes. Para a avaliação dos efeitos do programa, foi utilizada a Grelha de Registo, observação e avaliação da competência comunicativa oral (GROACCO), que avalia as habilidades verbais, paraverbais e não verbais que compõem a CCO, com base em uma escala Likert de 5 pontos (de 1 = Fraco a 5 = Excelente). Os resultados das análises estatísticas (MANCOVA e ANCOVA) mostram que o grupo experimental apresenta ganhos significativamente superiores aos do grupo de controlo, quer nos três domínios que integram a CCO, quer no score total. |
id |
RCAP_ef9c0b3f6072537c7b333fc7f1d02d15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73894 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oralSpeaking, listening, and reading: a program for the development of oral languageHablar, escuchar y leer: un programa para desarrollar el lenguajeLeituraCompreensão da leituraCompetência comunicativa oralLinguagem oralReadingReading comprehensionOral communicative competenceOral languageLecturaComprensión lectoraCompetencia comunicativa oralLenguaje oralCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeNa atualidade, é inquestionável o papel da linguagem oral para a aprendizagem da leitura e para a competência comunicativa. No entanto, a promoção da competência comunicativa oral não tem recebido, por parte da investigação, a mesma atenção do que a leitura. Este estudo descreve, de forma sucinta, um programa de promoção do desenvolvimento da competência comunicativa oral (CCO) – Comunicação e expressão oral: falar, ouvir e ler no ensino básico –, destinado ao 7º ano de escolaridade, e apresenta os resultados do estudo empírico que analisou o impacto da sua aplicação durante um ano letivo, em duas escolas públicas do Norte de Portugal. Foi utilizado um design quase-experimental, envolvendo uma amostra de 122 participantes. Para a avaliação dos efeitos do programa, foi utilizada a Grelha de Registo, observação e avaliação da competência comunicativa oral (GROACCO), que avalia as habilidades verbais, paraverbais e não verbais que compõem a CCO, com base em uma escala Likert de 5 pontos (de 1 = Fraco a 5 = Excelente). Os resultados das análises estatísticas (MANCOVA e ANCOVA) mostram que o grupo experimental apresenta ganhos significativamente superiores aos do grupo de controlo, quer nos três domínios que integram a CCO, quer no score total.Currently, the role of the oral language for the development of reading and communicative competence is unquestionable. However, the promotion of the oral communication competence has not been obtaining the same attention from investigation as reading. This study concisely describes a programme to promote the development of the oral communicative competence (CCO) – Communication and oral expression: speaking, listening, and reading in middle school – aimed for the 7th grade, and presents the results of the empirical study which analysed the impact of its implementation throughout one schoolyear in two public schools of Northern Portugal. The design used was quasi-experimental, involving a sample of 122 participants. The effects of the programme were assessed using GOAOCC – Grid for observation and assessment of the oral communicative competence, which assesses the verbal, paraverbal and non-verbal skills comprised in CCO, based on a Likert scale of 5 points (from 1=poor to 5=excellent). The results of the statistical analysis (MANCOVA and ANCOVA) show that the experimental group presents considerable high gains compared with those in the control group, not only on the three areas that are part of the CCO, but also on the total score.En la actualidad, es incuestionable el papel del lenguaje oral para aprender a leer y para la competencia comunicativa. Sin embargo, la promoción de la competencia comunicativa oral (CCO) no ha recibido, en la investigación, la misma atención de la lectura. Este estudio describe sucintamente un programa para promover el desarrollo de la CCO – Comunicación y expresión oral: hablar, escuchar y leer en la educación básica – destinado a estudiantes de séptimo grado, y presenta los resultados del estudio empírico realizado para analizar el impacto de su aplicación durante un año académico. El programa fue implementado en una lógica de infusión curricular por maestros de Portugués en dos escuelas públicas del norte de Portugal. Se utilizó un diseño casi experimental, con un grupo experimental y un grupo de control, y una muestra de 122 participantes, evaluados en cuatro momentos. Para evaluar los efectos del programa, se utilizó la GROACCO, una escala Likert de 5 puntos (1=pobre a 5=excelente), desarrollada para registrar, observar y evaluar la CCO en 3 dominios: verbal, paraverbal y no verbal. Los resultados estadísticos (MANCOVA y ANCOVA) muestran cambios significativos en el grupo experimental en los tres dominios de la CCO y en el score globalEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através de bolsa atribuída a 1ª autora [SFRH/ BD/116722/2016] pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através de bolsa atribuída a 1ª autora [SFRH/ BD/116722/2016] pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Editora Universitária da PUCRSUniversidade do MinhoMonteiro, Carla Cristina FernandesViana, Fernanda Leopoldina2021-042021-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73894porMonteiro, C. C. F., & Viana, F. L. (2021). Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral. Letrônica, 14(2), 1-16. doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.385001984-430110.15448/1984-4301.2021.2.38500https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/38500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:39.345809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral Speaking, listening, and reading: a program for the development of oral language Hablar, escuchar y leer: un programa para desarrollar el lenguaje |
title |
Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral |
spellingShingle |
Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral Monteiro, Carla Cristina Fernandes Leitura Compreensão da leitura Competência comunicativa oral Linguagem oral Reading Reading comprehension Oral communicative competence Oral language Lectura Comprensión lectora Competencia comunicativa oral Lenguaje oral Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral |
title_full |
Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral |
title_fullStr |
Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral |
title_full_unstemmed |
Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral |
title_sort |
Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral |
author |
Monteiro, Carla Cristina Fernandes |
author_facet |
Monteiro, Carla Cristina Fernandes Viana, Fernanda Leopoldina |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Fernanda Leopoldina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Carla Cristina Fernandes Viana, Fernanda Leopoldina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Compreensão da leitura Competência comunicativa oral Linguagem oral Reading Reading comprehension Oral communicative competence Oral language Lectura Comprensión lectora Competencia comunicativa oral Lenguaje oral Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Leitura Compreensão da leitura Competência comunicativa oral Linguagem oral Reading Reading comprehension Oral communicative competence Oral language Lectura Comprensión lectora Competencia comunicativa oral Lenguaje oral Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Na atualidade, é inquestionável o papel da linguagem oral para a aprendizagem da leitura e para a competência comunicativa. No entanto, a promoção da competência comunicativa oral não tem recebido, por parte da investigação, a mesma atenção do que a leitura. Este estudo descreve, de forma sucinta, um programa de promoção do desenvolvimento da competência comunicativa oral (CCO) – Comunicação e expressão oral: falar, ouvir e ler no ensino básico –, destinado ao 7º ano de escolaridade, e apresenta os resultados do estudo empírico que analisou o impacto da sua aplicação durante um ano letivo, em duas escolas públicas do Norte de Portugal. Foi utilizado um design quase-experimental, envolvendo uma amostra de 122 participantes. Para a avaliação dos efeitos do programa, foi utilizada a Grelha de Registo, observação e avaliação da competência comunicativa oral (GROACCO), que avalia as habilidades verbais, paraverbais e não verbais que compõem a CCO, com base em uma escala Likert de 5 pontos (de 1 = Fraco a 5 = Excelente). Os resultados das análises estatísticas (MANCOVA e ANCOVA) mostram que o grupo experimental apresenta ganhos significativamente superiores aos do grupo de controlo, quer nos três domínios que integram a CCO, quer no score total. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04 2021-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/73894 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/73894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Monteiro, C. C. F., & Viana, F. L. (2021). Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral. Letrônica, 14(2), 1-16. doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38500 1984-4301 10.15448/1984-4301.2021.2.38500 https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/38500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária da PUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária da PUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132589213089792 |