Representações da língua portuguesa por falantes não nativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Laura Maria Mendes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36324
Resumo: O presente trabalho pretende ser um contributo para conhecer e categorizar a diversidade linguística existente no sistema educativo português, a partir da identificação e descrição das representações de um conjunto de falantes não nativos face à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), à sua integração em contexto escolar e ao país de acolhimento. Este estudo foi realizado com quarenta alunos de diferentes vias educativas do ensino básico (EB), numa escola do concelho de Almada, no ano letivo 2012/2013. O método selecionado para a recolha de dados foi o inquérito por questionário. Em relação ao tratamento dos dados, optámos por uma metodologia do tipo mista, simultaneamente qualitativa e quantitativa. Os resultados permitiram concluir que estes aprendentes, apesar de revelarem algumas dificuldades na aprendizagem da LP, se encontram perfeitamente integrados em contexto escolar e que evidenciam uma proximidade afetiva com a língua e com o país onde vivem, possuindo uma boa imagem do seu povo.
id RCAP_f0978217b114836cedcd344bf720de98
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações da língua portuguesa por falantes não nativosLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosRepresentação (Linguística)Multiculturalismo - PortugalEducação interculturalComunicação interculturalTeses de mestrado - 2015Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente trabalho pretende ser um contributo para conhecer e categorizar a diversidade linguística existente no sistema educativo português, a partir da identificação e descrição das representações de um conjunto de falantes não nativos face à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), à sua integração em contexto escolar e ao país de acolhimento. Este estudo foi realizado com quarenta alunos de diferentes vias educativas do ensino básico (EB), numa escola do concelho de Almada, no ano letivo 2012/2013. O método selecionado para a recolha de dados foi o inquérito por questionário. Em relação ao tratamento dos dados, optámos por uma metodologia do tipo mista, simultaneamente qualitativa e quantitativa. Os resultados permitiram concluir que estes aprendentes, apesar de revelarem algumas dificuldades na aprendizagem da LP, se encontram perfeitamente integrados em contexto escolar e que evidenciam uma proximidade afetiva com a língua e com o país onde vivem, possuindo uma boa imagem do seu povo.The purpose of the present study was to understand and categorize the linguistic diversity in the Portuguese educational system, through the identification and description of the representations of a group of non-native students faced with the learning of the Portuguese Language (PL), their integration in the academic environment and in the Portuguese society. This study was performed with 40 students from different courses of the educational system, from a school in Almada, in the 2012-2013 school year. The use of questionnaires was the methodology chosen in order to gather information. Regarding the analysis of the results obtained, both a qualitative and a quantitative approach was taken into consideration. As a result, one could conclude that though these learners reveal some learning difficulties with the Portuguese language, they seem to be fully integrated in school and society. One could also conclude that these students seem to have a bond with the Portuguese language, with the country they now live in and appear to have a good relationship with the Portuguese people.Grosso, Maria JoséRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Laura Maria Mendes de2019-01-10T10:11:37Z2015-06-032014-09-302015-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36324TID:202136531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:36.527939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações da língua portuguesa por falantes não nativos
title Representações da língua portuguesa por falantes não nativos
spellingShingle Representações da língua portuguesa por falantes não nativos
Carvalho, Laura Maria Mendes de
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Representação (Linguística)
Multiculturalismo - Portugal
Educação intercultural
Comunicação intercultural
Teses de mestrado - 2015
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Representações da língua portuguesa por falantes não nativos
title_full Representações da língua portuguesa por falantes não nativos
title_fullStr Representações da língua portuguesa por falantes não nativos
title_full_unstemmed Representações da língua portuguesa por falantes não nativos
title_sort Representações da língua portuguesa por falantes não nativos
author Carvalho, Laura Maria Mendes de
author_facet Carvalho, Laura Maria Mendes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grosso, Maria José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Laura Maria Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Representação (Linguística)
Multiculturalismo - Portugal
Educação intercultural
Comunicação intercultural
Teses de mestrado - 2015
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Representação (Linguística)
Multiculturalismo - Portugal
Educação intercultural
Comunicação intercultural
Teses de mestrado - 2015
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente trabalho pretende ser um contributo para conhecer e categorizar a diversidade linguística existente no sistema educativo português, a partir da identificação e descrição das representações de um conjunto de falantes não nativos face à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), à sua integração em contexto escolar e ao país de acolhimento. Este estudo foi realizado com quarenta alunos de diferentes vias educativas do ensino básico (EB), numa escola do concelho de Almada, no ano letivo 2012/2013. O método selecionado para a recolha de dados foi o inquérito por questionário. Em relação ao tratamento dos dados, optámos por uma metodologia do tipo mista, simultaneamente qualitativa e quantitativa. Os resultados permitiram concluir que estes aprendentes, apesar de revelarem algumas dificuldades na aprendizagem da LP, se encontram perfeitamente integrados em contexto escolar e que evidenciam uma proximidade afetiva com a língua e com o país onde vivem, possuindo uma boa imagem do seu povo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
2015-06-03
2015-06-03T00:00:00Z
2019-01-10T10:11:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36324
TID:202136531
url http://hdl.handle.net/10451/36324
identifier_str_mv TID:202136531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134440874573824