O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34517 https://doi.org/10.26843/v12.n2.2019.722.p58-71 |
Resumo: | Abstract Os professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas. |
id |
RCAP_f09076b1abfdaf7126a9f5edc4075ac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/34517 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.IDENTIDADES PROFISSIONAISARRATIVAS BIOGRÁFICASINTERAÇÕES EDUCATIVASAbstract Os professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas.O Centro de Investigação em Educação e Psicologia é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04312/2020@mbienteducação2023-02-16T15:17:03Z2023-02-162019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34517http://hdl.handle.net/10174/34517https://doi.org/10.26843/v12.n2.2019.722.p58-71porLeal da Costa, C. & Sarmento, T. (2019). O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteducação, 12 (2), 58-71.https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/722/665CIEP|UÉ e DPEndmclc@uevora.pt229Leal da Costa, ConceiçãoSarmento, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:07.651489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. |
title |
O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. |
spellingShingle |
O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. Leal da Costa, Conceição IDENTIDADES PROFISSIONAIS ARRATIVAS BIOGRÁFICAS INTERAÇÕES EDUCATIVAS |
title_short |
O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. |
title_full |
O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. |
title_fullStr |
O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. |
title_full_unstemmed |
O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. |
title_sort |
O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. |
author |
Leal da Costa, Conceição |
author_facet |
Leal da Costa, Conceição Sarmento, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal da Costa, Conceição Sarmento, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IDENTIDADES PROFISSIONAIS ARRATIVAS BIOGRÁFICAS INTERAÇÕES EDUCATIVAS |
topic |
IDENTIDADES PROFISSIONAIS ARRATIVAS BIOGRÁFICAS INTERAÇÕES EDUCATIVAS |
description |
Abstract Os professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30T00:00:00Z 2023-02-16T15:17:03Z 2023-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/34517 http://hdl.handle.net/10174/34517 https://doi.org/10.26843/v12.n2.2019.722.p58-71 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/34517 https://doi.org/10.26843/v12.n2.2019.722.p58-71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leal da Costa, C. & Sarmento, T. (2019). O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteducação, 12 (2), 58-71. https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/722/665 CIEP|UÉ e DPE nd mclc@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
@mbienteducação |
publisher.none.fl_str_mv |
@mbienteducação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136713842360320 |