As ações epistémicas na construção do novo conhecimento matemático e no desenvolvimento do pensamento algébrico
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22976 |
Resumo: | Neste artigo discute-se como alunos do 5.º ano de escolaridade constroem um novo conhecimento matemático, a partir de conhecimentos adquiridos em aprendizagens anteriores. Na investigação que suporta este artigo, adotaram-se os modelos teórico AiC (Abstraction in Context) e teórico e metodológico RBC+C (Recognizing, Building-with, Constructing, Consolidation) para compreender como decorreu o processo de abstração durante a realização de tarefas com natureza algébrica. Analisou-se como os alunos mobilizaram e reorganizaram conhecimentos e procedimentos matemáticos. Pretendeu-se compreender como surgiram e se relacionaram as ações epistémicas do modelo RBC+C, as subcategorias de análise definidas no âmbito desta investigação e que influência tiveram essas relações na construção do novo conhecimento matemático. A nova construção matemática surge associada ao desenvolvimento do pensamento algébrico. Seguiu-se uma abordagem qualitativa e concluiu-se que a relação estabelecida entre as ações epistémicas Recognizing e Building-with foi essencial para o desenvolvimento da nova construção. A manifestação de Constructing e de Consolidation revelou que alunos deste nível etário conseguem estabelecer com sucesso algumas relações algébricas, compreender e utilizar linguagem simbólica. Estes alunos, ainda sem conhecimento e domínio algébrico, evidenciaram ganhos matemáticos com a resolução de tarefas com as quais se pretendia promover o pensamento algébrico, reforçando, assim, a corrente do early algebra. |
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As ações epistémicas na construção do novo conhecimento matemático e no desenvolvimento do pensamento algébricoAs ações epistémicas na construção do novo conhecimento matemático e no desenvolvimento do pensamento algébricoArtigosNeste artigo discute-se como alunos do 5.º ano de escolaridade constroem um novo conhecimento matemático, a partir de conhecimentos adquiridos em aprendizagens anteriores. Na investigação que suporta este artigo, adotaram-se os modelos teórico AiC (Abstraction in Context) e teórico e metodológico RBC+C (Recognizing, Building-with, Constructing, Consolidation) para compreender como decorreu o processo de abstração durante a realização de tarefas com natureza algébrica. Analisou-se como os alunos mobilizaram e reorganizaram conhecimentos e procedimentos matemáticos. Pretendeu-se compreender como surgiram e se relacionaram as ações epistémicas do modelo RBC+C, as subcategorias de análise definidas no âmbito desta investigação e que influência tiveram essas relações na construção do novo conhecimento matemático. A nova construção matemática surge associada ao desenvolvimento do pensamento algébrico. Seguiu-se uma abordagem qualitativa e concluiu-se que a relação estabelecida entre as ações epistémicas Recognizing e Building-with foi essencial para o desenvolvimento da nova construção. A manifestação de Constructing e de Consolidation revelou que alunos deste nível etário conseguem estabelecer com sucesso algumas relações algébricas, compreender e utilizar linguagem simbólica. Estes alunos, ainda sem conhecimento e domínio algébrico, evidenciaram ganhos matemáticos com a resolução de tarefas com as quais se pretendia promover o pensamento algébrico, reforçando, assim, a corrente do early algebra.This article discusses how 5th grade students construct new mathematical knowledge, from knowledge acquired in previous learning experiences. We adopted the AiC (Abstraction in Context) theoretical model and the RBC+C (Recognizing, Building-with, Constructing, Consolidation) theoretical and methodological model in order to understand how the abstraction process occurred during students’ completion of algebraic tasks. We focused on how students mobilized and reorganized mathematical knowledge and procedures to solve the tasks. The aim was to understand how the epistemic actions of the RBC+C model and the subcategories of analysis defined in the scope of this research emerged, how they related to each other, and what influence those relationships had in the construction of new mathematical knowledge. In this study, new mathematical construction is associated with the development of algebraic thinking. Following a qualitative approach, we concluded that the relationship between the epistemic actions Recognizing and Building-with was essential for the development of new mathematical knowledge. The manifestation of the Constructing and Consolidation epistemic actions revealed that students of this age level can successfully establish some algebraic relations, and they can understand and use symbolic language. These students, who still had no significant knowledge in algebra, evidenced mathematical gains with the resolution of tasks, which intended to promote algebraic thinking, thus reinforcing the approach of early algebra.APM - Associação de Professores de Matemática2019-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22976por2183-28380872-3915Pimenta, CoráliaSaraiva, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:04Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:30.499147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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