A gestão da comunicação interna entre docentes num agrupamento de escolas utilizando as tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Hugo Alexandre Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41638
Resumo: O presente relatório, apresenta os resultados de um estudo empírico de cariz qualitativo, desenvolvido num agrupamento de escolas do ensino público, onde se procurou analisar e descrever um sistema de partilha de documentos digitais, associados ao processo educativo dos alunos, na plataforma Google Suite, por intermédio do aplicativo Google Drive. Através desta plataforma, on-line, o agrupamento de escolas promove a partilha de ficheiros essenciais ao processo educativo dos alunos, possibilitando o preenchimento colaborativo em qualquer local. O processo de recolha de dados da investigação estruturou-se em três momentos. Num primeiro momento foi desenvolvida uma pesquisa e análise dos documentos estruturantes do agrupamento e o estudo detalhado do sistema implementado de partilha de documentos. No segundo momento, foi aplicado um questionário a todos os professores, de forma a analisar o impacto do processo de partilha de documentos através da Google Drive no agrupamento de escolas e compreender o grau de satisfação relativamente ao funcionamento, utilidade e constrangimentos na utilização da referida plataforma, como forma de partilha de informação e comunicação interna. No último momento, foi realizada uma entrevista por focus group, a cinco docentes do agrupamento, com o intuito de esclarecer alguns dados que tinham suscitado dúvidas, durante a análise dos resultados do questionário. A análise e a discussão dos dados recolhidos permitiram constatar o grau de satisfação dos docentes, sobre a utilização de um sistema de partilha de documentos, através de uma plataforma de tecnologia digital, disponibilizada de forma gratuita para as organizações escolares. Verificamos ainda, que a comunicação e o trabalho colaborativo são potenciados por este sistema, promovendo, assim, uma mudança nos procedimentos, associados à gestão dos processos educativos dos alunos. Foram ainda referenciadas sugestões e estratégias que contribuam para a melhoria do sistema de partilha de documentos através da plataforma Google Drive.
id RCAP_f0a90372b09acd422a4948574ffb8fef
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão da comunicação interna entre docentes num agrupamento de escolas utilizando as tecnologias digitaisComunicaçãoPartilhaTecnologias DigitaisLiderançaCooperaçãoCommunicationSharingDigital TechnologiesLeadershipCooperationO presente relatório, apresenta os resultados de um estudo empírico de cariz qualitativo, desenvolvido num agrupamento de escolas do ensino público, onde se procurou analisar e descrever um sistema de partilha de documentos digitais, associados ao processo educativo dos alunos, na plataforma Google Suite, por intermédio do aplicativo Google Drive. Através desta plataforma, on-line, o agrupamento de escolas promove a partilha de ficheiros essenciais ao processo educativo dos alunos, possibilitando o preenchimento colaborativo em qualquer local. O processo de recolha de dados da investigação estruturou-se em três momentos. Num primeiro momento foi desenvolvida uma pesquisa e análise dos documentos estruturantes do agrupamento e o estudo detalhado do sistema implementado de partilha de documentos. No segundo momento, foi aplicado um questionário a todos os professores, de forma a analisar o impacto do processo de partilha de documentos através da Google Drive no agrupamento de escolas e compreender o grau de satisfação relativamente ao funcionamento, utilidade e constrangimentos na utilização da referida plataforma, como forma de partilha de informação e comunicação interna. No último momento, foi realizada uma entrevista por focus group, a cinco docentes do agrupamento, com o intuito de esclarecer alguns dados que tinham suscitado dúvidas, durante a análise dos resultados do questionário. A análise e a discussão dos dados recolhidos permitiram constatar o grau de satisfação dos docentes, sobre a utilização de um sistema de partilha de documentos, através de uma plataforma de tecnologia digital, disponibilizada de forma gratuita para as organizações escolares. Verificamos ainda, que a comunicação e o trabalho colaborativo são potenciados por este sistema, promovendo, assim, uma mudança nos procedimentos, associados à gestão dos processos educativos dos alunos. Foram ainda referenciadas sugestões e estratégias que contribuam para a melhoria do sistema de partilha de documentos através da plataforma Google Drive.This report presents the results of a qualitative empirical study, developed in a public school cluster, which sought to analyze and describe a system of sharing digital documents, associated with the educational process of students, in Google Suite platform, through the Google Drive application. Through this online platform, the school cluster promotes the sharing of files essential to the students' educational process, enabling collaborative completion anywhere. The data collection process of the research was structured in three moments. In the first moment, a search and analysis of the grouping's structuring documents and a detailed study of the implemented document sharing system were developed. In the second moment, a