A formação da imagem do destino turístico Porto de Galinhas uma análise do papel da rede social Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/18874 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consistiu em compreender a imagem do destino, seu processo de formação e os agentes envolvidos, associando à importância dos meios de divulgação online, de forma mais aprofundada a rede social Instagram. Numa realidade onde a divulgação e a formação da imagem de um destino turístico contam com ferramentas que vencem as antigas barreiras geográficas, o novo contexto do marketing é explorado, utilizando um estudo de caso referente ao destino turístico Porto de Galinhas, eleito dez vezes consecutivas a melhor praia do Brasil, segundo a revista Viagem e Turismo (Ipojuca, 2017). O estudo permitiu observar o comportamento dos usuários do Instagram nos momentos antes, durante e depois de uma viagem, percebendo o percentual de utilização desta rede de forma conectada ao turismo. Por meio da revisão de literatura recente e relevante, relacionada com os principais temas da pesquisa, foi possível construir um inquérito online aplicado a usuários da rede social Instagram. Com o auxílio de questões quantitativas e qualitativas observou-se as percepções de uma amostra por conveniência de 407 pessoas distribuídas na sua maioria entre brasileiros e portugueses, contemplando diferentes gerações. Desta forma, foi construído um estudo que permeia aspectos complementares, observando tanto a dimensão cognitiva como afetiva e componentes da formação da imagem do um destino turístico. A conclusão destaca a presença dos destinos nas redes sociais como relevante, devendo os gestores dos destinos ficarem atentos às redes mais utilizadas no momento, como também manter-se atualizado com aquelas que podem ter ascensão com o tempo. Outro aspecto de destaque é a importância da congruência da imagem transmitida com a realidade. Por meio das questões abertas nota-se preocupação dos inquiridos, em que destinos conectados com a natureza estejam atentos à preservação do ambiente. Através desta observação, destaca-se a importância de planejar o futuro do destino levando em consideração a sustentabilidade. |
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O estudo permitiu observar o comportamento dos usuários do Instagram nos momentos antes, durante e depois de uma viagem, percebendo o percentual de utilização desta rede de forma conectada ao turismo. Por meio da revisão de literatura recente e relevante, relacionada com os principais temas da pesquisa, foi possível construir um inquérito online aplicado a usuários da rede social Instagram. Com o auxílio de questões quantitativas e qualitativas observou-se as percepções de uma amostra por conveniência de 407 pessoas distribuídas na sua maioria entre brasileiros e portugueses, contemplando diferentes gerações. Desta forma, foi construído um estudo que permeia aspectos complementares, observando tanto a dimensão cognitiva como afetiva e componentes da formação da imagem do um destino turístico. A conclusão destaca a presença dos destinos nas redes sociais como relevante, devendo os gestores dos destinos ficarem atentos às redes mais utilizadas no momento, como também manter-se atualizado com aquelas que podem ter ascensão com o tempo. Outro aspecto de destaque é a importância da congruência da imagem transmitida com a realidade. Por meio das questões abertas nota-se preocupação dos inquiridos, em que destinos conectados com a natureza estejam atentos à preservação do ambiente. Através desta observação, destaca-se a importância de planejar o futuro do destino levando em consideração a sustentabilidade.Understanding the destination image, its formation process and the agents involved, linking to the importance of online media, in a deeper way the social network Instagram, these were the directions of this study. In a reality where the dissemination and formation of the image of a tourist destination relies on tools that overcome the old geographical barriers, the new context of marketing is explored, using a case study referring to the tourist destination Porto de Galinhas, elected ten consecutive times the best beach in Brazil, according to the viagem e turismo magazine (Ipojuca, 2017). The study allowed us to observe the behaviour of Instagram users in the moments before, during and after a trip, realizing the percentage of use of this network in a way connected to tourism. Through the review of recent and relevant literature, related to the main themes of the research, it was possible to build an online survey applied to users of the social media Instagram, through quantitative and qualitative questions, the perceptions of a convenience sample of 407 people distributed mostly between Brazilians and Portuguese, covering different generations. In this way, a study was built that permeates complementary aspects, observing both the cognitive and affective dimensions, components of the formation of the image of a tourist destination. The conclusion highlights the presence of destinations in social networks as relevant, and destination managers should be aware of the most used networks now, as well as keep up to date with those that may increase over time. Another important aspect is the importance of congruence between the transmitted image and reality. Through the open questions, there is a concern of the respondents, in which destinations connected with nature are attentive to the preservation of the environment. Through this observation, the importance of planning the future of the destination considering sustainability is highlighted.Matos, NélsonCesário, M.SapientiaGuimarães, Rebeka Gomes2023-01-20T11:42:55Z2022-06-232022-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18874TID:203072510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:14Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:35.216377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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