Visita de estudo virtual ao Parque da Cidade: uma experiência pedagógica com alunos do 5º ano no âmbito do Projeto EduPARK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Cátia Raquel Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36148
Resumo: O presente relatório de estágio foi concretizado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Teve como principal objetivo estudar de que forma uma visita de estudo virtual, ao Parque Infante D. Pedro, motiva e promove aprendizagens de Ciências Naturais e Matemática de alunos do 5.º ano do Ensino Básico. Para a concretização deste estudo, foi realizado uma experiência pedagógica que envolveu uma visita de estudo virtual enquadrada no projeto EduPARK. Assim, este estudo pretende dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) De que forma as Visitas de Estudo Virtuais ao Parque Infante D. Pedro promovem conhecimentos nos alunos do 5.º ano? (II) Qual a motivação demonstrada pelos alunos quando desenvolvem a atividade de exploração da aplicação móvel EduPARK? (iii) Que constrangimentos sentiram os alunos durante a Visita de Estudo Virtual ao Parque Infante D. Pedro?. Para dar resposta às questões apresentadas foi realizado um estudo de natureza qualitativa que envolveu uma visita de estudo virtual ao Parque Infante D. Pedro dividida em cinco sessões. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e foi realizado no ano letivo 2021/2022 numa escola básica do distrito de Aveiro. Os participantes foram 23 alunos do 5.º ano do Ensino Básico. Os resultados obtidos demonstram que as a visita virtual promove a motivação e o interesse dos alunos nomeadamente por terem usado um dispositivo móvel no processo de ensino e aprendizagem, assim como a aprendizagem de novos conhecimentos de Ciências Naturais e Matemática. Contudo, registaram-se algumas dificuldades, nomeadamente a nível de orientação no espaço, durante a visita virtual ao Parque Infante D. Pedro.
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