Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cátia Alexandra de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3372
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso realizado ao longo das diferentes práticas de ensino supervisionadas, nomeadamente em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com evidências críticas e fundamentadas das diversas situações vividas, das aprendizagens realizadas e das dificuldades que surgiram. As aprendizagens mais relevantes prendem-se com a importância da gestão do ambiente educativo, com o trabalho colaborativo, com as relações e interações com a comunidade educativa, com a escuta da criança e com a avaliação das aprendizagens. Na segunda parte é apresentada a dimensão de investigação deste relatório, realizado com um grupo de crianças de um Jardim de Infância pertencente à rede pública do Ministério da Educação, localizado no centro litoral do país. Esta investigação, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em torno da identificação e compreensão das conceções das crianças em idade pré-escolar, dos quatro aos seis anos, sobre a escrita, antes e após a implementação de uma sequência de atividades que teve como objetivo o confronto das hipóteses concetuais das crianças com nova informação e a realização de novas descobertas. Os dados recolhidos evidenciaram que no início da investigação as crianças apresentavam diferentes conhecimentos sobre a escrita e que estas conceções foram progredindo ao longo do tempo.
id RCAP_f13e32ff67ff6cc98f35730351746954
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicoas conceções de um grupo de crianças, em idade pré-escolar, sobre a escritaEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloEscritaLinguagemDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso realizado ao longo das diferentes práticas de ensino supervisionadas, nomeadamente em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com evidências críticas e fundamentadas das diversas situações vividas, das aprendizagens realizadas e das dificuldades que surgiram. As aprendizagens mais relevantes prendem-se com a importância da gestão do ambiente educativo, com o trabalho colaborativo, com as relações e interações com a comunidade educativa, com a escuta da criança e com a avaliação das aprendizagens. Na segunda parte é apresentada a dimensão de investigação deste relatório, realizado com um grupo de crianças de um Jardim de Infância pertencente à rede pública do Ministério da Educação, localizado no centro litoral do país. Esta investigação, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em torno da identificação e compreensão das conceções das crianças em idade pré-escolar, dos quatro aos seis anos, sobre a escrita, antes e após a implementação de uma sequência de atividades que teve como objetivo o confronto das hipóteses concetuais das crianças com nova informação e a realização de novas descobertas. Os dados recolhidos evidenciaram que no início da investigação as crianças apresentavam diferentes conhecimentos sobre a escrita e que estas conceções foram progredindo ao longo do tempo.Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deGamboa, Maria José NascimentoMilhano, Sandrina Diniz FernandesIC-OnlinePereira, Cátia Alexandra de Oliveira2018-07-27T14:28:39Z2018-06-252018-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3372TID:201956640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:04Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:30.076151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
as conceções de um grupo de crianças, em idade pré-escolar, sobre a escrita
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Pereira, Cátia Alexandra de Oliveira
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Escrita
Linguagem
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Pereira, Cátia Alexandra de Oliveira
author_facet Pereira, Cátia Alexandra de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de
Gamboa, Maria José Nascimento
Milhano, Sandrina Diniz Fernandes
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cátia Alexandra de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Escrita
Linguagem
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Escrita
Linguagem
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso realizado ao longo das diferentes práticas de ensino supervisionadas, nomeadamente em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com evidências críticas e fundamentadas das diversas situações vividas, das aprendizagens realizadas e das dificuldades que surgiram. As aprendizagens mais relevantes prendem-se com a importância da gestão do ambiente educativo, com o trabalho colaborativo, com as relações e interações com a comunidade educativa, com a escuta da criança e com a avaliação das aprendizagens. Na segunda parte é apresentada a dimensão de investigação deste relatório, realizado com um grupo de crianças de um Jardim de Infância pertencente à rede pública do Ministério da Educação, localizado no centro litoral do país. Esta investigação, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em torno da identificação e compreensão das conceções das crianças em idade pré-escolar, dos quatro aos seis anos, sobre a escrita, antes e após a implementação de uma sequência de atividades que teve como objetivo o confronto das hipóteses concetuais das crianças com nova informação e a realização de novas descobertas. Os dados recolhidos evidenciaram que no início da investigação as crianças apresentavam diferentes conhecimentos sobre a escrita e que estas conceções foram progredindo ao longo do tempo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27T14:28:39Z
2018-06-25
2018-06-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3372
TID:201956640
url http://hdl.handle.net/10400.8/3372
identifier_str_mv TID:201956640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136969479946240