Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10223
Resumo: A Geometria Descritiva tem vindo a ser nomeada como uma disciplina, onde os alunos têm sérias dificuldades de aprendizagem. Em função deste mesmo facto, este trabalho pretende refletir a respeito das adversidades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva A. Para isso foi necessário explorar os diferentes possíveis fatores que impedem os professores de fazer um bom ensino da disciplina, assim como as diversas possíveis causas que impedem os alunos de aprender a mesma. Tendo em conta a falta de materiais didáticos auxiliares concretos em sala de aula, este trabalho pretende, também, observar quais as vantagens do uso desses materiais e se eles têm algum impacto significativo na aprendizagem dos alunos.
id RCAP_f03686e6f1210684548984b39b864e6c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10223
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas TridimensionaisMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃOENSINO DE ARTES VISUAISGEOMETRIA DESCRITIVAENSINOAPRENDIZAGEMRECURSOS EDUCATIVOSSIMULAÇÃOEDUCATIONVISUAL ARTS TEACHINGDESCRIPTIVE GEOMETRYTEACHINGLEARNINGEDUCATIONAL RESOURCESSIMULATIONA Geometria Descritiva tem vindo a ser nomeada como uma disciplina, onde os alunos têm sérias dificuldades de aprendizagem. Em função deste mesmo facto, este trabalho pretende refletir a respeito das adversidades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva A. Para isso foi necessário explorar os diferentes possíveis fatores que impedem os professores de fazer um bom ensino da disciplina, assim como as diversas possíveis causas que impedem os alunos de aprender a mesma. Tendo em conta a falta de materiais didáticos auxiliares concretos em sala de aula, este trabalho pretende, também, observar quais as vantagens do uso desses materiais e se eles têm algum impacto significativo na aprendizagem dos alunos.Descriptive Geometry has lately been put up as a subject where students have serious learning difficulties. Having this fact in mind, this work reflects about teaching and learning Descriptive Geometry A. For that it has been necessary to explore the different possible factors that hamper the teaching of this subject as well as the possible causes that hamper the students from learning it. Taking into account the lack of auxiliary concrete didactic materials in the class rooms, this work also tries to observe the advantages of using these materials and if they have any meaningful impact on the student's ability to learn.2020-06-04T18:18:54Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10223TID:202460703porBernardes, Bruna Filipa Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:07Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:33.900357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais
title Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais
spellingShingle Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais
Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
GEOMETRIA DESCRITIVA
ENSINO
APRENDIZAGEM
RECURSOS EDUCATIVOS
SIMULAÇÃO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
DESCRIPTIVE GEOMETRY
TEACHING
LEARNING
EDUCATIONAL RESOURCES
SIMULATION
title_short Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais
title_full Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais
title_fullStr Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais
title_full_unstemmed Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais
title_sort Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais
author Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves
author_facet Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
GEOMETRIA DESCRITIVA
ENSINO
APRENDIZAGEM
RECURSOS EDUCATIVOS
SIMULAÇÃO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
DESCRIPTIVE GEOMETRY
TEACHING
LEARNING
EDUCATIONAL RESOURCES
SIMULATION
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
GEOMETRIA DESCRITIVA
ENSINO
APRENDIZAGEM
RECURSOS EDUCATIVOS
SIMULAÇÃO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
DESCRIPTIVE GEOMETRY
TEACHING
LEARNING
EDUCATIONAL RESOURCES
SIMULATION
description A Geometria Descritiva tem vindo a ser nomeada como uma disciplina, onde os alunos têm sérias dificuldades de aprendizagem. Em função deste mesmo facto, este trabalho pretende refletir a respeito das adversidades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva A. Para isso foi necessário explorar os diferentes possíveis fatores que impedem os professores de fazer um bom ensino da disciplina, assim como as diversas possíveis causas que impedem os alunos de aprender a mesma. Tendo em conta a falta de materiais didáticos auxiliares concretos em sala de aula, este trabalho pretende, também, observar quais as vantagens do uso desses materiais e se eles têm algum impacto significativo na aprendizagem dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-06-04T18:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10223
TID:202460703
url http://hdl.handle.net/10437/10223
identifier_str_mv TID:202460703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131242795368448