O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13205 |
Resumo: | Although thermal spas do not have a significant weight on Portugal’s domestic tourism, there are regions where they are predominant. The Dão-Lafões region, with six thermal spas, is an authentic example of the relative importance of this tourism product for its development.Demand trends that have occurred in recent years, demonstrate new opportunities for thermal spas, guiding their (re)positioning for a composite product that can satisfy different market segments.It is this context that thermal spas are examined, based on an integrated approach of the various products and needs, to create a strong image that enhances and reinforces the attractiveness and visibility dimensions of a thermal resort. The research methodology was based on an empirical study to assess the importance of factors related to the spas environment and how they influence consumers’ loyalty. The results show the relevance that these factors may have on future strategicdecisions for the sustainable development of those spas. |
id |
RCAP_f05db401082974047ed541490d288dde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/13205 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)Although thermal spas do not have a significant weight on Portugal’s domestic tourism, there are regions where they are predominant. The Dão-Lafões region, with six thermal spas, is an authentic example of the relative importance of this tourism product for its development.Demand trends that have occurred in recent years, demonstrate new opportunities for thermal spas, guiding their (re)positioning for a composite product that can satisfy different market segments.It is this context that thermal spas are examined, based on an integrated approach of the various products and needs, to create a strong image that enhances and reinforces the attractiveness and visibility dimensions of a thermal resort. The research methodology was based on an empirical study to assess the importance of factors related to the spas environment and how they influence consumers’ loyalty. The results show the relevance that these factors may have on future strategicdecisions for the sustainable development of those spas. O termalismo, enquadrado no turismo de saúde e bem-estar, é ainda uma atividade turística de diminuta relevância no contexto do turismo nacional, mas preponderante ao nível do desenvolvimento de algumas regiões. A região Dão-Lafões, onde se localizam seis estâncias termais, assume-se como um exemplo autêntico da importância relativa deste produto turístico para o seu desenvolvimento.As tendências da procura que se têm verificado nos últimos anos evidenciam novas oportunidades para as estâncias termais, orientando o seu (re)posicionamento para um produto compósito, capaz de satisfazer diferentes segmentos de mercado.É nesta perspetiva que se procura estudar o termalismo, baseado numa abordagem integrada dos diversos produtos e necessidades, de modo a criar uma imagem forte que valorize e reforce a dimensão da atratividade e visibilidade de uma estância. A metodologia de investigação assentou num estudo empírico realizado aos termalistas, onde se procurou avaliar a importância dos fatores relacionados com a envolvente da estância e a forma como estes influenciam a fidelização dos termalistas. Os resultados mostram a relevância que estes fatores poderão ter nas futuras decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável daquelas estâncias termais. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13205oai:proa.ua.pt:article/13205Journal of Tourism & Development; Vol 3 No 17/18 (2012); 1469-1480Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 3 n.º 17/18 (2012); 1469-14802182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13205https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13205https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13205/8811http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Joaquim Gonçalves2022-09-26T10:57:16Zoai:proa.ua.pt:article/13205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:56.632366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III) |
title |
O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III) |
spellingShingle |
O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III) Antunes, Joaquim Gonçalves |
title_short |
O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III) |
title_full |
O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III) |
title_fullStr |
O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III) |
title_full_unstemmed |
O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III) |
title_sort |
O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III) |
author |
Antunes, Joaquim Gonçalves |
author_facet |
Antunes, Joaquim Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Joaquim Gonçalves |
description |
Although thermal spas do not have a significant weight on Portugal’s domestic tourism, there are regions where they are predominant. The Dão-Lafões region, with six thermal spas, is an authentic example of the relative importance of this tourism product for its development.Demand trends that have occurred in recent years, demonstrate new opportunities for thermal spas, guiding their (re)positioning for a composite product that can satisfy different market segments.It is this context that thermal spas are examined, based on an integrated approach of the various products and needs, to create a strong image that enhances and reinforces the attractiveness and visibility dimensions of a thermal resort. The research methodology was based on an empirical study to assess the importance of factors related to the spas environment and how they influence consumers’ loyalty. The results show the relevance that these factors may have on future strategicdecisions for the sustainable development of those spas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13205 oai:proa.ua.pt:article/13205 |
url |
https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13205 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/13205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13205 https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13205 https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13205/8811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Tourism & Development; Vol 3 No 17/18 (2012); 1469-1480 Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 3 n.º 17/18 (2012); 1469-1480 2182-1453 1645-9261 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130521499860992 |