Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Luís Plácido Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24760
Resumo: O presente trabalho de investigação aplicada subordina-se ao tema: “Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade”. O seu objetivo geral é perceber até que ponto a ação policial, através da fiscalização tem influência na sinistralidade, pelo que se dirigiu a investigação para dar resposta à questão central: “A fiscalização rodoviária permite que se verifique uma redução da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade?”. A metodologia adotada para alcançar o objetivo da investigação teve como base o modelo hipotético-dedutivo, pois foram deduzidas hipóteses, demarcadas a partir de questões derivadas que procuram alcançar objetivos específicos, logrando tornar o estudo mais sólido na procura da resposta à questão central. Os dados recolhidos foram obtidos através de pesquisa documental, incluindo estatísticas sobre a sinistralidade, e pela realização de entrevistas a um conjunto de intervenientes com experiência na temática. Conclui-se que a fiscalização rodoviária, como um importante influenciador do comportamento dos condutores em excesso de velocidade e não só, permite às forças de segurança com competência a aplicação de medidas suscetíveis de alterar a sinistralidade rodoviária. No entanto é também importante referir que o combate à sinistralidade é feito em conjunto com outros atores, nomeadamente os gestores de infraestruturas, os utentes das vias e os condutores. E, em última instância, o fator chave é o fator humano, cabendo aos indivíduos como atores conscientes nas decisões em ambiente rodoviário ter comportamentos potenciadores da segurança rodoviária.
id RCAP_f09d2268b82bc3b9834f6ef41df64b06
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidadeSegurança RodoviáriaSinistralidade RodoviáriaExcesso de velocidadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente trabalho de investigação aplicada subordina-se ao tema: “Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade”. O seu objetivo geral é perceber até que ponto a ação policial, através da fiscalização tem influência na sinistralidade, pelo que se dirigiu a investigação para dar resposta à questão central: “A fiscalização rodoviária permite que se verifique uma redução da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade?”. A metodologia adotada para alcançar o objetivo da investigação teve como base o modelo hipotético-dedutivo, pois foram deduzidas hipóteses, demarcadas a partir de questões derivadas que procuram alcançar objetivos específicos, logrando tornar o estudo mais sólido na procura da resposta à questão central. Os dados recolhidos foram obtidos através de pesquisa documental, incluindo estatísticas sobre a sinistralidade, e pela realização de entrevistas a um conjunto de intervenientes com experiência na temática. Conclui-se que a fiscalização rodoviária, como um importante influenciador do comportamento dos condutores em excesso de velocidade e não só, permite às forças de segurança com competência a aplicação de medidas suscetíveis de alterar a sinistralidade rodoviária. No entanto é também importante referir que o combate à sinistralidade é feito em conjunto com outros atores, nomeadamente os gestores de infraestruturas, os utentes das vias e os condutores. E, em última instância, o fator chave é o fator humano, cabendo aos indivíduos como atores conscientes nas decisões em ambiente rodoviário ter comportamentos potenciadores da segurança rodoviária.The present investigation is subordinated to the theme : “The evolution of speed enforcement and speeding road casualties”. The main purpose is to understand how police work, through speed enforcement has influence in road casualties. The research was therefore designed to give answer to the central question : “Does speed enforcement allow for a verifiable reduction of the speeding associated road casualties?”. The methodology applied to achieve the main objective of this investigation was based in the hypothetical-deductive model, once it were deduced hypotheses, planned from derived questions that aim to catch up specific objectives. These particular objectives, intend to make this study sharper in the looking for the central question. Consequently, the collected data achieved through document analysis, including statistics about the road casualties and the interviewing of a collective of entities with experience in the field. In conclusion, the road enforcement, as an important influencer of the sppeding drivers’ behaviour and not only, allows the police forces with competence to apply measures which are susceptible to alter road casualties. However, it is important to refer that the road casualties reduction can only be done with when together with other actors, namely the infraestruture management, the road users and the drivers. In last resort, the key factor is the human factor, giving the individuals, as conscious actors the decision in the road environment to have an adequate behaviour to promote road safety.Bandeira, Ana Maria Carapelho Romão LestonGomes, Paulo Sérgio de OliveiraRepositório ComumVaz, Luís Plácido Alves2018-11-06T12:00:41Z2018-052018-09-01T00:00:00Z2018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24760202011364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:53.532455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade
title Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade
spellingShingle Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade
Vaz, Luís Plácido Alves
Segurança Rodoviária
Sinistralidade Rodoviária
Excesso de velocidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade
title_full Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade
title_fullStr Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade
title_full_unstemmed Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade
title_sort Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade
author Vaz, Luís Plácido Alves
author_facet Vaz, Luís Plácido Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bandeira, Ana Maria Carapelho Romão Leston
Gomes, Paulo Sérgio de Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Luís Plácido Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança Rodoviária
Sinistralidade Rodoviária
Excesso de velocidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Segurança Rodoviária
Sinistralidade Rodoviária
Excesso de velocidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente trabalho de investigação aplicada subordina-se ao tema: “Evolução da fiscalização e da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade”. O seu objetivo geral é perceber até que ponto a ação policial, através da fiscalização tem influência na sinistralidade, pelo que se dirigiu a investigação para dar resposta à questão central: “A fiscalização rodoviária permite que se verifique uma redução da sinistralidade grave associada ao excesso de velocidade?”. A metodologia adotada para alcançar o objetivo da investigação teve como base o modelo hipotético-dedutivo, pois foram deduzidas hipóteses, demarcadas a partir de questões derivadas que procuram alcançar objetivos específicos, logrando tornar o estudo mais sólido na procura da resposta à questão central. Os dados recolhidos foram obtidos através de pesquisa documental, incluindo estatísticas sobre a sinistralidade, e pela realização de entrevistas a um conjunto de intervenientes com experiência na temática. Conclui-se que a fiscalização rodoviária, como um importante influenciador do comportamento dos condutores em excesso de velocidade e não só, permite às forças de segurança com competência a aplicação de medidas suscetíveis de alterar a sinistralidade rodoviária. No entanto é também importante referir que o combate à sinistralidade é feito em conjunto com outros atores, nomeadamente os gestores de infraestruturas, os utentes das vias e os condutores. E, em última instância, o fator chave é o fator humano, cabendo aos indivíduos como atores conscientes nas decisões em ambiente rodoviário ter comportamentos potenciadores da segurança rodoviária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-06T12:00:41Z
2018-05
2018-09-01T00:00:00Z
2018-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24760
202011364
url http://hdl.handle.net/10400.26/24760
identifier_str_mv 202011364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130415978512384