Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508 |
Resumo: | Este estudo pretende analisar quais os social media mais utilizados pelas bibliotecas académicas e, em particular, verificar se existe um projeto para a web social nestas organizações e se está concertado com a estratégia de comunicação implementada. O universo alvo deste estudo foi as bibliotecas de Ensino Superior que integram a Rede do Instituto Nacional de Estatística (INE). A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados consistiu, por um lado, na observação das páginas dos diferentes social media, nas quais as bibliotecas académicas se encontram representadas e, por outro lado, na aplicação de um questionário aos profissionais de informação que se encontram a implementar um projeto direcionado para a web social. Os resultados obtidos permitiram concluir que apesar de serem poucas as bibliotecas académicas que apresentam um projeto deste âmbito, colocam em prática procedimentos exemplares. |
id |
RCAP_ef9f5715a95f838c83c502aa6c0200f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketingArtigosEste estudo pretende analisar quais os social media mais utilizados pelas bibliotecas académicas e, em particular, verificar se existe um projeto para a web social nestas organizações e se está concertado com a estratégia de comunicação implementada. O universo alvo deste estudo foi as bibliotecas de Ensino Superior que integram a Rede do Instituto Nacional de Estatística (INE). A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados consistiu, por um lado, na observação das páginas dos diferentes social media, nas quais as bibliotecas académicas se encontram representadas e, por outro lado, na aplicação de um questionário aos profissionais de informação que se encontram a implementar um projeto direcionado para a web social. Os resultados obtidos permitiram concluir que apesar de serem poucas as bibliotecas académicas que apresentam um projeto deste âmbito, colocam em prática procedimentos exemplares.BAD2016-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508por1645-28950007-9421Salgado, MariaPacios, Ana Reyesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:11:04Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:36.948800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing |
title |
Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing |
spellingShingle |
Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing Salgado, Maria Artigos |
title_short |
Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing |
title_full |
Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing |
title_fullStr |
Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing |
title_sort |
Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing |
author |
Salgado, Maria |
author_facet |
Salgado, Maria Pacios, Ana Reyes |
author_role |
author |
author2 |
Pacios, Ana Reyes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Maria Pacios, Ana Reyes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este estudo pretende analisar quais os social media mais utilizados pelas bibliotecas académicas e, em particular, verificar se existe um projeto para a web social nestas organizações e se está concertado com a estratégia de comunicação implementada. O universo alvo deste estudo foi as bibliotecas de Ensino Superior que integram a Rede do Instituto Nacional de Estatística (INE). A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados consistiu, por um lado, na observação das páginas dos diferentes social media, nas quais as bibliotecas académicas se encontram representadas e, por outro lado, na aplicação de um questionário aos profissionais de informação que se encontram a implementar um projeto direcionado para a web social. Os resultados obtidos permitiram concluir que apesar de serem poucas as bibliotecas académicas que apresentam um projeto deste âmbito, colocam em prática procedimentos exemplares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508 |
url |
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-2895 0007-9421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BAD |
publisher.none.fl_str_mv |
BAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130370716729344 |