The development of citizenchip education in a Portuguese ELF classroom and beyond

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Marisa Sales Louraço
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/77598
Resumo: Fazem parte deste trabalho vários anexos de vários formatos disponíveis para consulta na BMSC - Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
id RCAP_f276171c00600ea8c66e066517e1580b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/77598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The development of citizenchip education in a Portuguese ELF classroom and beyondValores democráticosCidadania para a Educação Intercultural (ICE)Educação para a Cidadania Democrática (EDC)Competência (Comunicativa) Intercultural (ICC)Ensino de Línguas Estrangeiras (FLT)Consciência Cultural (Crítica)ReflexãoATAA Volunteering ProjectATAA Projeto de VoluntariadoEducation for Democratic Citizenship (EDC)Democratic valuesIntercultural Citizenship Education (ICE)Intercultural (Communicative) Competence (ICC)Foreign Language Teaching (FLT)(Critical) Cultural AwarenessReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisFazem parte deste trabalho vários anexos de vários formatos disponíveis para consulta na BMSC - Biblioteca Mário Sottomayor CardiaA globalização e as novas tecnologias têm contribuído imenso para uma sociedade onde todos têm a necessidade de enfrentar novos desafios e exigências. A comunicação já não deve ser encarada como mera capacidade de transmitir informação numa determinada língua, mas sim como a capacidade de mediar entre diferentes perceções do mundo, interagindo adequadamente com os Outros na base do respeito e compreensão. É, deste modo, que, enquanto educadores, nós procuremos não apenas contribuir para o conhecimento dos nossos alunos, mas também e principalmente, ambicionemos promover o seu crescimento pessoal, para que tornem cidadãos com sentido crítico, responsáveis e ativos. Para que isso aconteça, é importante que os equipemos com os valores e as competências essenciais que lhes permitam tornarem-se melhores seres humanos capazes de interagir e intervir neste mundo extremamente complexo que é o nosso. O relatório crítico que se segue tenta evidenciar que o contexto do ensino-aprendizagem de língua estrangeira, quando acompanhado de atividades e iniciativas de índole cívico e intercultural, pode ser o meio ideal para se alcançarem esses objetivos. As atividades e dinâmicas realizadas na sala de aula, no âmbito da prática pedagógica, tiveram como objetivo preparar os alunos para participarem naquelas de caráter voluntário que tiveram lugar na comunidade circundante. A metodologia adotada foi a de investigação-ação com base na observação interpretativa, através da utilização de diversos instrumentos.Globalization and the new technologies have greatly contributed to a society where everyone has the need to face new challenges and demands. Communication should no longer only be regarded as the simple ability to convey information in a certain language, but as the ability to mediate different perceptions of the world, properly interacting with Others on the basis of respect and understanding. It is thereby, more and more crucial that as educators we aim at, not only contributing to the enhancement of our learners’ knowledge, but also and most importantly, at promoting their personal growth so that they become responsible, critical and active citizens. For that to happen, it is important that we equip them with the essential values and skills that will enable them to become better human beings, capable of interacting and intervening in this extremely complex world of ours. The critical report that follows attempts to show that the foreign language teaching and learning context, when accompanied with civic-driven and intercultural-driven activities and initiatives can be the ideal means to reach those goals. The activities and dynamics carried out in the classroom, in the scope of a teaching practicum, were meant to prepare learners to participate in those of volunteering nature, taken place in the surrounding community. The adopted methodology was that of action-research, based on interpretive observation, through the use of several instruments.Matos, AnaRUNMendes, Marisa Sales Louraço2020-07-03T00:30:46Z2019-07-032019-04-042019-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/77598TID:202260011enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:08Zoai:run.unl.pt:10362/77598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:45.832068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The development of citizenchip education in a Portuguese ELF classroom and beyond
title The development of citizenchip education in a Portuguese ELF classroom and beyond
spellingShingle The development of citizenchip education in a Portuguese ELF classroom and beyond
Mendes, Marisa Sales Louraço
Valores democráticos
Cidadania para a Educação Intercultural (ICE)
Educação para a Cidadania Democrática (EDC)
Competência (Comunicativa) Intercultural (ICC)
Ensino de Línguas Estrangeiras (FLT)
Consciência Cultural (Crítica)
Reflexão
ATAA Volunteering Project
ATAA Projeto de Voluntariado
Education for Democratic Citizenship (EDC)
Democratic values
Intercultural Citizenship Education (ICE)
Intercultural (Communicative) Competence (ICC)
Foreign Language Teaching (FLT)
(Critical) Cultural Awareness
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short The development of citizenchip education in a Portuguese ELF classroom and beyond
title_full The development of citizenchip education in a Portuguese ELF classroom and beyond
title_fullStr The development of citizenchip education in a Portuguese ELF classroom and beyond
title_full_unstemmed The development of citizenchip education in a Portuguese ELF classroom and beyond
title_sort The development of citizenchip education in a Portuguese ELF classroom and beyond
author Mendes, Marisa Sales Louraço
author_facet Mendes, Marisa Sales Louraço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Marisa Sales Louraço
dc.subject.por.fl_str_mv Valores democráticos
Cidadania para a Educação Intercultural (ICE)
Educação para a Cidadania Democrática (EDC)
Competência (Comunicativa) Intercultural (ICC)
Ensino de Línguas Estrangeiras (FLT)
Consciência Cultural (Crítica)
Reflexão
ATAA Volunteering Project
ATAA Projeto de Voluntariado
Education for Democratic Citizenship (EDC)
Democratic values
Intercultural Citizenship Education (ICE)
Intercultural (Communicative) Competence (ICC)
Foreign Language Teaching (FLT)
(Critical) Cultural Awareness
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Valores democráticos
Cidadania para a Educação Intercultural (ICE)
Educação para a Cidadania Democrática (EDC)
Competência (Comunicativa) Intercultural (ICC)
Ensino de Línguas Estrangeiras (FLT)
Consciência Cultural (Crítica)
Reflexão
ATAA Volunteering Project
ATAA Projeto de Voluntariado
Education for Democratic Citizenship (EDC)
Democratic values
Intercultural Citizenship Education (ICE)
Intercultural (Communicative) Competence (ICC)
Foreign Language Teaching (FLT)
(Critical) Cultural Awareness
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Fazem parte deste trabalho vários anexos de vários formatos disponíveis para consulta na BMSC - Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2019-04-04
2019-07-03T00:00:00Z
2020-07-03T00:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/77598
TID:202260011
url http://hdl.handle.net/10362/77598
identifier_str_mv TID:202260011
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137978389364736