Modelo de ensino a distância baseado em eLearning para o CEDES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canês, Cristina Novo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4897
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação estão a protagonizar a mudança de uma Sociedade Industrial para uma Sociedade da Informação edo Conhecimento, tornando-se o factor catalisador aos níveis social, cultural, económico e mesmo político. Num tempo em que a informação circula a velocidades vertiginosas e em que os suportes de difusão são variados e dealgum modo mostram forte influência na forma como as pessoas seapropriam do saber e como o transformam em conhecimento, aprender nesta nova sociedade ganha novas dimensões e exige dos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem uma mudança de atitude, metodologias eestratégias.Também ao nível dos modelos de aprendizagem são exigidasreflexões que a pouco e pouco vão fazendo emergir modelos menos hierarquizados, marcados por estratégias de trabalho colaborativo e queprocuram respeitar as actuais exigências do mundo globalizado. O eLearning constituiu-se deste modo e cada vez mais, como uma alternativae/ou um complemento forte e credível aos modelos de ensino presencial, encaixandocom perfeição nos requisitos impostos pela nova Sociedade,nomeadamente no que toca à mobilidade das pessoas, à necessidade de flexibilização da formação inicial e ao longo da vida e à inovação, que reclama trabalho em equipa e reflexivo num quadro em que o paradigma da educação é redefinindo e a forma de aprender e de ensinar juntam as características da Educação a Distância, as da Comunicação e Interacção com recurso à rede. No quadro acima exposto desenvolvemos este estudo revisitando o percurso do CEDES (Centro de Ensino a Distância da ESE de Santarém) de forma apossibilitar a formulação de um modeloestratégico de desenvolvimento para o centro e sua ligação à comunidade institucional e regional que pretendemos discutir no interior dainstituição. Para alcançar estes objectivos enquadrámosteoricamente conceitos relacionados com os fundamentos do Ensino aDistância, organização e gestão institucional tendo como base o desenvolvimento estratégico. Reconhecer algumas das características dos modelos de eLearning suportados pelas TIC (Tecnologias de Informação eComunicação) e da aprendizagem colaborativa fez com que sentíssemos anecessidade de procurar conhecer algumas das instituições que considerámos como boas referências a trabalhar com o nosso público alvo, os professores em formação contínua. Partindo de uma metodologia de estudo de caso e recorrendo a um corpuscomposto por entrevistas e análise documentalchegámos à proposta de um modelo de gestão e de aprendizagem para o CEDES. Assente nas premissas de que o eLearning poderá ser uma alternativa, complemento ou suplemento forte e credível no projecto institucional da ESES se os orgãos de gestão apostarem e apoiarem o seu desenvolvimento e se a instituição se (re)organizar, discutir e reflectir o modelo proposto por forma a aprofundar assuas competências no que toca a metodologias de trabalho colaborativo e aaprendizagem em autonomia, procurando ao mesmo tempo uma ligação efectiva ao contexto profissional dos professores e às comunidades escolares, encerrámos o ciclo deste trabalho deixando claro que o CEDES éjá uma estrutura reconhecida e que pode sem grandes encargos adicionais vira impor-se como um pólo de desenvolvimento e uma marca de diferenciaçãopara a instituição.