questionnaire was applied to all teachers, in order to analyze the impact of the process of document sharing through Google Drive in the school cluster and understanding the degree of satisfaction regarding the operation, usefulness and constraints in the use of that platform, as a way of information sharing and internal communication. Finally, a focus group interview was conducted with five teachers of the cluster, in order to clarify some data that had raised doubts during the analysis of the questionnaire results. The analysis and discussion of the data collected, allowed us to notice the degree of satisfaction of teachers on the use of a system of document sharing through a digital technology platform, made available free of charge to school organizations. We also found that communication and collaborative work are enhanced by this system, thus promoting a change in the procedures associated with the management of the educational processes of the students. Suggestions and strategies that contribute to the improvement of the system of sharing documents through the Google Drive platform were also referred.Rodrigues, Maria do RosárioRepositório ComumPereira, Hugo Alexandre Nunes2022-08-24T10:05:26Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41638TID:203058992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:33.662755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da comunicação interna entre docentes num agrupamento de escolas utilizando as tecnologias digitais
title A gestão da comunicação interna entre docentes num agrupamento de escolas utilizando as tecnologias digitais
spellingShingle A gestão da comunicação interna entre docentes num agrupamento de escolas utilizando as tecnologias digitais
Pereira, Hugo Alexandre Nunes
Comunicação
Partilha
Tecnologias Digitais
Liderança
Cooperação
Communication
Sharing
Digital Technologies
Leadership
Cooperation
title_short A gestão da comunicação interna entre docentes num agrupamento de escolas utilizando as tecnologias digitais
title_full A gestão da comunicação interna entre docentes num agrupamento de escolas utilizando as tecnologias digitais
title_fullStr A gestão da comunicação interna entre docentes num agrupamento de escolas utilizando as tecnologias digitais
title_full_unstemmed A gestão da comunicação interna entre docentes num agrupamento de escolas utilizando as tecnologias digitais
title_sort A gestão da comunicação interna entre docentes num agrupamento de escolas utilizando as tecnologias digitais
author Pereira, Hugo Alexandre Nunes
author_facet Pereira, Hugo Alexandre Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria do Rosário
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Hugo Alexandre Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Partilha
Tecnologias Digitais
Liderança
Cooperação
Communication
Sharing
Digital Technologies
Leadership
Cooperation
topic Comunicação
Partilha
Tecnologias Digitais
Liderança
Cooperação
Communication
Sharing
Digital Technologies
Leadership
Cooperation
description O presente relatório, apresenta os resultados de um estudo empírico de cariz qualitativo, desenvolvido num agrupamento de escolas do ensino público, onde se procurou analisar e descrever um sistema de partilha de documentos digitais, associados ao processo educativo dos alunos, na plataforma Google Suite, por intermédio do aplicativo Google Drive. Através desta plataforma, on-line, o agrupamento de escolas promove a partilha de ficheiros essenciais ao processo educativo dos alunos, possibilitando o preenchimento colaborativo em qualquer local. O processo de recolha de dados da investigação estruturou-se em três momentos. Num primeiro momento foi desenvolvida uma pesquisa e análise dos documentos estruturantes do agrupamento e o estudo detalhado do sistema implementado de partilha de documentos. No segundo momento, foi aplicado um questionário a todos os professores, de forma a analisar o impacto do processo de partilha de documentos através da Google Drive no agrupamento de escolas e compreender o grau de satisfação relativamente ao funcionamento, utilidade e constrangimentos na utilização da referida plataforma, como forma de partilha de informação e comunicação interna. No último momento, foi realizada uma entrevista por focus group, a cinco docentes do agrupamento, com o intuito de esclarecer alguns dados que tinham suscitado dúvidas, durante a análise dos resultados do questionário. A análise e a discussão dos dados recolhidos permitiram constatar o grau de satisfação dos docentes, sobre a utilização de um sistema de partilha de documentos, através de uma plataforma de tecnologia digital, disponibilizada de forma gratuita para as organizações escolares. Verificamos ainda, que a comunicação e o trabalho colaborativo são potenciados por este sistema, promovendo, assim, uma mudança nos procedimentos, associados à gestão dos processos educativos dos alunos. Foram ainda referenciadas sugestões e estratégias que contribuam para a melhoria do sistema de partilha de documentos através da plataforma Google Drive.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24T10:05:26Z
2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41638
TID:203058992
url http://hdl.handle.net/10400.26/41638
identifier_str_mv TID:203058992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135398444662784