A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Manuel Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8940
Resumo: Este estudo de caso, visa essencialmente verificar o comportamento do diretor e dos coordenadores de estabelecimento e de departamento no que concerne à utilização das tecnologias de informação e da comunicação no seu dia-a-dia. A importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é, no nosso entender, fundamental para o desenvolvimento de um agrupamento de escolas. Baseando-nos na revisão da literatura, na nossa reflexão pessoal e na prática profissional, procuramos perceber as dificuldades de comunicação e de cooperação existentes. Neste sentido, o presente estudo visa abordar a importância do papel das TIC no que concerne ao apoio a uma melhor e mais eficiente coordenação entre os diversos órgãos de um agrupamento de escolas. Inicialmente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica no sentido de obter uma fundamentação esclarecedora sobre o tema em questão para, posteriormente, se proceder à elaboração do trabalho. No enquadramento teórico, começamos por fazer uma análise aos conceitos de Liderança, Comunicação e Novas Tecnologias. No desenvolvimento prático, foram estipulados os objetivos do estudo e as questões que suportaram a nossa investigação. Em termos de metodologia foi realizada uma entrevista ao diretor do agrupamento e constituídos grupos focais com os coordenadores de estabelecimento, departamento e docentes. O objetivo principal deste trabalho foi perceber a importância das Tic no trabalho de coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias.
id RCAP_f042d6f333a45471d6f6245b44664595
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8940
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de casoComunicaçãoLideranças intermédiasTecnologias da informaçãoCoordenaçãoCommunicationIntermediate leadershipInformation technologyCoordinationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo de caso, visa essencialmente verificar o comportamento do diretor e dos coordenadores de estabelecimento e de departamento no que concerne à utilização das tecnologias de informação e da comunicação no seu dia-a-dia. A importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é, no nosso entender, fundamental para o desenvolvimento de um agrupamento de escolas. Baseando-nos na revisão da literatura, na nossa reflexão pessoal e na prática profissional, procuramos perceber as dificuldades de comunicação e de cooperação existentes. Neste sentido, o presente estudo visa abordar a importância do papel das TIC no que concerne ao apoio a uma melhor e mais eficiente coordenação entre os diversos órgãos de um agrupamento de escolas. Inicialmente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica no sentido de obter uma fundamentação esclarecedora sobre o tema em questão para, posteriormente, se proceder à elaboração do trabalho. No enquadramento teórico, começamos por fazer uma análise aos conceitos de Liderança, Comunicação e Novas Tecnologias. No desenvolvimento prático, foram estipulados os objetivos do estudo e as questões que suportaram a nossa investigação. Em termos de metodologia foi realizada uma entrevista ao diretor do agrupamento e constituídos grupos focais com os coordenadores de estabelecimento, departamento e docentes. O objetivo principal deste trabalho foi perceber a importância das Tic no trabalho de coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias.This case study essentially aims to verify the Director’s, the coordinators of establishment and of department's behaviour regarding the use of information technologies and communication in their day-to-day life. The importance of using Information and Communication Technologies (ICT) is, in our view, crucial for the development of a school. Based on the literature review, on our personal reflection and professional practice, we aimed to understand the difficulties of communication and co-operation. In this way, this study aims to approach the important role of ICT in order to support a better and more efficient coordination between the various school organs. Initially, we developed a literature research to obtain a rationale enlightening on the subject in question to then proceed to the preparation of the work. In the theoretical framework, we began by making an analysis of the concepts of Leadership, Communication and New Technologies. In the practical development, were established objectives of the study and the questions that supported our investigation. In terms of methodology we interviewed the school director and formed focus groups with coordinators of establishment and department and teachers. The goal was to understand the importance of ICT in coordination between the management organ and the intermediate leaderships.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDelgado, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Pedro Manuel Santos2016-12-21T14:57:55Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8940TID:202764893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:37.434134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de caso
title A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de caso
spellingShingle A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de caso
Silva, Pedro Manuel Santos
Comunicação
Lideranças intermédias
Tecnologias da informação
Coordenação
Communication
Intermediate leadership
Information technology
Coordination
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de caso
title_full A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de caso
title_fullStr A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de caso
title_full_unstemmed A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de caso
title_sort A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de caso
author Silva, Pedro Manuel Santos
author_facet Silva, Pedro Manuel Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Manuel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Lideranças intermédias
Tecnologias da informação
Coordenação
Communication
Intermediate leadership
Information technology
Coordination
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação
Lideranças intermédias
Tecnologias da informação
Coordenação
Communication
Intermediate leadership
Information technology
Coordination
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo de caso, visa essencialmente verificar o comportamento do diretor e dos coordenadores de estabelecimento e de departamento no que concerne à utilização das tecnologias de informação e da comunicação no seu dia-a-dia. A importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é, no nosso entender, fundamental para o desenvolvimento de um agrupamento de escolas. Baseando-nos na revisão da literatura, na nossa reflexão pessoal e na prática profissional, procuramos perceber as dificuldades de comunicação e de cooperação existentes. Neste sentido, o presente estudo visa abordar a importância do papel das TIC no que concerne ao apoio a uma melhor e mais eficiente coordenação entre os diversos órgãos de um agrupamento de escolas. Inicialmente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica no sentido de obter uma fundamentação esclarecedora sobre o tema em questão para, posteriormente, se proceder à elaboração do trabalho. No enquadramento teórico, começamos por fazer uma análise aos conceitos de Liderança, Comunicação e Novas Tecnologias. No desenvolvimento prático, foram estipulados os objetivos do estudo e as questões que suportaram a nossa investigação. Em termos de metodologia foi realizada uma entrevista ao diretor do agrupamento e constituídos grupos focais com os coordenadores de estabelecimento, departamento e docentes. O objetivo principal deste trabalho foi perceber a importância das Tic no trabalho de coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-12-21T14:57:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8940
TID:202764893
url http://hdl.handle.net/10400.22/8940
identifier_str_mv TID:202764893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391902875648