O método ativo no ensino da economia : experiência numa turma do 2º ano do curso profissional de técnico de secretariado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Nuno Filipe Afonso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49149
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_f238dfaabeb8d1dbc4a8afa1b5758103
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/49149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O método ativo no ensino da economia : experiência numa turma do 2º ano do curso profissional de técnico de secretariadoEnsino da economiaEducação inclusivaTrabalho de grupoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020As mais recentes indicações do Ministério da Educação sugerem que os professores centrem os seus esforços numa educação que se adeque às exigências do século XXI, garantindo aos alunos portugueses as ferramentas que lhes permitam ser autónomos, críticos, inovadores e capazes de responder aos desafios futuros. Para responder a esse propósito sugere-se uma utilização mais abrangente do Método Ativo nas salas de aula nacionais, não só para melhor integrar os princípios que devem orientar uma educação inclusiva, mas também como forma de promover nos alunos um conjunto de competências específicas que se consideram fundamentais, algo que ganha suporte também nos trabalhos de vários autores no domínio da Psicologia da Educação, em particular os relacionados com o desenvolvimento pessoal, moral e cognitivo e com a motivação. Nesse sentido, no decorrer da prática de ensino supervisionada pretendeu-se inferir efeitos na aprendizagem decorrentes do uso privilegiado no Método Ativo nas aulas da disciplina de Economia do 2º ano do curso profissional de Técnico de Secretariado. Em função do tempo disponível, entendeu-se dar preferência à utilização das metodologias de trabalho de grupo e discussão em sala de aula, integrando, sempre que se considerou pertinente, o recurso às tecnologias digitais.The latest directions from the Ministry of Education suggest that teachers focus their efforts on an education that fits the requirements of the 21st century, guaranteeing portuguese students the tools that allow them to be autonomous, critical, innovative and able to respond to future challenges. To respond to this purpose, a more comprehensive use of the Active Method in national classrooms is suggested, not only to better integrate the principles that should guide inclusive education, but also as a way of promoting in students a set of specific skills that are considered fundamental, something that also gains support in the works of several authors in the field of Educational Psychology, in particular those related to personal, moral and cognitive development and motivation. In this sense, in the course of supervised teaching practice, it was intended to infer effects on learning resulting from the privileged use of the Active Method in the classes of Economics in the 2nd year of the professional course of Secretarial Technician. Due to the time available, it was decided to give preference to the use of group work and discussion methodologies in the classroom, integrating, whenever considered relevant, the use of digital technologies.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaReis, Nuno Filipe Afonso2021-07-27T10:18:53Z20202020-12-032020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49149porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:51.882578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O método ativo no ensino da economia : experiência numa turma do 2º ano do curso profissional de técnico de secretariado
title O método ativo no ensino da economia : experiência numa turma do 2º ano do curso profissional de técnico de secretariado
spellingShingle O método ativo no ensino da economia : experiência numa turma do 2º ano do curso profissional de técnico de secretariado
Reis, Nuno Filipe Afonso
Ensino da economia
Educação inclusiva
Trabalho de grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O método ativo no ensino da economia : experiência numa turma do 2º ano do curso profissional de técnico de secretariado
title_full O método ativo no ensino da economia : experiência numa turma do 2º ano do curso profissional de técnico de secretariado
title_fullStr O método ativo no ensino da economia : experiência numa turma do 2º ano do curso profissional de técnico de secretariado
title_full_unstemmed O método ativo no ensino da economia : experiência numa turma do 2º ano do curso profissional de técnico de secretariado
title_sort O método ativo no ensino da economia : experiência numa turma do 2º ano do curso profissional de técnico de secretariado
author Reis, Nuno Filipe Afonso
author_facet Reis, Nuno Filipe Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrocínio, José Tomás, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Nuno Filipe Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da economia
Educação inclusiva
Trabalho de grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino da economia
Educação inclusiva
Trabalho de grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-03
2020-01-01T00:00:00Z
2021-07-27T10:18:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/49149
url http://hdl.handle.net/10451/49149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134557279092736