Ensinar e aprender a aprender: desenvolvimento de estratégias metacognitivas no ensino/aprendizagem da geologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15295 |
Resumo: | Este estudo centra-se no processo ensino/aprendizagem das ciências e procura investigar até que ponto uma abordagem de incidência meta.cognitiva promove nos alunos uma aprendizagem mais significativa, tomando-os cada vez mais eficazes na resolução de problemas. A sociedade dos nossos dias exige dos cidadãos um elevado potencial cognitivo e meta.cognitivo, do qual a realidade escolar se deve aproximar, estimulando o desenvolvimento das ne-cessárias competências e atitudes. O corpo do trabalho é constituído por duas componentes diferenciadas, mas que interagem em busca da necessária complementaridade: uma componente teórica que procura reunir os conceitos fundamentais que as vertentes epistemológicas, psicológica, pedagógica e metodológica integram, no sentido de conferir ao ensino/aprendizagem das ciências a coerência equalidade tão reclamadas; uma componente empírica que visa investigar no campo, em contexto de sala de aula, os princípios e referenciais teóricos; esta componente foi desenvolvida na Escola Básica 2,3 de Borba, com alunos do 7° ano de escolaridade e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (conteúdos de geologia). Na tentativa de obter um conhecimento mais profundo do complexo fenómeno que é a educação, recorreu-se nesta investigação ao contributo complementar dos procedimentos quantitativos e qualitativos (entrevistas e análise de conteúdo do material escrito, neste caso). Na vertente quantitativa, optou-se por um desenho quase-experimental com grupo de controlo não equivalente. O desenho empírico envolveu quatro turmas e duas professoras (profes-sora-investigadora eprofessora.-colaboradora). Duas das turmas funcionaram como grupos experimentais e as outras duas como grupos de controlo. Cada uma das professoras teve a seu cargo um grupo experimental e um grupo de controlo. Os resultados obtidos apontam para alguma vantagem final para os grupos experimentais, no que respeita à mudança nos domínios em estudo: cognitivo eafectivo. No domínio cognitivo, a abordagem experimental parece, em concreto, ter sido particularmente favorável ao desenvolvimento da competência de 1V leitura; à compreensão dos fenómenos geológicos; à formação e des-envolvimento de conceitos científicos; à organização do conhecimento e à estruturação do pensamento. No domínio afectivo, a influência da abordagem experimental destaca-se, principalmente, ao nível da promoção de uma atitude mais favorável ao exercício e às competências de pensar e aprender ciências, revelando os alunos maior satisfação pela aprendizagem da disciplina e alguma tomada de consciência das dificuldades e da. complexidade das aprendizagens. Esta atitude consciente, que foi nosso objectivo promover, conduz o aluno de uma situação de dependência para uma situação de autonomia na aprendizagem. Por sua vez, essa autonomia desencadeia uma série de mecanismos cognitivos e afectivos que o impelem para a procura do conhecimento ou, por outras palavras, para uma educação ao longo de toda a vida. v *** - Abstract - This present study is centered on the process of teaching/learning sciences and its aim is to investigate to what extent a metacognitive incidence approach promotes a more significative learning on the students. Our society demands from the citizens a high cognitive and metacognitive potential, to which the school reality ought to come closer, stimulating the development of the competences and altitudes needed. The body of this work has two distinct components interacting in search for complementarity: A theoretic component which tries to bring together the fundamental concepts which the episthemologic, psychological, pedagogical and methodologic areal integrate in order to confer to the teaching/learning of sciences the coherence and quality which are much claimed. An empirical component which aims at investigating in the field, in the context of the classroom, the theoretic principles and references. This component was developed at the Escola Básica 2,3 from Borba, with pupils from the 7th grade and in the ambit of the subject of Natural Sciences (geology contents). In the attempt to achieve a deeper knowledge of the complex phenomenon which is education, it was made use in this investigation of the complementary contribution of the quantitative and qualitative procedures (interviews and analysis of the contents of the written material, in this case). In what concerns the quantitative aspect, an almost-experimental drawing with a non-equivalent control group was chosen. The empirical drawing involved four classes and two teachers (investigating-teacher and collaborating-teacher). Two of the classes worked as experimental groups and the other two as control groups. Each teacher was in charge of one experimental group and one control group. The final results point out to some final advantage for the experimental groups in what concerns the change in the domains being studied: cognitive and affective. In the cognitive domain, the experimental approach seems to have been particularly favorable to the development of the reading skill; to the under standing vi of geological phenomena, to the formation and development of scientific concepts; to knowledge organization and to thought structuring. • In the affective domain, the influence of the experimental approach stands out mainly at the level of the promotion of a more favorable attitude towards the reinforcement of the ability to think and to learn sciences, having the pupils showed a greater satisfaction in learning the subject and some awareness of the difficulties and the complexity of the learnings. This conscious altitude, which was our aim to promote, leads the pupil from a dependence situation to an autonomous situation in the process of learning. In turn, that autonomy unchains a set of cognitive and affective mechanisms that impel him to the search of knowledge or, in other words, to an education through a lifetime. |
