Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10223 |
Resumo: | A Geometria Descritiva tem vindo a ser nomeada como uma disciplina, onde os alunos têm sérias dificuldades de aprendizagem. Em função deste mesmo facto, este trabalho pretende refletir a respeito das adversidades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva A. Para isso foi necessário explorar os diferentes possíveis fatores que impedem os professores de fazer um bom ensino da disciplina, assim como as diversas possíveis causas que impedem os alunos de aprender a mesma. Tendo em conta a falta de materiais didáticos auxiliares concretos em sala de aula, este trabalho pretende, também, observar quais as vantagens do uso desses materiais e se eles têm algum impacto significativo na aprendizagem dos alunos. |
id |
RCAP_f03686e6f1210684548984b39b864e6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10223 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas TridimensionaisMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃOENSINO DE ARTES VISUAISGEOMETRIA DESCRITIVAENSINOAPRENDIZAGEMRECURSOS EDUCATIVOSSIMULAÇÃOEDUCATIONVISUAL ARTS TEACHINGDESCRIPTIVE GEOMETRYTEACHINGLEARNINGEDUCATIONAL RESOURCESSIMULATIONA Geometria Descritiva tem vindo a ser nomeada como uma disciplina, onde os alunos têm sérias dificuldades de aprendizagem. Em função deste mesmo facto, este trabalho pretende refletir a respeito das adversidades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva A. Para isso foi necessário explorar os diferentes possíveis fatores que impedem os professores de fazer um bom ensino da disciplina, assim como as diversas possíveis causas que impedem os alunos de aprender a mesma. Tendo em conta a falta de materiais didáticos auxiliares concretos em sala de aula, este trabalho pretende, também, observar quais as vantagens do uso desses materiais e se eles têm algum impacto significativo na aprendizagem dos alunos.Descriptive Geometry has lately been put up as a subject where students have serious learning difficulties. Having this fact in mind, this work reflects about teaching and learning Descriptive Geometry A. For that it has been necessary to explore the different possible factors that hamper the teaching of this subject as well as the possible causes that hamper the students from learning it. Taking into account the lack of auxiliary concrete didactic materials in the class rooms, this work also tries to observe the advantages of using these materials and if they have any meaningful impact on the student's ability to learn.2020-06-04T18:18:54Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10223TID:202460703porBernardes, Bruna Filipa Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:07Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:33.900357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais |
title |
Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais |
spellingShingle |
Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO ENSINO DE ARTES VISUAIS GEOMETRIA DESCRITIVA ENSINO APRENDIZAGEM RECURSOS EDUCATIVOS SIMULAÇÃO EDUCATION VISUAL ARTS TEACHING DESCRIPTIVE GEOMETRY TEACHING LEARNING EDUCATIONAL RESOURCES SIMULATION |
title_short |
Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais |
title_full |
Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais |
title_fullStr |
Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais |
title_full_unstemmed |
Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais |
title_sort |
Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais |
author |
Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves |
author_facet |
Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO ENSINO DE ARTES VISUAIS GEOMETRIA DESCRITIVA ENSINO APRENDIZAGEM RECURSOS EDUCATIVOS SIMULAÇÃO EDUCATION VISUAL ARTS TEACHING DESCRIPTIVE GEOMETRY TEACHING LEARNING EDUCATIONAL RESOURCES SIMULATION |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO ENSINO DE ARTES VISUAIS GEOMETRIA DESCRITIVA ENSINO APRENDIZAGEM RECURSOS EDUCATIVOS SIMULAÇÃO EDUCATION VISUAL ARTS TEACHING DESCRIPTIVE GEOMETRY TEACHING LEARNING EDUCATIONAL RESOURCES SIMULATION |
description |
A Geometria Descritiva tem vindo a ser nomeada como uma disciplina, onde os alunos têm sérias dificuldades de aprendizagem. Em função deste mesmo facto, este trabalho pretende refletir a respeito das adversidades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva A. Para isso foi necessário explorar os diferentes possíveis fatores que impedem os professores de fazer um bom ensino da disciplina, assim como as diversas possíveis causas que impedem os alunos de aprender a mesma. Tendo em conta a falta de materiais didáticos auxiliares concretos em sala de aula, este trabalho pretende, também, observar quais as vantagens do uso desses materiais e se eles têm algum impacto significativo na aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2020-06-04T18:18:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10223 TID:202460703 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10223 |
identifier_str_mv |
TID:202460703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131242795368448 |