A construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Inês Franco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28098
Resumo: O presente Relatório Final pretende apresentar o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1º. CEB em contexto de estágio curricular no jardim-de-infância, com crianças de 3, 4 e 5 anos perfazendo um total de 10 crianças que participaram no estudo e no 1.º CEB com uma turma de 1º ano que contou com a participação de 23 crianças. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de intervenção-investigação sobre os comportamentos menos adequados das crianças em momentos de acolhimento no tapete no caso do jardim-de-infância e comportamentos menos adequados demonstrados pelas crianças de 1.º CEB durante as atividades escolares bem como a perceção que as crianças têm sobre as regras da sala em ambos os contextos. O estudo encontra-se inserido na temática dos problemas de comportamento e passou pela implementação de estratégias de mudança comportamental de modo a alterar os comportamentos das crianças acima referidos. No final do processo, com os resultados aferidos, da observação inicial e final, podemos concluir que o contributo das estratégias de mudança comportamental utilizadas contribuíram para a mudança de comportamento das crianças nos momentos de acolhimento no tapete e durante as atividades letivas.
id RCAP_efd19b89e421feab88b0e8832532b341
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoProblemas de ComportamentoEstratégias de Mudança ComportamentalComportamentos DisruptivosRelação Professor-AlunoO presente Relatório Final pretende apresentar o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1º. CEB em contexto de estágio curricular no jardim-de-infância, com crianças de 3, 4 e 5 anos perfazendo um total de 10 crianças que participaram no estudo e no 1.º CEB com uma turma de 1º ano que contou com a participação de 23 crianças. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de intervenção-investigação sobre os comportamentos menos adequados das crianças em momentos de acolhimento no tapete no caso do jardim-de-infância e comportamentos menos adequados demonstrados pelas crianças de 1.º CEB durante as atividades escolares bem como a perceção que as crianças têm sobre as regras da sala em ambos os contextos. O estudo encontra-se inserido na temática dos problemas de comportamento e passou pela implementação de estratégias de mudança comportamental de modo a alterar os comportamentos das crianças acima referidos. No final do processo, com os resultados aferidos, da observação inicial e final, podemos concluir que o contributo das estratégias de mudança comportamental utilizadas contribuíram para a mudança de comportamento das crianças nos momentos de acolhimento no tapete e durante as atividades letivas.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumVicente, Inês Franco2019-03-20T11:36:31Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28098202180018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:39ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title A construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Vicente, Inês Franco
Problemas de Comportamento
Estratégias de Mudança Comportamental
Comportamentos Disruptivos
Relação Professor-Aluno
title_short A construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full A construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Vicente, Inês Franco
author_facet Vicente, Inês Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Inês Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de Comportamento
Estratégias de Mudança Comportamental
Comportamentos Disruptivos
Relação Professor-Aluno
topic Problemas de Comportamento
Estratégias de Mudança Comportamental
Comportamentos Disruptivos
Relação Professor-Aluno
description O presente Relatório Final pretende apresentar o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1º. CEB em contexto de estágio curricular no jardim-de-infância, com crianças de 3, 4 e 5 anos perfazendo um total de 10 crianças que participaram no estudo e no 1.º CEB com uma turma de 1º ano que contou com a participação de 23 crianças. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de intervenção-investigação sobre os comportamentos menos adequados das crianças em momentos de acolhimento no tapete no caso do jardim-de-infância e comportamentos menos adequados demonstrados pelas crianças de 1.º CEB durante as atividades escolares bem como a perceção que as crianças têm sobre as regras da sala em ambos os contextos. O estudo encontra-se inserido na temática dos problemas de comportamento e passou pela implementação de estratégias de mudança comportamental de modo a alterar os comportamentos das crianças acima referidos. No final do processo, com os resultados aferidos, da observação inicial e final, podemos concluir que o contributo das estratégias de mudança comportamental utilizadas contribuíram para a mudança de comportamento das crianças nos momentos de acolhimento no tapete e durante as atividades letivas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
2019-03-20T11:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28098
202180018
url http://hdl.handle.net/10400.26/28098
identifier_str_mv 202180018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301281943060480