Visita de estudo virtual ao Parque da Cidade: uma experiência pedagógica com alunos do 5º ano no âmbito do Projeto EduPARK
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36148 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi concretizado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Teve como principal objetivo estudar de que forma uma visita de estudo virtual, ao Parque Infante D. Pedro, motiva e promove aprendizagens de Ciências Naturais e Matemática de alunos do 5.º ano do Ensino Básico. Para a concretização deste estudo, foi realizado uma experiência pedagógica que envolveu uma visita de estudo virtual enquadrada no projeto EduPARK. Assim, este estudo pretende dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) De que forma as Visitas de Estudo Virtuais ao Parque Infante D. Pedro promovem conhecimentos nos alunos do 5.º ano? (II) Qual a motivação demonstrada pelos alunos quando desenvolvem a atividade de exploração da aplicação móvel EduPARK? (iii) Que constrangimentos sentiram os alunos durante a Visita de Estudo Virtual ao Parque Infante D. Pedro?. Para dar resposta às questões apresentadas foi realizado um estudo de natureza qualitativa que envolveu uma visita de estudo virtual ao Parque Infante D. Pedro dividida em cinco sessões. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e foi realizado no ano letivo 2021/2022 numa escola básica do distrito de Aveiro. Os participantes foram 23 alunos do 5.º ano do Ensino Básico. Os resultados obtidos demonstram que as a visita virtual promove a motivação e o interesse dos alunos nomeadamente por terem usado um dispositivo móvel no processo de ensino e aprendizagem, assim como a aprendizagem de novos conhecimentos de Ciências Naturais e Matemática. Contudo, registaram-se algumas dificuldades, nomeadamente a nível de orientação no espaço, durante a visita virtual ao Parque Infante D. Pedro. |
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Visita de estudo virtual ao Parque da Cidade: uma experiência pedagógica com alunos do 5º ano no âmbito do Projeto EduPARKVisita de estudo virtualProjeto EduPARKCiências naturaisMatemáticaEnsino BásicoO presente relatório de estágio foi concretizado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Teve como principal objetivo estudar de que forma uma visita de estudo virtual, ao Parque Infante D. Pedro, motiva e promove aprendizagens de Ciências Naturais e Matemática de alunos do 5.º ano do Ensino Básico. Para a concretização deste estudo, foi realizado uma experiência pedagógica que envolveu uma visita de estudo virtual enquadrada no projeto EduPARK. Assim, este estudo pretende dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) De que forma as Visitas de Estudo Virtuais ao Parque Infante D. Pedro promovem conhecimentos nos alunos do 5.º ano? (II) Qual a motivação demonstrada pelos alunos quando desenvolvem a atividade de exploração da aplicação móvel EduPARK? (iii) Que constrangimentos sentiram os alunos durante a Visita de Estudo Virtual ao Parque Infante D. Pedro?. Para dar resposta às questões apresentadas foi realizado um estudo de natureza qualitativa que envolveu uma visita de estudo virtual ao Parque Infante D. Pedro dividida em cinco sessões. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e foi realizado no ano letivo 2021/2022 numa escola básica do distrito de Aveiro. Os participantes foram 23 alunos do 5.º ano do Ensino Básico. Os resultados obtidos demonstram que as a visita virtual promove a motivação e o interesse dos alunos nomeadamente por terem usado um dispositivo móvel no processo de ensino e aprendizagem, assim como a aprendizagem de novos conhecimentos de Ciências Naturais e Matemática. Contudo, registaram-se algumas dificuldades, nomeadamente a nível de orientação no espaço, durante a visita virtual ao Parque Infante D. Pedro.This internship report was carried out in order to obtain the Master's degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education, and Mathematics and Natural Sciences for the 2nd Cycle of Basic Education. Its main objective was to study how a virtual field trip to Parque Infante D. Pedro motivates the learning of Natural Sciences and Mathematics for students in the 5th year of Basic Education. In order to carry out this study, the project was carried out, involving a virtual study visit as part of the EduPARK project. Thus, this study aims to answer the following research questions: (i) How do Virtual Study Tours to Parque Infante D. Pedro promote knowledge in 5th grade students? (II) What is the motivation shown by the students when they develop the activity of exploring the EduPARK mobile application? (iii) What constraints did the students felt during the Virtual Study Visit to Parque Infante D. Pedro? To answer the presented questions, a study of a qualitative nature was carried out, which involved a virtual study visit to Parque Infante D. Pedro divided into five sessions. The study followed a qualitative methodology and was carried out in the academic year 2021/2022 in a basic school in the district of Aveiro. The participants were 23 students from the 5th year of Basic Education. The results obtained demonstrate that the tasks developed promote students' motivation and interest, as well as the learning of new knowledge in Natural Sciences and Mathematics. However, there were some difficulties, namely in terms of orientation, in the virtual visit to Parque Infante D. Pedro.2023-01-31T14:38:58Z2022-12-06T00:00:00Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36148porSimões, Cátia Raquel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:42Zoai:ria.ua.pt:10773/36148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.513288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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