Jogo: condições facilitadoras para o desenvolvimento da oralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Daniela Maria Viana do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9505
Resumo: A escola, no decorrer dos últimos anos, tem sofrido muitas alterações. Como tal, hoje, os professores não devem aceitar ser meros transmissores do saber, antes pelo contrário, devem ser facilitadores da aprendizagem, num ambiente onde todos os envolvidos trabalham no mesmo sentido, com o intuito de criar condições para que os alunos estejam motivados para a aprendizagem e queiram atingir um certo grau de autonomia ao longo deste processo. Apesar deste pressuposto se verificar em todas as áreas disciplinares, focar-me-ei, ao longo do presente trabalho, no ensino de línguas estrangeiras, sendo fundamental que os alunos de línguas sejam capazes de, ao longo de uma conversa, compreender e serem compreendidos, contribuindo para o desenvolvimento da sua autonomia. Considerei pertinente tentar perceber de que forma é que a interação oral é desenvolvida em contexto de sala de aula e como é que o jogo poderá contribuir para o desenvolvimento da mesma. A escolha desta temática surgiu a partir da reflexão sobre a minha prática educativa realizada no 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico. Para a realização deste trabalho baseei-me na análise de algumas planificações dinamizadas no estágio e na implementação de questionários a professores e alunos de línguas estrangeiras. Concluí-o tecendo as minhas considerações finais, onde fiz um balanço sobre o meu percurso e o seu contributo para a minha formação profissional e pessoal, refletindo sobre as questões centrais deste trabalho.
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