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O corpo do trabalho é constituído por duas componentes diferenciadas, mas que interagem em busca da necessária complementaridade: uma componente teórica que procura reunir os conceitos fundamentais que as vertentes epistemológicas, psicológica, pedagógica e metodológica integram, no sentido de conferir ao ensino/aprendizagem das ciências a coerência equalidade tão reclamadas; uma componente empírica que visa investigar no campo, em contexto de sala de aula, os princípios e referenciais teóricos; esta componente foi desenvolvida na Escola Básica 2,3 de Borba, com alunos do 7° ano de escolaridade e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (conteúdos de geologia). Na tentativa de obter um conhecimento mais profundo do complexo fenómeno que é a educação, recorreu-se nesta investigação ao contributo complementar dos procedimentos quantitativos e qualitativos (entrevistas e análise de conteúdo do material escrito, neste caso). Na vertente quantitativa, optou-se por um desenho quase-experimental com grupo de controlo não equivalente. O desenho empírico envolveu quatro turmas e duas professoras (profes-sora-investigadora eprofessora.-colaboradora). Duas das turmas funcionaram como grupos experimentais e as outras duas como grupos de controlo. Cada uma das professoras teve a seu cargo um grupo experimental e um grupo de controlo. Os resultados obtidos apontam para alguma vantagem final para os grupos experimentais, no que respeita à mudança nos domínios em estudo: cognitivo eafectivo. No domínio cognitivo, a abordagem experimental parece, em concreto, ter sido particularmente favorável ao desenvolvimento da competência de 1V leitura; à compreensão dos fenómenos geológicos; à formação e des-envolvimento de conceitos científicos; à organização do conhecimento e à estruturação do pensamento. No domínio afectivo, a influência da abordagem experimental destaca-se, principalmente, ao nível da promoção de uma atitude mais favorável ao exercício e às competências de pensar e aprender ciências, revelando os alunos maior satisfação pela aprendizagem da disciplina e alguma tomada de consciência das dificuldades e da. complexidade das aprendizagens. Esta atitude consciente, que foi nosso objectivo promover, conduz o aluno de uma situação de dependência para uma situação de autonomia na aprendizagem. Por sua vez, essa autonomia desencadeia uma série de mecanismos cognitivos e afectivos que o impelem para a procura do conhecimento ou, por outras palavras, para uma educação ao longo de toda a vida. v *** - Abstract - This present study is centered on the process of teaching/learning sciences and its aim is to investigate to what extent a metacognitive incidence approach promotes a more significative learning on the students. Our society demands from the citizens a high cognitive and metacognitive potential, to which the school reality ought to come closer, stimulating the development of the competences and altitudes needed. The body of this work has two distinct components interacting in search for complementarity: A theoretic component which tries to bring together the fundamental concepts which the episthemologic, psychological, pedagogical and methodologic areal integrate in order to confer to the teaching/learning of sciences the coherence and quality which are much claimed. An empirical component which aims at investigating in the field, in the context of the classroom, the theoretic principles and references. This component was developed at the Escola Básica 2,3 from Borba, with pupils from the 7th grade and in the ambit of the subject of Natural Sciences (geology contents). 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In the cognitive domain, the experimental approach seems to have been particularly favorable to the development of the reading skill; to the under standing vi of geological phenomena, to the formation and development of scientific concepts; to knowledge organization and to thought structuring. • In the affective domain, the influence of the experimental approach stands out mainly at the level of the promotion of a more favorable attitude towards the reinforcement of the ability to think and to learn sciences, having the pupils showed a greater satisfaction in learning the subject and some awareness of the difficulties and the complexity of the learnings. This conscious altitude, which was our aim to promote, leads the pupil from a dependence situation to an autonomous situation in the process of learning. In turn, that autonomy unchains a set of cognitive and affective mechanisms that impel him to the search of knowledge or, in other words, to an education through a lifetime.Universidade de Évora2015-09-01T10:33:13Z2015-09-012000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15295http://hdl.handle.net/10174/15295pordep C.S.teses@bib.uevora.pt676Dias, Fernanda de Jesus Abelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:25.100219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O