As crianças é que sabem construir jogos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2968 |
Resumo: | A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como título: “As crianças é que sabem construir jogos”. Este estudo foi desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de vinte e cinco crianças, da faixa etária dos quatro anos de idade e uma educadora. No decorrer deste trabalho, pretendemos compreender de que forma as crianças, através do brincar e da exploração de um brinquedo programável, conseguem potenciar diferentes competências que lhes permitem desenvolver-se autonomamente no seu processo de ensino e aprendizagem. Ao brincar, além da criança desenvolver habilidades cognitivas, desenvolve também competências socias, visto que ao relacionar-se com os outros constrói a sua cidadania. O brincar é uma ação espontânea da vida da criança. Na prática educativa foram desenvolvidos processos metodológicos baseados numa estratégia de interação entre a investigação e a intervenção. Recorremos à observação, planificação, ação e reflexão, mobilizando saberes científicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades, necessidades e interesses das crianças do contexto educativo. Neste estudo a observação foi fundamental, visto que a certo momento a investigação passou a ser à distância devido ao confinamento no âmbito da pandemia COVID-19. Desta forma, através de videochamadas foi possível recolher registos de observação e informações das atividades desenvolvidas. Por fim, no âmbito da formação inicial, a Prática de Ensino Supervisionada, constituiu-se como um espaço de construção do saber pensar e agir nos contextos de ação, de forma fundamentada e reflexiva, desenvolvendo saberes profissionais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida. |
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A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como título: “As crianças é que sabem construir jogos”. Este estudo foi desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de vinte e cinco crianças, da faixa etária dos quatro anos de idade e uma educadora. No decorrer deste trabalho, pretendemos compreender de que forma as crianças, através do brincar e da exploração de um brinquedo programável, conseguem potenciar diferentes competências que lhes permitem desenvolver-se autonomamente no seu processo de ensino e aprendizagem. Ao brincar, além da criança desenvolver habilidades cognitivas, desenvolve também competências socias, visto que ao relacionar-se com os outros constrói a sua cidadania. O brincar é uma ação espontânea da vida da criança. Na prática educativa foram desenvolvidos processos metodológicos baseados numa estratégia de interação entre a investigação e a intervenção. Recorremos à observação, planificação, ação e reflexão, mobilizando saberes científicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades, necessidades e interesses das crianças do contexto educativo. Neste estudo a observação foi fundamental, visto que a certo momento a investigação passou a ser à distância devido ao confinamento no âmbito da pandemia COVID-19. Desta forma, através de videochamadas foi possível recolher registos de observação e informações das atividades desenvolvidas. Por fim, no âmbito da formação inicial, a Prática de Ensino Supervisionada, constituiu-se como um espaço de construção do saber pensar e agir nos contextos de ação, de forma fundamentada e reflexiva, desenvolvendo saberes profissionais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida. |
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