O silêncio sob a ótica de Marshall McLuhan
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/17558 |
Resumo: | Neste artigo nos valemos das principais teorias de Marshall McLuhan para o estudo do silêncio, em especial, o silêncio da peça 4’33’’, de John Cage. Mais do que um teórico dos meios de comunicação de massa, vemos o escopo teórico de McLuhan como uma teoria da experiência mediada e, portanto, passível de aplicação nos mais diversos temas. O silêncio também é tratado de maneira diferenciada, não como ausência ou negação do som, mas de maneira positiva, como outro em relação a este. Assim, buscamos refletir sobre os conceitos de espaço acústico e visual, meios quentes e meios frios, conteúdo e “conteúdo”, o meio como mensagem e aldeia global e suas conexões à era mecânica e elétrica, bem como de que maneira podemos realizar uma leitura do silêncio a partir de tais conceitos. Dentro desta discussão, também buscamos explicar da maneira mais simples possível o escopo teórico de McLuhan, uma vez que equívocos são bastante comuns em grande parte da literatura crítica sobre o autor canadense. |
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O silêncio sob a ótica de Marshall McLuhanCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoMarshall McLuhan; John Cage; SilêncioNeste artigo nos valemos das principais teorias de Marshall McLuhan para o estudo do silêncio, em especial, o silêncio da peça 4’33’’, de John Cage. Mais do que um teórico dos meios de comunicação de massa, vemos o escopo teórico de McLuhan como uma teoria da experiência mediada e, portanto, passível de aplicação nos mais diversos temas. O silêncio também é tratado de maneira diferenciada, não como ausência ou negação do som, mas de maneira positiva, como outro em relação a este. Assim, buscamos refletir sobre os conceitos de espaço acústico e visual, meios quentes e meios frios, conteúdo e “conteúdo”, o meio como mensagem e aldeia global e suas conexões à era mecânica e elétrica, bem como de que maneira podemos realizar uma leitura do silêncio a partir de tais conceitos. Dentro desta discussão, também buscamos explicar da maneira mais simples possível o escopo teórico de McLuhan, uma vez que equívocos são bastante comuns em grande parte da literatura crítica sobre o autor canadense.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Guinski, Guilherme Stromberg2024-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1755810.3895/rde.v14n24.17558Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 14, n. 24 (2023): Revista Dito Efeito1984-237610.3895/rde.v14n24reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/17558/10048Direitos autorais 2024 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:21:20Zoai:periodicos.utfpr:article/17558Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2024-01-05T20:21:20Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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