Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renilda Pereira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41209
Resumo: O estudo apresentado neste trabalho teve o objetivo de identificar os fatores que dificultam a efetivação da inclusão de alunos com NEE no ensino regular. Para atingir tal objetivo a metodologia utilizada foi a abordagem exploratória e explicativa seguindo o paradigma fenomenológico- interpretativo, utilizando questionários semiestruturados para a coleta de dados aplicados a profissionais da educação. Participaram da pesquisa 10 professores do Ensino Fundamental, 01 gestor, 03 supervisores, 01 professor de AEE e 01 professor de apoio. Como fundamentação contemplou-se os conceitos de inclusão e integração, fazendo um breve histórico da Educação Inclusiva, além dos dispositivos legais nos quais pautam os princípios da inclusão, bem como as concepções sobre a inclusão e seus maiores desafios, discutindo a formação de professores como elemento chave para a inclusão. os resultados da coleta de dados foram tabulados e analisados a partir de três categorias: as principais dificuldades abordadas pelos participantes, as concepções sobre a inclusão e a formação de professores. Os resultados ressaltam a formação dos professores como uma das questões fundamentais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Conclui-se que as concepções com relação à inclusão não são entendidas da mesma forma por eles. Concluiu-se também que os docentes reconhecem o direito à inclusão e sua relevância no desenvolvimento das crianças público-alvo da educação especial, porém apontam inúmeras dificuldades para que a inclusão de alunos com NEE se efetive na prática. Enfatiza-se a necessidade de formação dos professores em áreas específicas da Educação Inclusiva. No entanto, aliado a esta formação torna-se relevante uma consciência crítica deste profissional em relação à sua prática contemplando uma mudança de postura e atitudes, pois somente a formação não garante o sucesso no processo de inclusão.
id RCAP_f1cf7eb9aa88eca7ed49cc4394fb4971
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regularInclusãoConceçõesformação de ProfessoresPráticasO estudo apresentado neste trabalho teve o objetivo de identificar os fatores que dificultam a efetivação da inclusão de alunos com NEE no ensino regular. Para atingir tal objetivo a metodologia utilizada foi a abordagem exploratória e explicativa seguindo o paradigma fenomenológico- interpretativo, utilizando questionários semiestruturados para a coleta de dados aplicados a profissionais da educação. Participaram da pesquisa 10 professores do Ensino Fundamental, 01 gestor, 03 supervisores, 01 professor de AEE e 01 professor de apoio. Como fundamentação contemplou-se os conceitos de inclusão e integração, fazendo um breve histórico da Educação Inclusiva, além dos dispositivos legais nos quais pautam os princípios da inclusão, bem como as concepções sobre a inclusão e seus maiores desafios, discutindo a formação de professores como elemento chave para a inclusão. os resultados da coleta de dados foram tabulados e analisados a partir de três categorias: as principais dificuldades abordadas pelos participantes, as concepções sobre a inclusão e a formação de professores. Os resultados ressaltam a formação dos professores como uma das questões fundamentais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Conclui-se que as concepções com relação à inclusão não são entendidas da mesma forma por eles. Concluiu-se também que os docentes reconhecem o direito à inclusão e sua relevância no desenvolvimento das crianças público-alvo da educação especial, porém apontam inúmeras dificuldades para que a inclusão de alunos com NEE se efetive na prática. Enfatiza-se a necessidade de formação dos professores em áreas específicas da Educação Inclusiva. No entanto, aliado a esta formação torna-se relevante uma consciência crítica deste profissional em relação à sua prática contemplando uma mudança de postura e atitudes, pois somente a formação não garante o sucesso no processo de inclusão.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumSilva, Renilda Pereira da2022-06-28T08:44:44Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41209203028783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:38.495167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular
title Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular
spellingShingle Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular
Silva, Renilda Pereira da
Inclusão
Conceções
formação de Professores
Práticas
title_short Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular
title_full Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular
title_fullStr Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular
title_full_unstemmed Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular
title_sort Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular
author Silva, Renilda Pereira da
author_facet Silva, Renilda Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renilda Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Conceções
formação de Professores
Práticas
topic Inclusão
Conceções
formação de Professores
Práticas
description O estudo apresentado neste trabalho teve o objetivo de identificar os fatores que dificultam a efetivação da inclusão de alunos com NEE no ensino regular. Para atingir tal objetivo a metodologia utilizada foi a abordagem exploratória e explicativa seguindo o paradigma fenomenológico- interpretativo, utilizando questionários semiestruturados para a coleta de dados aplicados a profissionais da educação. Participaram da pesquisa 10 professores do Ensino Fundamental, 01 gestor, 03 supervisores, 01 professor de AEE e 01 professor de apoio. Como fundamentação contemplou-se os conceitos de inclusão e integração, fazendo um breve histórico da Educação Inclusiva, além dos dispositivos legais nos quais pautam os princípios da inclusão, bem como as concepções sobre a inclusão e seus maiores desafios, discutindo a formação de professores como elemento chave para a inclusão. os resultados da coleta de dados foram tabulados e analisados a partir de três categorias: as principais dificuldades abordadas pelos participantes, as concepções sobre a inclusão e a formação de professores. Os resultados ressaltam a formação dos professores como uma das questões fundamentais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Conclui-se que as concepções com relação à inclusão não são entendidas da mesma forma por eles. Concluiu-se também que os docentes reconhecem o direito à inclusão e sua relevância no desenvolvimento das crianças público-alvo da educação especial, porém apontam inúmeras dificuldades para que a inclusão de alunos com NEE se efetive na prática. Enfatiza-se a necessidade de formação dos professores em áreas específicas da Educação Inclusiva. No entanto, aliado a esta formação torna-se relevante uma consciência crítica deste profissional em relação à sua prática contemplando uma mudança de postura e atitudes, pois somente a formação não garante o sucesso no processo de inclusão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28T08:44:44Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41209
203028783
url http://hdl.handle.net/10400.26/41209
identifier_str_mv 203028783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130038642147328