Formação online de docentes-orientadores na graduação em medicina em um centro universitário brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47196 |
Resumo: | Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_efff6595ce42f633dd5a8387a79cfc4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47196 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação online de docentes-orientadores na graduação em medicina em um centro universitário brasileiroEnsino superiorEducação à distânciaProfessores - FormaçãoEducação médicaTrabalhos de projeto de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este projeto, de natureza qualitativa e baseado no desenho metodológico do Design Based Research, tem o intuito de propor uma formação na modalidade online para docentes-orientadores que atuam no Programa de Orientação ao Estudante de Medicina (PROEMed) em uma universidade particular localizada no interior paulista. Trata-se de um curso de medicina recém-inaugurado (final de 2018), que ocorre em modalidade presencial, apresenta um currículo orientado por competência e iniciou o desenvolvimento do PROEMed no final de 2019 para a orientação dos estudantes de medicina durante os seis anos da graduação. Os processos de ensino-aprendizagem do curso de medicina são baseados nas teorias sociointeracionistas, abordagem construtivista da aprendizagem, na metodologia científica, aprendizagem significativa, integração teoria-prática e na dialogia. As atividades formativas se desenvolvem a partir das necessidades de aprendizagem dos estudantes e por meio de uma combinação de ações educacionais pautadas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Para propor uma formação de docentes-orientadores neste contexto, buscamos referenciais que articulassem o ensino superior, a formação de docentes, a educação a distância, o ensino-aprendizagem com tecnologias, a aprendizagem online e o papel do professor em suas diferentes dimensões. Também nos atentamos às estruturas de cursos online e alguns processos que se mostraram relevantes para a formação de professores. A organização do projeto se desenvolveu em 3 fases: a fase 1 ou diagnóstica, envolveu a recolha de dados sobre as diretrizes curriculares nacionais que orientam os cursos de medicina no Brasil e também o levantamento do projeto pedagógico do curso de medicina investigado para compreensão detalhada do contexto da investigação; a fase 2, nomeada como princípios orientadores, consistiu na redução do projeto pedagógico em um novo corpus de análise contendo apenas materiais que apresentassem íntima ligação com o PROEMed, material esse que foi analisado por meio da análise de conteúdo proposta por Creswell (2007) a fim de possibilitar o levantamento dos princípios orientadores para a elaboração da proposta formativa dos docentes; A fase 3 “Proposta formativa” consistiu no desenho de uma formação para os docentes-orientadores articulando os elementos fundamentais obtidos das análises ocorridas nas fases 1 e 2, que foram organizadas segundo um framework proposto por Costa et al. (2015) para a elaboração de cursos MOOC. Os resultados obtidos indicam a possibilidade da realização de uma formação online para docentes-orientadores utilizando como meio as tecnologias de informação e comunicação à luz dos princípios orientadores que o projeto pedagógico do curso de medicina investigado utiliza.This project, of qualitative nature and based on the methodological design of Design Based Research, has the intention to propose online training to supervisors that work at the Orientation Program of Medicine Students (PROEMed) at a private university in the countryside of São Paulo. It is a recently started medicine course (in the end of 2018), that is delivered in person, offers a curriculum oriented by competence, and started in the end of 2019 the development of PROEMed for the medical students guidance during the six years of graduation. The teaching-learning processes of the medical course are based on social interactionist theories, constructivist approach of learning, scientific methodology, significant learning, integration of theory and practice, and dialogism. The formative activities are developed from the students’ learning needs and through a combination of educational actions based on active teaching-learning methodologies. In order to propose a training for supervisors in this context, we sought references that connected higher education, training of professors, distance education, teaching-learning through technologies, online learning and the professor’s multiple roles in its complexity. We also focused on online courses’ structures and some processes that proved to be more relevant for training teachers. The project was organized and developed in three stages: Stage 1, or diagnose, involved the collection of data on national curriculum guidelines for medical courses in Brazil, and also a pedagogical project survey of the medicine course analysed for detailed understanding of the study context; Stage 2, named “guiding principle”, consisted of a reduction of the pedagogic project into a new analysis corpus including only materials deeply aligned with PROEMed that was analysed through the content analysis proposed by Creswell (2007) in order to enable the survey of the guiding principles for the elaboration of the teachers’ formative proposal; Stage 3, “Formative Proposal”, consisted of designing a training for supervisors by structuring the fundamental elements obtained from the analyses made in stages 1 and 2 that were organized according to a framework proposed by Costa et.al (2015) for the MOOC courses elaboration. The results obtained indicated a possibility for an online training of supervisors with the use of information technologies and communication in the light of the guiding principles used by the analysed medicine course’s pedagogical project.Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-Repositório da Universidade de LisboaLara, Ellys Marina de Oliveira2021-04-01T09:22:15Z20212020-12-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47196TID:202970272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:16.728679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação online de docentes-orientadores na graduação em medicina em um centro universitário brasileiro |
title |
Formação online de docentes-orientadores na graduação em medicina em um centro universitário brasileiro |
spellingShingle |
Formação online de docentes-orientadores na graduação em medicina em um centro universitário brasileiro Lara, Ellys Marina de Oliveira Ensino superior Educação à distância Professores - Formação Educação médica Trabalhos de projeto de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Formação online de docentes-orientadores na graduação em medicina em um centro universitário brasileiro |
title_full |
Formação online de docentes-orientadores na graduação em medicina em um centro universitário brasileiro |
title_fullStr |
Formação online de docentes-orientadores na graduação em medicina em um centro universitário brasileiro |
title_full_unstemmed |
Formação online de docentes-orientadores na graduação em medicina em um centro universitário brasileiro |
title_sort |
Formação online de docentes-orientadores na graduação em medicina em um centro universitário brasileiro |
author |
Lara, Ellys Marina de Oliveira |
author_facet |
Lara, Ellys Marina de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Joana Andreia Domingues, 1983- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Ellys Marina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Educação à distância Professores - Formação Educação médica Trabalhos de projeto de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino superior Educação à distância Professores - Formação Educação médica Trabalhos de projeto de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 2021-04-01T09:22:15Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47196 TID:202970272 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47196 |
identifier_str_mv |
TID:202970272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134538304061440 |