corpo do trabalho é constituído por duas componentes diferenciadas, mas que interagem em busca da necessária complementaridade: uma componente teórica que procura reunir os conceitos fundamentais que as vertentes epistemológicas, psicológica, pedagógica e metodológica integram, no sentido de conferir ao ensino/aprendizagem das ciências a coerência equalidade tão reclamadas; uma componente empírica que visa investigar no campo, em contexto de sala de aula, os princípios e referenciais teóricos; esta componente foi desenvolvida na Escola Básica 2,3 de Borba, com alunos do 7° ano de escolaridade e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (conteúdos de geologia). Na tentativa de obter um conhecimento mais profundo do complexo fenómeno que é a educação, recorreu-se nesta investigação ao contributo complementar dos procedimentos quantitativos e qualitativos (entrevistas e análise de conteúdo do material escrito, neste caso). Na vertente quantitativa, optou-se por um desenho quase-experimental com grupo de controlo não equivalente. O desenho empírico envolveu quatro turmas e duas professoras (profes-sora-investigadora eprofessora.-colaboradora). Duas das turmas funcionaram como grupos experimentais e as outras duas como grupos de controlo. Cada uma das professoras teve a seu cargo um grupo experimental e um grupo de controlo. Os resultados obtidos apontam para alguma vantagem final para os grupos experimentais, no que respeita à mudança nos domínios em estudo: cognitivo eafectivo. No domínio cognitivo, a abordagem experimental parece, em concreto, ter sido particularmente favorável ao desenvolvimento da competência de 1V leitura; à compreensão dos fenómenos geológicos; à formação e des-envolvimento de conceitos científicos; à organização do conhecimento e à estruturação do pensamento. No domínio afectivo, a influência da abordagem experimental destaca-se, principalmente, ao nível da promoção de uma atitude mais favorável ao exercício e às competências de pensar e aprender ciências, revelando os alunos maior satisfação pela aprendizagem da disciplina e alguma tomada de consciência das dificuldades e da. complexidade das aprendizagens. Esta atitude consciente, que foi nosso objectivo promover, conduz o aluno de uma situação de dependência para uma situação de autonomia na aprendizagem. Por sua vez, essa autonomia desencadeia uma série de mecanismos cognitivos e afectivos que o impelem para a procura do conhecimento ou, por outras palavras, para uma educação ao longo de toda a vida. v *** - Abstract - This present study is centered on the process of teaching/learning sciences and its aim is to investigate to what extent a metacognitive incidence approach promotes a more significative learning on the students. Our society demands from the citizens a high cognitive and metacognitive potential, to which the school reality ought to come closer, stimulating the development of the competences and altitudes needed. The body of this work has two distinct components interacting in search for complementarity: A theoretic component which tries to bring together the fundamental concepts which the episthemologic, psychological, pedagogical and methodologic areal integrate in order to confer to the teaching/learning of sciences the coherence and quality which are much claimed. An empirical component which aims at investigating in the field, in the context of the classroom, the theoretic principles and references. This component was developed at the Escola Básica 2,3 from Borba, with pupils from the 7th grade and in the ambit of the subject of Natural Sciences (geology contents). In the attempt to achieve a deeper knowledge of the complex phenomenon which is education, it was made use in this investigation of the complementary contribution of the quantitative and qualitative procedures (interviews and analysis of the contents of the written material, in this case). In what concerns the quantitative aspect, an almost-experimental drawing with a non-equivalent control group was chosen. The empirical drawing involved four classes and two teachers (investigating-teacher and collaborating-teacher). Two of the classes worked as experimental groups and the other two as control groups. Each teacher was in charge of one experimental group and one control group. The final results point out to some final advantage for the experimental groups in what concerns the change in the domains being studied: cognitive and affective. In the cognitive domain, the experimental approach seems to have been particularly favorable to the development of the reading skill; to the under standing vi of geological phenomena, to the formation and development of scientific concepts; to knowledge organization and to thought structuring. • In the affective domain, the influence of the experimental approach stands out mainly at the level of the promotion of a more favorable attitude towards the reinforcement of the ability to think and to learn sciences, having the pupils showed a greater satisfaction in learning the subject and some awareness of the difficulties and the complexity of the learnings. This conscious altitude, which was our aim to promote, leads the pupil from a dependence situation to an autonomous situation in the process of learning. In turn, that autonomy unchains a set of cognitive and affective mechanisms that impel him to the search of knowledge or, in other words, to an education through a lifetime. |
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