Plano de comunicação online: space2business
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9670 |
Resumo: | Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri. |
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Plano de comunicação online: space2businessEconomia da partilhaComunicação integrada de marketingMarketing digitalBrandingSharing economyDigital marketingIntegrated marketing communicationGestãoEsta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.Nota: 14 valoreseconomia da partilha é um conceito ambíguo, mas cada vez mais na moda nos dias de hoje. As plataformas online baseadas neste modelo apresentam inúmeras vantagens, seja para quem está disposto a partilhar os seus bens, seja para quem usufrui dessa mesma partilha. O sucesso alcançado tornou a economia da partilha num tema em ebulição, sendo que já existem plataformas que permitem chamar táxis, reservar quartos de hotéis ou até reservar quartos de casas particulares. Nesse sentido, foi criada a empresa space2business, cujo modelo de negócio assenta na reserva de espaços de trabalho, também essa uma área de negócio em evolução, especialmente a categoria de co-working. Dado que se trata de uma startup fundada apenas em 2015, o lançamento da marca e respetiva gestão surge como o primeiro passo para a estabilização da empresa. Para o efeito, a revisão de literatura aborda temas genéricos, como a comunicação integrada de marketing e o marketing digital, mas também as boas práticas em cada um dos canais digitais, especialmente no website (desktop e mobile), blog, publicidade online, redes sociais e email. Após a revisão de literatura, foi traçado um plano de comunicação online, visando a promoção da marca no meio digital. Terminada a sua elaboração, deu-se a implementação do plano, com utilização prevista para um ano. Este projeto abrange apenas o período de teste de um mês. Finalmente, debruçando-se sobre a análise de resultados, este projeto regista as ações que tiveram sucesso e sugere propostas de melhoria, para o período anual, ou seja, os onze meses seguintes ao período de teste. Dentro de todas as táticas executadas na implementação do plano nesse período, o Facebook Ads apresentou-se como a ferramenta mais valiosa, beneficiando assim a página de Facebook da empresa. Em contrapartida, o Google AdWords obteve um desempenho bastante aquém do esperado.Sharing economy is an ambiguous concept. However, is getting more and more trendy nowadays. Online platforms based on this model present several advantages, either to individuals willing to share their goods or to those that take benefits from that same share. The achieved success turned sharing economy in a matter in hand. There are already platforms that allow people to call taxis, to book hotels or to accommodate in private homes. In this context, space2business was created. Its business model lays in workspace booking, which is also a business area that has been evolving fast, especially the co-working category. Since it is a startup funded in 2015, its brand lauching emerges as the first step to the company stabilization. To achieve these goals, the literature review focus on generic themes, like integrated marketing communication and digital marketing, but also the good practices in each digital channel, especially on website (desktop and mobile), blog, online ads, social networks and email. After the literature review, an online communication plan was outlined, aiming the brand promotion in the digital mean. Then, the plan was implemented with an expected usage for the period of a year. This project covers the trial period of the first month. Finally, supported by the results analysis, this project registers the actions that succeed and suggests improvement proposals to the total period of its usage, the eleven months after the trial period. Within all the tactics developed during the execution of the plan, Facebook Ads was the most valuable tool and even the Facebook page of the company took some advantages from its performance. In contrast, Google AdWords didn’t achieve the expected results.Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraRodrigues, Maria Antónia GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLoureiro, José Pedro Nunes2017-03-21T16:03:35Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9670TID:201635330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:12.568109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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