Representações da língua portuguesa por falantes não nativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36324 |
Resumo: | O presente trabalho pretende ser um contributo para conhecer e categorizar a diversidade linguística existente no sistema educativo português, a partir da identificação e descrição das representações de um conjunto de falantes não nativos face à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), à sua integração em contexto escolar e ao país de acolhimento. Este estudo foi realizado com quarenta alunos de diferentes vias educativas do ensino básico (EB), numa escola do concelho de Almada, no ano letivo 2012/2013. O método selecionado para a recolha de dados foi o inquérito por questionário. Em relação ao tratamento dos dados, optámos por uma metodologia do tipo mista, simultaneamente qualitativa e quantitativa. Os resultados permitiram concluir que estes aprendentes, apesar de revelarem algumas dificuldades na aprendizagem da LP, se encontram perfeitamente integrados em contexto escolar e que evidenciam uma proximidade afetiva com a língua e com o país onde vivem, possuindo uma boa imagem do seu povo. |
id |
RCAP_f0978217b114836cedcd344bf720de98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/36324 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações da língua portuguesa por falantes não nativosLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosRepresentação (Linguística)Multiculturalismo - PortugalEducação interculturalComunicação interculturalTeses de mestrado - 2015Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente trabalho pretende ser um contributo para conhecer e categorizar a diversidade linguística existente no sistema educativo português, a partir da identificação e descrição das representações de um conjunto de falantes não nativos face à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), à sua integração em contexto escolar e ao país de acolhimento. Este estudo foi realizado com quarenta alunos de diferentes vias educativas do ensino básico (EB), numa escola do concelho de Almada, no ano letivo 2012/2013. O método selecionado para a recolha de dados foi o inquérito por questionário. Em relação ao tratamento dos dados, optámos por uma metodologia do tipo mista, simultaneamente qualitativa e quantitativa. Os resultados permitiram concluir que estes aprendentes, apesar de revelarem algumas dificuldades na aprendizagem da LP, se encontram perfeitamente integrados em contexto escolar e que evidenciam uma proximidade afetiva com a língua e com o país onde vivem, possuindo uma boa imagem do seu povo.The purpose of the present study was to understand and categorize the linguistic diversity in the Portuguese educational system, through the identification and description of the representations of a group of non-native students faced with the learning of the Portuguese Language (PL), their integration in the academic environment and in the Portuguese society. This study was performed with 40 students from different courses of the educational system, from a school in Almada, in the 2012-2013 school year. The use of questionnaires was the methodology chosen in order to gather information. Regarding the analysis of the results obtained, both a qualitative and a quantitative approach was taken into consideration. As a result, one could conclude that though these learners reveal some learning difficulties with the Portuguese language, they seem to be fully integrated in school and society. One could also conclude that these students seem to have a bond with the Portuguese language, with the country they now live in and appear to have a good relationship with the Portuguese people.Grosso, Maria JoséRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Laura Maria Mendes de2019-01-10T10:11:37Z2015-06-032014-09-302015-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36324TID:202136531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:36.527939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações da língua portuguesa por falantes não nativos |
title |
Representações da língua portuguesa por falantes não nativos |
spellingShingle |
Representações da língua portuguesa por falantes não nativos Carvalho, Laura Maria Mendes de Língua portuguesa - Estudo e ensino Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Representação (Linguística) Multiculturalismo - Portugal Educação intercultural Comunicação intercultural Teses de mestrado - 2015 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Representações da língua portuguesa por falantes não nativos |
title_full |
Representações da língua portuguesa por falantes não nativos |
title_fullStr |
Representações da língua portuguesa por falantes não nativos |
title_full_unstemmed |
Representações da língua portuguesa por falantes não nativos |
title_sort |
Representações da língua portuguesa por falantes não nativos |
author |
Carvalho, Laura Maria Mendes de |
author_facet |
Carvalho, Laura Maria Mendes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grosso, Maria José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Laura Maria Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Representação (Linguística) Multiculturalismo - Portugal Educação intercultural Comunicação intercultural Teses de mestrado - 2015 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Representação (Linguística) Multiculturalismo - Portugal Educação intercultural Comunicação intercultural Teses de mestrado - 2015 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente trabalho pretende ser um contributo para conhecer e categorizar a diversidade linguística existente no sistema educativo português, a partir da identificação e descrição das representações de um conjunto de falantes não nativos face à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), à sua integração em contexto escolar e ao país de acolhimento. Este estudo foi realizado com quarenta alunos de diferentes vias educativas do ensino básico (EB), numa escola do concelho de Almada, no ano letivo 2012/2013. O método selecionado para a recolha de dados foi o inquérito por questionário. Em relação ao tratamento dos dados, optámos por uma metodologia do tipo mista, simultaneamente qualitativa e quantitativa. Os resultados permitiram concluir que estes aprendentes, apesar de revelarem algumas dificuldades na aprendizagem da LP, se encontram perfeitamente integrados em contexto escolar e que evidenciam uma proximidade afetiva com a língua e com o país onde vivem, possuindo uma boa imagem do seu povo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30 2015-06-03 2015-06-03T00:00:00Z 2019-01-10T10:11:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/36324 TID:202136531 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/36324 |
identifier_str_mv |
TID:202136531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134440874573824 |