O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruivo, Miguel
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/354
Resumo: O presente artigo constrói-se em torno da análise e comentário do capítulo Anúncios: Preocupando-se Com os Vizinhos da obra Os Meios de Comunicação Como Extensões do homem de Marshall McLuhan, em que este trata a questão da homogeneização social que supostamente o discurso simbólico da publicidade promove ou facilita aos espectadores/consumidores. A partir daqui são também efectuadas algumas reflexões acerca não só desta temática específica em si, como também acerca do papel social que a publicidade pode assumir nos nossos dias e da consciência que os consumidores têm, ou devem ter, no século XXI, da sociedade de consumo em que, cada vez mais, vivemos.
id RCAP_f05f36b5147b387b1fdfad064d6b0ab6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/354
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhanPublicidadeNormalização socialMarshall McLuhanO presente artigo constrói-se em torno da análise e comentário do capítulo Anúncios: Preocupando-se Com os Vizinhos da obra Os Meios de Comunicação Como Extensões do homem de Marshall McLuhan, em que este trata a questão da homogeneização social que supostamente o discurso simbólico da publicidade promove ou facilita aos espectadores/consumidores. A partir daqui são também efectuadas algumas reflexões acerca não só desta temática específica em si, como também acerca do papel social que a publicidade pode assumir nos nossos dias e da consciência que os consumidores têm, ou devem ter, no século XXI, da sociedade de consumo em que, cada vez mais, vivemos.IPCB - Escola Superior de GestãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRuivo, Miguel2010-09-08T08:39:30Z2007-012007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/354porRUIVO, Miguel (2007) - O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan. Gestin. ISSN 1645-2534. Ano III, N.º 4/5, p. 259-266.1645-2534info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:19Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:58.804981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan
title O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan
spellingShingle O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan
Ruivo, Miguel
Publicidade
Normalização social
Marshall McLuhan
title_short O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan
title_full O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan
title_fullStr O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan
title_full_unstemmed O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan
title_sort O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan
author Ruivo, Miguel
author_facet Ruivo, Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruivo, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Normalização social
Marshall McLuhan
topic Publicidade
Normalização social
Marshall McLuhan
description O presente artigo constrói-se em torno da análise e comentário do capítulo Anúncios: Preocupando-se Com os Vizinhos da obra Os Meios de Comunicação Como Extensões do homem de Marshall McLuhan, em que este trata a questão da homogeneização social que supostamente o discurso simbólico da publicidade promove ou facilita aos espectadores/consumidores. A partir daqui são também efectuadas algumas reflexões acerca não só desta temática específica em si, como também acerca do papel social que a publicidade pode assumir nos nossos dias e da consciência que os consumidores têm, ou devem ter, no século XXI, da sociedade de consumo em que, cada vez mais, vivemos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01
2007-01-01T00:00:00Z
2010-09-08T08:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/354
url http://hdl.handle.net/10400.11/354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RUIVO, Miguel (2007) - O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan. Gestin. ISSN 1645-2534. Ano III, N.º 4/5, p. 259-266.
1645-2534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB - Escola Superior de Gestão
publisher.none.fl_str_mv IPCB - Escola Superior de Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554017319911424