A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Eduardo Miguel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48538
Resumo: Este projeto de dissertação foi desenvolvido em parceria com a Rangel Internacional Aérea e Marítima, constitui uma etapa decisiva para a conclusão do mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Centrado na influência da gestão do front office sobre a qualidade de serviço e na perceção dos clientes, este estudo alinha-se com os objetivos estratégicos de desenvolvimento de negócios da Rangel. Com a recente implementação de um novo sistema de gestão, sendo este a principal fonte de informação dos dados referentes á qualidade do serviço o projeto explora como essa mudança poderá afetar os indicadores definidos e a eficiência do front office. Utilizando o ciclo PDCA para uma abordagem metodológica sistemática, o estudo abrange desde o planejamento e implementação até a verificação e ação. A pesquisa aprofunda-se na identificação e análise dos serviços prestados pelo front office e na sua interação com os clientes, enfocando o monitoramento da gestão e do desempenho dos seus serviços com o objetivo da excelência operacional e satisfação dos seus clientes. Um aspeto distintivo deste estudo é a adoção da metodologia SERVQUAL na fase de ação. Esta metodologia é utilizada para compreender em profundidade a perceção dos clientes sobre os serviços prestados, algo não realizado e crucial para enriquecer a experiência do cliente e aumentar a eficácia do front office, ressoando com os valores e objetivos da Rangel. O relatório encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo oferece uma base teórica sobre o papel do front office na gestão do relacionamento com o cliente, abordando os níveis de serviço e satisfação do cliente, bem como os fatores de qualidade e indicadores de desempenho. O segundo capítulo proporciona uma visão abrangente da Rangel Logistics Solutions, com foco na sua divisão Aérea e Marítima e no front office, discutindo suas principais tarefas e indicadores atuais de serviço, fundamentais para a análise e comparação no estudo. O terceiro capítulo é o coração do estudo, onde são apresentadas sugestões para aprimorar os indicadores de qualidade do front office. Através da análise de dados internos e fontes externas, o estudo proporciona insights valiosos para a melhoria contínua dos processos de negócios e satisfação do cliente, alinhando-se estrategicamente com os objetivos da organização.
id RCAP_f1f692239f3a20d83b69172a6e59c342
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócioFront OfficeQualidade de ServiçoIndicadores de DesempenhoSatisfação do ClienteService QualityPerformance IndicatorsCustomer SatisfactionEste projeto de dissertação foi desenvolvido em parceria com a Rangel Internacional Aérea e Marítima, constitui uma etapa decisiva para a conclusão do mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Centrado na influência da gestão do front office sobre a qualidade de serviço e na perceção dos clientes, este estudo alinha-se com os objetivos estratégicos de desenvolvimento de negócios da Rangel. Com a recente implementação de um novo sistema de gestão, sendo este a principal fonte de informação dos dados referentes á qualidade do serviço o projeto explora como essa mudança poderá afetar os indicadores definidos e a eficiência do front office. Utilizando o ciclo PDCA para uma abordagem metodológica sistemática, o estudo abrange desde o planejamento e implementação até a verificação e ação. A pesquisa aprofunda-se na identificação e análise dos serviços prestados pelo front office e na sua interação com os clientes, enfocando o monitoramento da gestão e do desempenho dos seus serviços com o objetivo da excelência operacional e satisfação dos seus clientes. Um aspeto distintivo deste estudo é a adoção da metodologia SERVQUAL na fase de ação. Esta metodologia é utilizada para compreender em profundidade a perceção dos clientes sobre os serviços prestados, algo não realizado e crucial para enriquecer a experiência do cliente e aumentar a eficácia do front office, ressoando com os valores e objetivos da Rangel. O relatório encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo oferece uma base teórica sobre o papel do front office na gestão do relacionamento com o cliente, abordando os níveis de serviço e satisfação do cliente, bem como os fatores de qualidade e indicadores de desempenho. O segundo capítulo proporciona uma visão abrangente da Rangel Logistics Solutions, com foco na sua divisão Aérea e Marítima e no front office, discutindo suas principais tarefas e indicadores atuais de serviço, fundamentais para a análise e comparação no estudo. O terceiro capítulo é o coração do estudo, onde são apresentadas sugestões para aprimorar os indicadores de qualidade do front office. Através da análise de dados internos e fontes externas, o estudo proporciona insights valiosos para a melhoria contínua dos processos de negócios e satisfação do cliente, alinhando-se estrategicamente com os objetivos da organização.This dissertation was developed in partnership with Rangel International Air and Sea, constituting a crucial stage for the completion of the master's degree in Logistics and Supply Chain Management. Focused on the influence of front office management on service quality and customer perception, this study aligns with Rangel's strategic business development objectives. With the recent implementation of a new management system, which is the main source of data regarding service quality, the project explores how this change might affect the defined indicators and the efficiency of the front office. Using the PDCA cycle for a systematic methodological approach, the study covers the