A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48538 |
Resumo: | Este projeto de dissertação foi desenvolvido em parceria com a Rangel Internacional Aérea e Marítima, constitui uma etapa decisiva para a conclusão do mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Centrado na influência da gestão do front office sobre a qualidade de serviço e na perceção dos clientes, este estudo alinha-se com os objetivos estratégicos de desenvolvimento de negócios da Rangel. Com a recente implementação de um novo sistema de gestão, sendo este a principal fonte de informação dos dados referentes á qualidade do serviço o projeto explora como essa mudança poderá afetar os indicadores definidos e a eficiência do front office. Utilizando o ciclo PDCA para uma abordagem metodológica sistemática, o estudo abrange desde o planejamento e implementação até a verificação e ação. A pesquisa aprofunda-se na identificação e análise dos serviços prestados pelo front office e na sua interação com os clientes, enfocando o monitoramento da gestão e do desempenho dos seus serviços com o objetivo da excelência operacional e satisfação dos seus clientes. Um aspeto distintivo deste estudo é a adoção da metodologia SERVQUAL na fase de ação. Esta metodologia é utilizada para compreender em profundidade a perceção dos clientes sobre os serviços prestados, algo não realizado e crucial para enriquecer a experiência do cliente e aumentar a eficácia do front office, ressoando com os valores e objetivos da Rangel. O relatório encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo oferece uma base teórica sobre o papel do front office na gestão do relacionamento com o cliente, abordando os níveis de serviço e satisfação do cliente, bem como os fatores de qualidade e indicadores de desempenho. O segundo capítulo proporciona uma visão abrangente da Rangel Logistics Solutions, com foco na sua divisão Aérea e Marítima e no front office, discutindo suas principais tarefas e indicadores atuais de serviço, fundamentais para a análise e comparação no estudo. O terceiro capítulo é o coração do estudo, onde são apresentadas sugestões para aprimorar os indicadores de qualidade do front office. Através da análise de dados internos e fontes externas, o estudo proporciona insights valiosos para a melhoria contínua dos processos de negócios e satisfação do cliente, alinhando-se estrategicamente com os objetivos da organização. |
id |
RCAP_f1f692239f3a20d83b69172a6e59c342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48538 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócioFront OfficeQualidade de ServiçoIndicadores de DesempenhoSatisfação do ClienteService QualityPerformance IndicatorsCustomer SatisfactionEste projeto de dissertação foi desenvolvido em parceria com a Rangel Internacional Aérea e Marítima, constitui uma etapa decisiva para a conclusão do mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Centrado na influência da gestão do front office sobre a qualidade de serviço e na perceção dos clientes, este estudo alinha-se com os objetivos estratégicos de desenvolvimento de negócios da Rangel. Com a recente implementação de um novo sistema de gestão, sendo este a principal fonte de informação dos dados referentes á qualidade do serviço o projeto explora como essa mudança poderá afetar os indicadores definidos e a eficiência do front office. Utilizando o ciclo PDCA para uma abordagem metodológica sistemática, o estudo abrange desde o planejamento e implementação até a verificação e ação. A pesquisa aprofunda-se na identificação e análise dos serviços prestados pelo front office e na sua interação com os clientes, enfocando o monitoramento da gestão e do desempenho dos seus serviços com o objetivo da excelência operacional e satisfação dos seus clientes. Um aspeto distintivo deste estudo é a adoção da metodologia SERVQUAL na fase de ação. Esta metodologia é utilizada para compreender em profundidade a perceção dos clientes sobre os serviços prestados, algo não realizado e crucial para enriquecer a experiência do cliente e aumentar a eficácia do front office, ressoando com os valores e objetivos da Rangel. O relatório encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo oferece uma base teórica sobre o papel do front office na gestão do relacionamento com o cliente, abordando os níveis de serviço e satisfação do cliente, bem como os fatores de qualidade e indicadores de desempenho. O segundo capítulo proporciona uma visão abrangente da Rangel Logistics Solutions, com foco na sua divisão Aérea e Marítima e no front office, discutindo suas principais tarefas e indicadores atuais de serviço, fundamentais para a análise e comparação no estudo. O terceiro capítulo é o coração do estudo, onde são apresentadas sugestões para aprimorar os indicadores de qualidade do front office. Através da análise de dados internos e fontes externas, o estudo proporciona insights valiosos para a melhoria contínua dos processos de negócios e satisfação do cliente, alinhando-se estrategicamente com os objetivos da organização.This dissertation was developed in partnership with Rangel International Air and Sea, constituting a crucial stage for the completion of the master's degree in Logistics and Supply Chain Management. Focused on the influence of front office management on service quality and customer perception, this study aligns with Rangel's strategic business development objectives. With the recent implementation of a new management system, which is the main source of data regarding service quality, the project explores how this change might affect the defined indicators and the efficiency of the front office. Using the PDCA cycle for a systematic methodological approach, the study covers the planning, implementation to verification and action. The research