Percepção artística, geometria e processo criativo: exploração e expressão plástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lúcia de Fátima Gomes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9628
Resumo: Este trabalho de investigação estuda uma proposta de abordagem do processo de ensino-aprendizagem das Artes Visuais, que, visando um ensino mais holístico e integrador, se consubstancia numa unidade didáctica denominada Projecto Geometriarte (des)construção, implementada na disciplina de Desenho, com o propósito disciplinar de conciliar os discursos através da prática, entre a Arte e a Geometria. Esta investigação parte, assim, de um questionamento acerca da repercussão e respectivo significado da incorporação da linguagem geométrica dentro do processo criativo e na expressão plástica dos alunos, e das formas e discursos artísticos que podem resultar deste cruzamento de linguagens. O estudo na forma de uma investigação-acção, recorre metodologicamente ao paradigma da desconstrução com o objectivo de desconstruir para construir, e à forma geométrica como mote para a construção de vocabulários visuais particulares, que se configuram na transição do objectivo para o subjectivo, do concreto para o abstracto, do real para o imaginário. No seguimento da implementação do trabalho, é estruturado um modelo de análise/leitura semiótica, para uma interpretação hermenêutica dos sistemas de significação dos trabalhos plásticos realizados pelos alunos, confirmando-se a exploração e criação de formas e discursos artísticos diferenciados e criativos. Contudo, numa análise global torna-se evidente, algo mais, uma linguagem comum, a constituição e partilha de uma idiolectologia ou fraseologia.
id RCAP_f3ddf2233e0bde44bd1c9643b2e3c2c4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção artística, geometria e processo criativo: exploração e expressão plásticaMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMEXPRESSÃO PLÁSTICAGEOMETRIASEMIÓTICAVISUAL ARTS TEACHINGTEACHING-LEARNING PROCESSARTISTIC EXPRESSIONGEOMETRYSEMIOTICSEste trabalho de investigação estuda uma proposta de abordagem do processo de ensino-aprendizagem das Artes Visuais, que, visando um ensino mais holístico e integrador, se consubstancia numa unidade didáctica denominada Projecto Geometriarte (des)construção, implementada na disciplina de Desenho, com o propósito disciplinar de conciliar os discursos através da prática, entre a Arte e a Geometria. Esta investigação parte, assim, de um questionamento acerca da repercussão e respectivo significado da incorporação da linguagem geométrica dentro do processo criativo e na expressão plástica dos alunos, e das formas e discursos artísticos que podem resultar deste cruzamento de linguagens. O estudo na forma de uma investigação-acção, recorre metodologicamente ao paradigma da desconstrução com o objectivo de desconstruir para construir, e à forma geométrica como mote para a construção de vocabulários visuais particulares, que se configuram na transição do objectivo para o subjectivo, do concreto para o abstracto, do real para o imaginário. No seguimento da implementação do trabalho, é estruturado um modelo de análise/leitura semiótica, para uma interpretação hermenêutica dos sistemas de significação dos trabalhos plásticos realizados pelos alunos, confirmando-se a exploração e criação de formas e discursos artísticos diferenciados e criativos. Contudo, numa análise global torna-se evidente, algo mais, uma linguagem comum, a constituição e partilha de uma idiolectologia ou fraseologia.This research aims at studying a proposal of approach to the teaching-learning process in the visual arts which encompasses a more holistic and integrated teaching, which consubstantiates in a didactic unit called Project Geometriarte (de)construction, implemented in the syllabus of Drawing, with the disciplinary purpose of conciliating discourses, through the practice between Art and Geometry. This research starts from a questioning about the repercussion and significance of the incorporation of geometric language into the creative process and the plastic expression of the students, and of the artistic forms and discourses that can result from crossing languages. The study in the form of a research-action, methodologically resort to the paradigm of deconstruction with the aim of deconstructing to construct, and the geometric form, as a motto for the construction of particular visual vocabularies, which are configured in the transition from the objective to the subjective, from the concrete to the abstract, from the real to the imaginary. Under the procedures of the research, a semiotic analysis/reading model is structured for a hermeneutical interpretation of the systems of signification of the plastic works carried out by the students, confirming the exploration and creation of forms and distinct artistic discourses. However in a global analysis something else becomes clear, a common language, the constitution and sharing of an idiolectology or phraseology.2019-06-25T13:43:40Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9628TID:202255875porAlmeida, Lúcia de Fátima Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:01Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:39.190543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção artística, geometria e processo criativo: exploração e expressão plástica
title Percepção artística, geometria e processo criativo: exploração e expressão plástica
spellingShingle Percepção artística, geometria e processo criativo: exploração e expressão plástica
Almeida, Lúcia de Fátima Gomes de
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EXPRESSÃO PLÁSTICA
GEOMETRIA
SEMIÓTICA
VISUAL ARTS TEACHING
TEACHING-LEARNING PROCESS
ARTISTIC EXPRESSION
GEOMETRY
SEMIOTICS
title_short Percepção artística, geometria e processo criativo: exploração e expressão plástica
title_full Percepção artística, geometria e processo criativo: exploração e expressão plástica
title_fullStr Percepção artística, geometria e processo criativo: exploração e expressão plástica
title_full_unstemmed Percepção artística, geometria e processo criativo: exploração e expressão plástica
title_sort Percepção artística, geometria e processo criativo: exploração e expressão plástica
author Almeida, Lúcia de Fátima Gomes de
author_facet Almeida, Lúcia de Fátima Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Lúcia de Fátima Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EXPRESSÃO PLÁSTICA
GEOMETRIA
SEMIÓTICA
VISUAL ARTS TEACHING
TEACHING-LEARNING PROCESS
ARTISTIC EXPRESSION
GEOMETRY
SEMIOTICS
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EXPRESSÃO PLÁSTICA
GEOMETRIA
SEMIÓTICA
VISUAL ARTS TEACHING
TEACHING-LEARNING PROCESS
ARTISTIC EXPRESSION
GEOMETRY
SEMIOTICS
description Este trabalho de investigação estuda uma proposta de abordagem do processo de ensino-aprendizagem das Artes Visuais, que, visando um ensino mais holístico e integrador, se consubstancia numa unidade didáctica denominada Projecto Geometriarte (des)construção, implementada na disciplina de Desenho, com o propósito disciplinar de conciliar os discursos através da prática, entre a Arte e a Geometria. Esta investigação parte, assim, de um questionamento acerca da repercussão e respectivo significado da incorporação da linguagem geométrica dentro do processo criativo e na expressão plástica dos alunos, e das formas e discursos artísticos que podem resultar deste cruzamento de linguagens. O estudo na forma de uma investigação-acção, recorre metodologicamente ao paradigma da desconstrução com o objectivo de desconstruir para construir, e à forma geométrica como mote para a construção de vocabulários visuais particulares, que se configuram na transição do objectivo para o subjectivo, do concreto para o abstracto, do real para o imaginário. No seguimento da implementação do trabalho, é estruturado um modelo de análise/leitura semiótica, para uma interpretação hermenêutica dos sistemas de significação dos trabalhos plásticos realizados pelos alunos, confirmando-se a exploração e criação de formas e discursos artísticos diferenciados e criativos. Contudo, numa análise global torna-se evidente, algo mais, uma linguagem comum, a constituição e partilha de uma idiolectologia ou fraseologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25T13:43:40Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9628
TID:202255875
url http://hdl.handle.net/10437/9628
identifier_str_mv TID:202255875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131233320435712