planning, implementation to verification and action. The research delves into identifying and analyzing the services provided by the front office and its interaction with customers, focusing on monitoring management and the performance of its services with the goal of operational excellence and customer satisfaction. A distinctive aspect of this study is the adoption of the SERVQUAL methodology in the action phase. This methodology is used to deeply understand customer perceptions of the services provided, something not previously done and crucial to enriching the customer experience and increasing the effectiveness of the front office, resonating with Rangel's values and objectives. The report is structured into three chapters. The first chapter provides a theoretical foundation about the role of the front office in customer relationship management, addressing service levels and customer satisfaction, as well as quality factors and performance indicators. The second chapter offers a comprehensive view of Rangel Logistics Solutions, focusing on its Air and Sea division and the front office, discussing its main tasks and current service indicators, fundamental for analysis and comparison in the study. The third chapter is the heart of the study, where suggestions to improve the quality indicators of the front office are presented. Through the analysis of internal data and external sources, the study provides valuable insights for the continuous improvement of business processes and customer satisfaction, strategically aligning with the organization's objectives.Rousseau, JoséVaz, VirgílioRepositório ComumMesquita, Eduardo Miguel2023-12-18T11:28:55Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48538TID:203477251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T04:56:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:25.850254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio
title A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio
spellingShingle A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio
Mesquita, Eduardo Miguel
Front Office
Qualidade de Serviço
Indicadores de Desempenho
Satisfação do Cliente
Service Quality
Performance Indicators
Customer Satisfaction
title_short A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio
title_full A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio
title_fullStr A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio
title_full_unstemmed A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio
title_sort A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio
author Mesquita, Eduardo Miguel
author_facet Mesquita, Eduardo Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rousseau, José
Vaz, Virgílio
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Eduardo Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Front Office
Qualidade de Serviço
Indicadores de Desempenho
Satisfação do Cliente
Service Quality
Performance Indicators
Customer Satisfaction
topic Front Office
Qualidade de Serviço
Indicadores de Desempenho
Satisfação do Cliente
Service Quality
Performance Indicators
Customer Satisfaction
description Este projeto de dissertação foi desenvolvido em parceria com a Rangel Internacional Aérea e Marítima, constitui uma etapa decisiva para a conclusão do mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Centrado na influência da gestão do front office sobre a qualidade de serviço e na perceção dos clientes, este estudo alinha-se com os objetivos estratégicos de desenvolvimento de negócios da Rangel. Com a recente implementação de um novo sistema de gestão, sendo este a principal fonte de informação dos dados referentes á qualidade do serviço o projeto explora como essa mudança poderá afetar os indicadores definidos e a eficiência do front office. Utilizando o ciclo PDCA para uma abordagem metodológica sistemática, o estudo abrange desde o planejamento e implementação até a verificação e ação. A pesquisa aprofunda-se na identificação e análise dos serviços prestados pelo front office e na sua interação com os clientes, enfocando o monitoramento da gestão e do desempenho dos seus serviços com o objetivo da excelência operacional e satisfação dos seus clientes. Um aspeto distintivo deste estudo é a adoção da metodologia SERVQUAL na fase de ação. Esta metodologia é utilizada para compreender em profundidade a perceção dos clientes sobre os serviços prestados, algo não realizado e crucial para enriquecer a experiência do cliente e aumentar a eficácia do front office, ressoando com os valores e objetivos da Rangel. O relatório encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo oferece uma base teórica sobre o papel do front office na gestão do relacionamento com o cliente, abordando os níveis de serviço e satisfação do cliente, bem como os fatores de qualidade e indicadores de desempenho. O segundo capítulo proporciona uma visão abrangente da Rangel Logistics Solutions, com foco na sua divisão Aérea e Marítima e no front office, discutindo suas principais tarefas e indicadores atuais de serviço, fundamentais para a análise e comparação no estudo. O terceiro capítulo é o coração do estudo, onde são apresentadas sugestões para aprimorar os indicadores de qualidade do front office. Através da análise de dados internos e fontes externas, o estudo proporciona insights valiosos para a melhoria contínua dos processos de negócios e satisfação do cliente, alinhando-se estrategicamente com os objetivos da organização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T11:28:55Z
2023-11
2023-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48538
TID:203477251
url http://hdl.handle.net/10400.26/48538
identifier_str_mv TID:203477251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137162604576768