Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/349 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado na área científica de Gestão, Especialidade de Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, orientada pelo Professor Doutor Filipe Coelho. |
id |
RCAP_f1616a2f2fe9d819a4f423a3ea69db48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/349 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêuticaMarcaValor da marcaDeterminantes do valor da marcaDissertação de Mestrado na área científica de Gestão, Especialidade de Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, orientada pelo Professor Doutor Filipe Coelho.O objectivo central deste trabalho de investigação é identificar as determinantes do valor da marca no contexto de um estudo de caso na indústria farmacêutica em Portugal. Este trabalho procura também sugerir orientações que permitam à empresa maximizar o valor da sua marca. A realização de um trabalho de investigação com estes objectivos justifica-se porque a marca e o valor que lhe está associado representam vantagens competitivas para a empresa detentora da marca. Assim, perceber quais as determinantes do valor associado à marca é perceber também como a empresa se poderá posicionar num mercado cada vez mais concorrencial e maduro, podendo desta forma promover e estimular determinantes essenciais com o objectivo de aportar mais valor para a marca. As hipóteses desenvolvidas foram testadas partindo de uma amostra de 83 questionários, aplicados junto de país a nível nacional que se encontram numa fase pré-natal. Da análise, resultou que o valor associado à marca é essencialmente explicado pelas seguintes variáveis: preço prémio, valor percepcionado e inovação. Estes resultados realçam a importância que variáveis relacionadas com a oferta da organização têm na formação e consolidação do valor associado à marca. Por outro lado, sublinham a importância que estratégias orientadas para a construção da marca têm na diferenciação da oferta, ou seja, na construção de vantagens competitivas sustentáveis e de elementos de diferenciação.IC-OnlineJorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões2010-12-10T09:35:11Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:25.289157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica |
title |
Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica |
spellingShingle |
Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica Jorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões Marca Valor da marca Determinantes do valor da marca |
title_short |
Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica |
title_full |
Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica |
title_fullStr |
Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica |
title_full_unstemmed |
Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica |
title_sort |
Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica |
author |
Jorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões |
author_facet |
Jorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Valor da marca Determinantes do valor da marca |
topic |
Marca Valor da marca Determinantes do valor da marca |
description |
Dissertação de Mestrado na área científica de Gestão, Especialidade de Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, orientada pelo Professor Doutor Filipe Coelho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-10T09:35:11Z 2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/349 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136949640888320 |