Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pacios, Ana Reyes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508
Resumo: Este estudo pretende analisar quais os social media mais utilizados pelas bibliotecas académicas e, em particular, verificar se existe um projeto para a web social nestas organizações e se está concertado com a estratégia de comunicação implementada. O universo alvo deste estudo foi as bibliotecas de Ensino Superior que integram a Rede do Instituto Nacional de Estatística (INE). A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados consistiu, por um lado, na observação das páginas dos diferentes social media, nas quais as bibliotecas académicas se encontram representadas e, por outro lado, na aplicação de um questionário aos profissionais de informação que se encontram a implementar um projeto direcionado para a web social. Os resultados obtidos permitiram concluir que apesar de serem poucas as bibliotecas académicas que apresentam um projeto deste âmbito, colocam em  prática procedimentos exemplares.
id RCAP_ef9f5715a95f838c83c502aa6c0200f3
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketingArtigosEste estudo pretende analisar quais os social media mais utilizados pelas bibliotecas académicas e, em particular, verificar se existe um projeto para a web social nestas organizações e se está concertado com a estratégia de comunicação implementada. O universo alvo deste estudo foi as bibliotecas de Ensino Superior que integram a Rede do Instituto Nacional de Estatística (INE). A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados consistiu, por um lado, na observação das páginas dos diferentes social media, nas quais as bibliotecas académicas se encontram representadas e, por outro lado, na aplicação de um questionário aos profissionais de informação que se encontram a implementar um projeto direcionado para a web social. Os resultados obtidos permitiram concluir que apesar de serem poucas as bibliotecas académicas que apresentam um projeto deste âmbito, colocam em  prática procedimentos exemplares.BAD2016-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508por1645-28950007-9421Salgado, MariaPacios, Ana Reyesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:11:04Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:36.948800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing
title Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing
spellingShingle Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing
Salgado, Maria
Artigos
title_short Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing
title_full Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing
title_fullStr Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing
title_full_unstemmed Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing
title_sort Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing
author Salgado, Maria
author_facet Salgado, Maria
Pacios, Ana Reyes
author_role author
author2 Pacios, Ana Reyes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Maria
Pacios, Ana Reyes
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este estudo pretende analisar quais os social media mais utilizados pelas bibliotecas académicas e, em particular, verificar se existe um projeto para a web social nestas organizações e se está concertado com a estratégia de comunicação implementada. O universo alvo deste estudo foi as bibliotecas de Ensino Superior que integram a Rede do Instituto Nacional de Estatística (INE). A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados consistiu, por um lado, na observação das páginas dos diferentes social media, nas quais as bibliotecas académicas se encontram representadas e, por outro lado, na aplicação de um questionário aos profissionais de informação que se encontram a implementar um projeto direcionado para a web social. Os resultados obtidos permitiram concluir que apesar de serem poucas as bibliotecas académicas que apresentam um projeto deste âmbito, colocam em  prática procedimentos exemplares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508
url https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2895
0007-9421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BAD
publisher.none.fl_str_mv BAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130370716729344