Representações do agir publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240 |
Resumo: | PEst-OE/LIN/UI3213/2014 |
id |
RCAP_f063dcab62909f8cecfa3a163b6875f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/28176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações do agir publicitárioRepresentations of the advertisement actingtextual-linguistic description of the agentive instancesdescrição linguístico textual das instâncias agentivasInteracionaismo sociodiscursivoGêneros textuaisInstâncias agentivasNíveis de atorialidadeSocio-Discursive InteractionismText GenresAgentive InstancesLevels of ActorialityPEst-OE/LIN/UI3213/2014Este estudo, baseado na perspectiva teórica do Interacionismo Socio-discursivo, centra-se no estudo do papel de algumas instâncias agentivas no gênero textual anúncio publicitário. Primeiramente, objetiva mostrar que o papel destes agentes é diferente conforme o tipo de agir e a prática social em que estes se inserem, podendo vir a ser materializados distintamente neste gênero textual. Em segundo lugar, visa a mostrar que, de acordo com a atividade a que este gênero se interliga, pode-se imaginar a existência de diferentes níveis de atorialidade. Este artigo baseia-se na análise de alguns exemplares do gênero textual anúncio publicitário que circularam em Portugal de 2007 a 2011. Uns exemplos provêm da atividade de benemerência, enquanto que os outros são originários da atividade de produção e comercialização de vinhos. This study, based on the framework of Sociodiscursive Interactionism, is focused on the role of some agentive instances in text genre advertisements. Firstly, it aims at demonstrating that depending on the acting and social practices, the role of these agents is different and it can be distinctly materialized in these text genres. Secondly, it will show that according to different activities linked to these genres, one can imagine the existence of different levels of “actoriality”. This article is based on the analysis of some examples of text genre advertisements that were in circulation in Portugal from 2007 to 2011. Some examples come from the non-profitable activity, while the others are taken from the activity of production and marketing of wine.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNTeixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de SousaPinto, Rosalice Botelho Wakim Souza2018-01-14T23:01:11Z2013-01-012013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttps://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240por2236-4242PURE: 424952http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64261https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:15:03Zoai:run.unl.pt:10362/28176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:52.974247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações do agir publicitário Representations of the advertisement actingtextual-linguistic description of the agentive instances descrição linguístico textual das instâncias agentivas |
title |
Representações do agir publicitário |
spellingShingle |
Representações do agir publicitário Teixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de Sousa Interacionaismo sociodiscursivo Gêneros textuais Instâncias agentivas Níveis de atorialidade Socio-Discursive Interactionism Text Genres Agentive Instances Levels of Actoriality |
title_short |
Representações do agir publicitário |
title_full |
Representações do agir publicitário |
title_fullStr |
Representações do agir publicitário |
title_full_unstemmed |
Representações do agir publicitário |
title_sort |
Representações do agir publicitário |
author |
Teixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de Sousa |
author_facet |
Teixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de Sousa Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Linguística da UNL (CLUNL) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de Sousa Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interacionaismo sociodiscursivo Gêneros textuais Instâncias agentivas Níveis de atorialidade Socio-Discursive Interactionism Text Genres Agentive Instances Levels of Actoriality |
topic |
Interacionaismo sociodiscursivo Gêneros textuais Instâncias agentivas Níveis de atorialidade Socio-Discursive Interactionism Text Genres Agentive Instances Levels of Actoriality |
description |
PEst-OE/LIN/UI3213/2014 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 2013-01-01T00:00:00Z 2018-01-14T23:01:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240 |
url |
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2236-4242 PURE: 424952 http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64261 https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137914137870336 |