Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41209 |
Resumo: | O estudo apresentado neste trabalho teve o objetivo de identificar os fatores que dificultam a efetivação da inclusão de alunos com NEE no ensino regular. Para atingir tal objetivo a metodologia utilizada foi a abordagem exploratória e explicativa seguindo o paradigma fenomenológico- interpretativo, utilizando questionários semiestruturados para a coleta de dados aplicados a profissionais da educação. Participaram da pesquisa 10 professores do Ensino Fundamental, 01 gestor, 03 supervisores, 01 professor de AEE e 01 professor de apoio. Como fundamentação contemplou-se os conceitos de inclusão e integração, fazendo um breve histórico da Educação Inclusiva, além dos dispositivos legais nos quais pautam os princípios da inclusão, bem como as concepções sobre a inclusão e seus maiores desafios, discutindo a formação de professores como elemento chave para a inclusão. os resultados da coleta de dados foram tabulados e analisados a partir de três categorias: as principais dificuldades abordadas pelos participantes, as concepções sobre a inclusão e a formação de professores. Os resultados ressaltam a formação dos professores como uma das questões fundamentais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Conclui-se que as concepções com relação à inclusão não são entendidas da mesma forma por eles. Concluiu-se também que os docentes reconhecem o direito à inclusão e sua relevância no desenvolvimento das crianças público-alvo da educação especial, porém apontam inúmeras dificuldades para que a inclusão de alunos com NEE se efetive na prática. Enfatiza-se a necessidade de formação dos professores em áreas específicas da Educação Inclusiva. No entanto, aliado a esta formação torna-se relevante uma consciência crítica deste profissional em relação à sua prática contemplando uma mudança de postura e atitudes, pois somente a formação não garante o sucesso no processo de inclusão. |
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