delves into identifying and analyzing the services provided by the front office and its interaction with customers, focusing on monitoring management and the performance of its services with the goal of operational excellence and customer satisfaction. A distinctive aspect of this study is the adoption of the SERVQUAL methodology in the action phase. This methodology is used to deeply understand customer perceptions of the services provided, something not previously done and crucial to enriching the customer experience and increasing the effectiveness of the front office, resonating with Rangel's values and objectives. The report is structured into three chapters. The first chapter provides a theoretical foundation about the role of the front office in customer relationship management, addressing service levels and customer satisfaction, as well as quality factors and performance indicators. The second chapter offers a comprehensive view of Rangel Logistics Solutions, focusing on its Air and Sea division and the front office, discussing its main tasks and current service indicators, fundamental for analysis and comparison in the study. The third chapter is the heart of the study, where suggestions to improve the quality indicators of the front office are presented. Through the analysis of internal data and external sources, the study provides valuable insights for the continuous improvement of business processes and customer satisfaction, strategically aligning with the organization's objectives.Rousseau, JoséVaz, VirgílioRepositório ComumMesquita, Eduardo Miguel2023-12-18T11:28:55Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48538TID:203477251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T04:56:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:25.850254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio |
title |
A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio |
spellingShingle |
A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio Mesquita, Eduardo Miguel Front Office Qualidade de Serviço Indicadores de Desempenho Satisfação do Cliente Service Quality Performance Indicators Customer Satisfaction |
title_short |
A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio |
title_full |
A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio |
title_fullStr |
A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio |
title_full_unstemmed |
A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio |
title_sort |
A importância da gestão do front office na experiência do cliente e desenvolvimento do negócio |
author |
Mesquita, Eduardo Miguel |
author_facet |
Mesquita, Eduardo Miguel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rousseau, José Vaz, Virgílio Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Eduardo Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Front Office Qualidade de Serviço Indicadores de Desempenho Satisfação do Cliente Service Quality Performance Indicators Customer Satisfaction |
topic |
Front Office Qualidade de Serviço Indicadores de Desempenho Satisfação do Cliente Service Quality Performance Indicators Customer Satisfaction |
description |
Este projeto de dissertação foi desenvolvido em parceria com a Rangel Internacional Aérea e Marítima, constitui uma etapa decisiva para a conclusão do mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Centrado na influência da gestão do front office sobre a qualidade de serviço e na perceção dos clientes, este estudo alinha-se com os objetivos estratégicos de desenvolvimento de negócios da Rangel. Com a recente implementação de um novo sistema de gestão, sendo este a principal fonte de informação dos dados referentes á qualidade do serviço o projeto explora como essa mudança poderá afetar os indicadores definidos e a eficiência do front office. Utilizando o ciclo PDCA para uma abordagem metodológica sistemática, o estudo abrange desde o planejamento e implementação até a verificação e ação. A pesquisa aprofunda-se na identificação e análise dos serviços prestados pelo front office e na sua interação com os clientes, enfocando o monitoramento da gestão e do desempenho dos seus serviços com o objetivo da excelência operacional e satisfação dos seus clientes. Um aspeto distintivo deste estudo é a adoção da metodologia SERVQUAL na fase de ação. Esta metodologia é utilizada para compreender em profundidade a perceção dos clientes sobre os serviços prestados, algo não realizado e crucial para enriquecer a experiência do cliente e aumentar a eficácia do front office, ressoando com os valores e objetivos da Rangel. O relatório encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo oferece uma base teórica sobre o papel do front office na gestão do relacionamento com o cliente, abordando os níveis de serviço e satisfação do cliente, bem como os fatores de qualidade e indicadores de desempenho. O segundo capítulo proporciona uma visão abrangente da Rangel Logistics Solutions, com foco na sua divisão Aérea e Marítima e no front office, discutindo suas principais tarefas e indicadores atuais de serviço, fundamentais para a análise e comparação no estudo. O terceiro capítulo é o coração do estudo, onde são apresentadas sugestões para aprimorar os indicadores de qualidade do front office. Através da análise de dados internos e fontes externas, o estudo proporciona insights valiosos para a melhoria contínua dos processos de negócios e satisfação do cliente, alinhando-se estrategicamente com os objetivos da organização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18T11:28:55Z 2023-11 2023-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48538 TID:203477251 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48538 |
identifier_str_mv |
TID:203477251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137162604576768 |