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Num tempo em que a informação circula a velocidades vertiginosas e em que os suportes de difusão são variados e dealgum modo mostram forte influência na forma como as pessoas seapropriam do saber e como o transformam em conhecimento, aprender nesta nova sociedade ganha novas dimensões e exige dos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem uma mudança de atitude, metodologias eestratégias.Também ao nível dos modelos de aprendizagem são exigidasreflexões que a pouco e pouco vão fazendo emergir modelos menos hierarquizados, marcados por estratégias de trabalho colaborativo e queprocuram respeitar as actuais exigências do mundo globalizado. O eLearning constituiu-se deste modo e cada vez mais, como uma alternativae/ou um complemento forte e credível aos modelos de ensino presencial, encaixandocom perfeição nos requisitos impostos pela nova Sociedade,nomeadamente no que toca à mobilidade das pessoas, à necessidade de flexibilização da formação inicial e ao longo da vida e à inovação, que reclama trabalho em equipa e reflexivo num quadro em que o paradigma da educação é redefinindo e a forma de aprender e de ensinar juntam as características da Educação a Distância, as da Comunicação e Interacção com recurso à rede. No quadro acima exposto desenvolvemos este estudo revisitando o percurso do CEDES (Centro de Ensino a Distância da ESE de Santarém) de forma apossibilitar a formulação de um modeloestratégico de desenvolvimento para o centro e sua ligação à comunidade institucional e regional que pretendemos discutir no interior dainstituição. Para alcançar estes objectivos enquadrámosteoricamente conceitos relacionados com os fundamentos do Ensino aDistância, organização e gestão institucional tendo como base o desenvolvimento estratégico. Reconhecer algumas das características dos modelos de eLearning suportados pelas TIC (Tecnologias de Informação eComunicação) e da aprendizagem colaborativa fez com que sentíssemos anecessidade de procurar conhecer algumas das instituições que considerámos como boas referências a trabalhar com o nosso público alvo, os professores em formação contínua. Partindo de uma metodologia de estudo de caso e recorrendo a um corpuscomposto por entrevistas e análise documentalchegámos à proposta de um modelo de gestão e de aprendizagem para o CEDES. Assente nas premissas de que o eLearning poderá ser uma alternativa, complemento ou suplemento forte e credível no projecto institucional da ESES se os orgãos de gestão apostarem e apoiarem o seu desenvolvimento e se a instituição se (re)organizar, discutir e reflectir o modelo proposto por forma a aprofundar assuas competências no que toca a metodologias de trabalho colaborativo e aaprendizagem em autonomia, procurando ao mesmo tempo uma ligação efectiva ao contexto profissional dos professores e às comunidades escolares, encerrámos o ciclo deste trabalho deixando claro que o CEDES éjá uma estrutura reconhecida e que pode sem grandes encargos adicionais vira impor-se como um pólo de desenvolvimento e uma marca de diferenciaçãopara a instituição.The Information and Communication Technologies are being the main actorsin the turning point of an Industrial Society to an Information and Knowledge Society and became the catalysing factor in several levels such as the social,the cultural, the economical and even the political one. In a time where theinformation runs in a vertiginous speed and the diffusion devices are assorted,inducing people to assimilate instruction and turn it into knowledge, learningtakes a new dimension and demands from all the intervenient in the learning-apprenticeship process, a changing of attitudes, methodologies and strategies. Other reflections aredemanded also at the level of the apprenticeship modelswhich, gradually, make less hierarchzed models arise, marked by collaborativework strategies, aiming to respect the globalized world exigencies. Thus and each time more, eLearning becomes an alternative and/or a strong and trustful complement to the presential teaching models fitting in a perfectway the requirements imposed by the new society, namely concerning peoplemobility, the necessity of turning the learning process in the first years softer,and the innovation which claims reflexive and team work. All this in a scenariowhere the education paradigm is redefined and the way of teaching andlearning reunites the features of Remote Teaching with those of theCommunication and Interaction using the net. In the table above we will develop this study taking a view over the SSRTC(School of Higher Education of Santarém Remote Teaching Centre) activities,aiming the creation of a strategic developing model for the centre and itsconnection to the institutional and regional community which is intended to bediscussed inside the institution itself. To achieve these goals we framedconcepts related with the basis of Remote Teaching, institutional organizationand management, in a theoretical way, using for support the strategic development. Having recognized some features of eLearning models,supported by ICT (Information and Communication Technologies), and someof collaborative apprenticeship, made us feel the necessity of knowing some ofthe institutions we consider good references in what concerns working with thesubject of our study: the continuous teachers formation. Starting with a studying case methodology and appealing to a corpuscomposed by interviews and documental analysis, we got the proposal of a managing and learning model for the SSRTC. Based on the idea thateLearning will be a strong and believing alternative for SHES (School of Higher Education of Santarém) institutional project, if its administration investand support its development and if the institution gets itself reorganized, discuss and consider the proposed model, in order to get better its competences in the collaborative work and in the autonomous learning,seeking still for an effective connection to the professional teachers’ world and to the school communities, we finish this work firmly convinced that SSRTC isalready a recognised structure able to become, without significant additionalcharges, a developing pole and a distinguishable mark for the institution.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:31:53Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4897porCanês, Cristina Novoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:06:01Zoai:ria.ua.pt:10773/4897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:43.598520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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