Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aérea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7923 |
Resumo: | A aviação sempre foi uma indústria muito dependente da tecnologia. Ao longo dos anos aconteceram numerosos avanços tecnológicos e mudanças com uma regularidade notável. As preocupações com a eficiência do combustível e a rentabilidade de uma companhia aérea com o aumento de medidas de segurança e tentativas de melhorar o conforto tem sido comum. Na indústria da aviação a implementação de algo novo requer que seja elaborada uma análise da mudança a efetuar, ou melhor, a gestão da mesma. A gestão da mudança é uma componente que está inserida no sistema de gestão da segurança operacional da Internacional Civil Aviation Organization e ajuda a submeter, documentar e rever as mudanças nas operações de um operador de linha aérea, ajudando a serem realizadas, implementadas e aprovadas. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo estruturar um processo de gestão da mudança tendo em conta a implementação do Electronic Flight Bag realizada por um operador de linha aérea. Um Electronic Flight Bag é um dispositivo eletrónico que contêm todo o tipo de informação com intuito de ajudar os pilotos a realizar tarefas relativas ao voo de forma mais fácil, eficiente e com menos papel a bordo. Assim, estrutura-se o processo de gestão da mudança, o nível de desenvolvimento e o impacto na segurança operacional e noutras áreas da empresa afetadas pela introdução da tecnologia EFB. A implementação do Electronic Flight Bag permitiu à empresa melhorias em termos de custos, produtividade, performance e segurança operacional. Desenvolveu-se ainda um procedimento (“Management of Change Template”) com a finalidade de orientar futuros processos de gestão da mudança. |
id |
RCAP_f227591caf261db689244b675bdec8ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7923 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aéreaAirline ManagementAviation OperationsElectronic Flight BagManagement of ChangeRiskRisk ManagementSafety Management SystemsDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaA aviação sempre foi uma indústria muito dependente da tecnologia. Ao longo dos anos aconteceram numerosos avanços tecnológicos e mudanças com uma regularidade notável. As preocupações com a eficiência do combustível e a rentabilidade de uma companhia aérea com o aumento de medidas de segurança e tentativas de melhorar o conforto tem sido comum. Na indústria da aviação a implementação de algo novo requer que seja elaborada uma análise da mudança a efetuar, ou melhor, a gestão da mesma. A gestão da mudança é uma componente que está inserida no sistema de gestão da segurança operacional da Internacional Civil Aviation Organization e ajuda a submeter, documentar e rever as mudanças nas operações de um operador de linha aérea, ajudando a serem realizadas, implementadas e aprovadas. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo estruturar um processo de gestão da mudança tendo em conta a implementação do Electronic Flight Bag realizada por um operador de linha aérea. Um Electronic Flight Bag é um dispositivo eletrónico que contêm todo o tipo de informação com intuito de ajudar os pilotos a realizar tarefas relativas ao voo de forma mais fácil, eficiente e com menos papel a bordo. Assim, estrutura-se o processo de gestão da mudança, o nível de desenvolvimento e o impacto na segurança operacional e noutras áreas da empresa afetadas pela introdução da tecnologia EFB. A implementação do Electronic Flight Bag permitiu à empresa melhorias em termos de custos, produtividade, performance e segurança operacional. Desenvolveu-se ainda um procedimento (“Management of Change Template”) com a finalidade de orientar futuros processos de gestão da mudança.Aviation has always been a technology-dependent industry. Over the years there have been numerous technological advances and changes with remarkable regularity. Concerns about fuel efficiency and the profitability of an airline with increased safety measures and attempts to improve comfort are aspects permanently addressed. In the aviation industry the implementation of something new requires that an analysis of the change to be made, or better, the management of the change is made. The process of Change management is a component embedded in the International Civil Aviation Organization's safety management system that addresses in structured manner the changes in the operations of an airline operator assisting the relevant implementation towards success. In this context, this dissertation aimed at structuring a change management process taking into account the implementation of the Electronic Flight Bag carried out by an airline operator, a technological option whose purpose is to facilitate the workload of crews during flight operations whilst to optimize the onboard information access process. In this respect the change management process, the level of development and the impact on operational safety and other areas of the company affected by the introduction of EFB technology are discussed. The implementation of the Electronic Flight Bag enabled the company to improve cost, productivity, performance and operational safety. A procedure was also developed ("Management of Change Template") to guide future processes of change management.Saúde, José Manuel Mota Lourenço daSantos, Jorge Esteves Pereira Nunes dosuBibliorumRoteia, José Ricardo Caldeira2019-12-17T17:07:15Z2017-11-172017-10-22017-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7923TID:202340120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:22.471781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aérea |
title |
Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aérea |
spellingShingle |
Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aérea Roteia, José Ricardo Caldeira Airline Management Aviation Operations Electronic Flight Bag Management of Change Risk Risk Management Safety Management Systems Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica |
title_short |
Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aérea |
title_full |
Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aérea |
title_fullStr |
Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aérea |
title_full_unstemmed |
Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aérea |
title_sort |
Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aérea |
author |
Roteia, José Ricardo Caldeira |
author_facet |
Roteia, José Ricardo Caldeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saúde, José Manuel Mota Lourenço da Santos, Jorge Esteves Pereira Nunes dos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roteia, José Ricardo Caldeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Airline Management Aviation Operations Electronic Flight Bag Management of Change Risk Risk Management Safety Management Systems Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica |
topic |
Airline Management Aviation Operations Electronic Flight Bag Management of Change Risk Risk Management Safety Management Systems Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica |
description |
A aviação sempre foi uma indústria muito dependente da tecnologia. Ao longo dos anos aconteceram numerosos avanços tecnológicos e mudanças com uma regularidade notável. As preocupações com a eficiência do combustível e a rentabilidade de uma companhia aérea com o aumento de medidas de segurança e tentativas de melhorar o conforto tem sido comum. Na indústria da aviação a implementação de algo novo requer que seja elaborada uma análise da mudança a efetuar, ou melhor, a gestão da mesma. A gestão da mudança é uma componente que está inserida no sistema de gestão da segurança operacional da Internacional Civil Aviation Organization e ajuda a submeter, documentar e rever as mudanças nas operações de um operador de linha aérea, ajudando a serem realizadas, implementadas e aprovadas. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo estruturar um processo de gestão da mudança tendo em conta a implementação do Electronic Flight Bag realizada por um operador de linha aérea. Um Electronic Flight Bag é um dispositivo eletrónico que contêm todo o tipo de informação com intuito de ajudar os pilotos a realizar tarefas relativas ao voo de forma mais fácil, eficiente e com menos papel a bordo. Assim, estrutura-se o processo de gestão da mudança, o nível de desenvolvimento e o impacto na segurança operacional e noutras áreas da empresa afetadas pela introdução da tecnologia EFB. A implementação do Electronic Flight Bag permitiu à empresa melhorias em termos de custos, produtividade, performance e segurança operacional. Desenvolveu-se ainda um procedimento (“Management of Change Template”) com a finalidade de orientar futuros processos de gestão da mudança. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17 2017-10-2 2017-11-17T00:00:00Z 2019-12-17T17:07:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/7923 TID:202340120 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/7923 |
identifier_str_mv |
TID:202340120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136377505316864 |