Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos Inciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Isabel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Borralho, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17732
Resumo: Apresentam-se os resultados parciais de um projeto de investigação em curso “Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: relações com as aprendizagens”. A ideia central do projecto é caracterizar as práticas avaliativas que ocorrem nas salas de aula de matemática nos anos iniciais em contextos brasileiros e portugueses. A metodologia de investigação é eminentemente qualitativa (entrevistas a professores e alunos e observação de aulas). Os resultados preliminares mostram que as concepções e as práticas de avaliação dos professores participantes revelaram-se, em geral, algo desfasadas do que consta nos programas e nas orientações internacionais sobre a matéria. Mas, além disso, o que foi talvez mais surpreendente foi ter-se verificado que as práticas de avaliação dos professores, em geral, não pareceram estar articuladas com as suas práticas de ensino (em anos sem avaliação externa) e mais articuladas em anos de escolaridade com avaliação externa. Um outro resultado bastante evidente é que para a maioria dos professores participantes há questões conceptuais que, no domínio da avaliação, não estão resolvidas, tais como o próprio conceito de avaliação, os seus propósitos e funções, as suas modalidades e as respectivas naturezas.
id RCAP_f15b4d3bf6b6b2e75cb248fb38e7238c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17732
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos InciaisPráticas avaliativasAvaliação das aprendizagens em MatemáticaEnsino básicoApresentam-se os resultados parciais de um projeto de investigação em curso “Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: relações com as aprendizagens”. A ideia central do projecto é caracterizar as práticas avaliativas que ocorrem nas salas de aula de matemática nos anos iniciais em contextos brasileiros e portugueses. A metodologia de investigação é eminentemente qualitativa (entrevistas a professores e alunos e observação de aulas). Os resultados preliminares mostram que as concepções e as práticas de avaliação dos professores participantes revelaram-se, em geral, algo desfasadas do que consta nos programas e nas orientações internacionais sobre a matéria. Mas, além disso, o que foi talvez mais surpreendente foi ter-se verificado que as práticas de avaliação dos professores, em geral, não pareceram estar articuladas com as suas práticas de ensino (em anos sem avaliação externa) e mais articuladas em anos de escolaridade com avaliação externa. Um outro resultado bastante evidente é que para a maioria dos professores participantes há questões conceptuais que, no domínio da avaliação, não estão resolvidas, tais como o próprio conceito de avaliação, os seus propósitos e funções, as suas modalidades e as respectivas naturezas.CAPES/FCTNAVE2016-03-03T18:05:59Z2016-03-032015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17732http://hdl.handle.net/10174/17732porLucena, I., Borralho, A., Gonçalves, T. & Barbosa, E. (2015). Práticas avaliativas em sala de matemática nos anos iniciais. In R. Leite (Ed.), Actas do VI Congresso Internacional de Avaliação Educacional (avaliação Educacional: Veredas e Experiências Educacionais). Fortaleza: NAVE (Universidade Federal do Ceará)DPEilucena19@gmail.comamab@uevora.pt229Lucena, IsabelBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:46.109028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos Inciais
title Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos Inciais
spellingShingle Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos Inciais
Lucena, Isabel
Práticas avaliativas
Avaliação das aprendizagens em Matemática
Ensino básico
title_short Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos Inciais
title_full Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos Inciais
title_fullStr Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos Inciais
title_full_unstemmed Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos Inciais
title_sort Práticas Avaliativas em Sala de Matemática nos Anos Inciais
author Lucena, Isabel
author_facet Lucena, Isabel
Borralho, António
author_role author
author2 Borralho, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Isabel
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas avaliativas
Avaliação das aprendizagens em Matemática
Ensino básico
topic Práticas avaliativas
Avaliação das aprendizagens em Matemática
Ensino básico
description Apresentam-se os resultados parciais de um projeto de investigação em curso “Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: relações com as aprendizagens”. A ideia central do projecto é caracterizar as práticas avaliativas que ocorrem nas salas de aula de matemática nos anos iniciais em contextos brasileiros e portugueses. A metodologia de investigação é eminentemente qualitativa (entrevistas a professores e alunos e observação de aulas). Os resultados preliminares mostram que as concepções e as práticas de avaliação dos professores participantes revelaram-se, em geral, algo desfasadas do que consta nos programas e nas orientações internacionais sobre a matéria. Mas, além disso, o que foi talvez mais surpreendente foi ter-se verificado que as práticas de avaliação dos professores, em geral, não pareceram estar articuladas com as suas práticas de ensino (em anos sem avaliação externa) e mais articuladas em anos de escolaridade com avaliação externa. Um outro resultado bastante evidente é que para a maioria dos professores participantes há questões conceptuais que, no domínio da avaliação, não estão resolvidas, tais como o próprio conceito de avaliação, os seus propósitos e funções, as suas modalidades e as respectivas naturezas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-01T00:00:00Z
2016-03-03T18:05:59Z
2016-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17732
http://hdl.handle.net/10174/17732
url http://hdl.handle.net/10174/17732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lucena, I., Borralho, A., Gonçalves, T. & Barbosa, E. (2015). Práticas avaliativas em sala de matemática nos anos iniciais. In R. Leite (Ed.), Actas do VI Congresso Internacional de Avaliação Educacional (avaliação Educacional: Veredas e Experiências Educacionais). Fortaleza: NAVE (Universidade Federal do Ceará)
DPE
ilucena19@gmail.com
amab@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv NAVE
publisher.none.fl_str_mv NAVE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136580427841536