As crianças é que sabem construir jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Liliana Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2968
Resumo: A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como título: “As crianças é que sabem construir jogos”. Este estudo foi desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de vinte e cinco crianças, da faixa etária dos quatro anos de idade e uma educadora. No decorrer deste trabalho, pretendemos compreender de que forma as crianças, através do brincar e da exploração de um brinquedo programável, conseguem potenciar diferentes competências que lhes permitem desenvolver-se autonomamente no seu processo de ensino e aprendizagem. Ao brincar, além da criança desenvolver habilidades cognitivas, desenvolve também competências socias, visto que ao relacionar-se com os outros constrói a sua cidadania. O brincar é uma ação espontânea da vida da criança. Na prática educativa foram desenvolvidos processos metodológicos baseados numa estratégia de interação entre a investigação e a intervenção. Recorremos à observação, planificação, ação e reflexão, mobilizando saberes científicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades, necessidades e interesses das crianças do contexto educativo. Neste estudo a observação foi fundamental, visto que a certo momento a investigação passou a ser à distância devido ao confinamento no âmbito da pandemia COVID-19. Desta forma, através de videochamadas foi possível recolher registos de observação e informações das atividades desenvolvidas. Por fim, no âmbito da formação inicial, a Prática de Ensino Supervisionada, constituiu-se como um espaço de construção do saber pensar e agir nos contextos de ação, de forma fundamentada e reflexiva, desenvolvendo saberes profissionais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida.
id RCAP_f279fc1df6f80086799693f3a40b79f6
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As crianças é que sabem construir jogosEducação de infânciaBrincar - recursos tecnológicosParticipação da criançaA presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como título: “As crianças é que sabem construir jogos”. Este estudo foi desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de vinte e cinco crianças, da faixa etária dos quatro anos de idade e uma educadora. No decorrer deste trabalho, pretendemos compreender de que forma as crianças, através do brincar e da exploração de um brinquedo programável, conseguem potenciar diferentes competências que lhes permitem desenvolver-se autonomamente no seu processo de ensino e aprendizagem. Ao brincar, além da criança desenvolver habilidades cognitivas, desenvolve também competências socias, visto que ao relacionar-se com os outros constrói a sua cidadania. O brincar é uma ação espontânea da vida da criança. Na prática educativa foram desenvolvidos processos metodológicos baseados numa estratégia de interação entre a investigação e a intervenção. Recorremos à observação, planificação, ação e reflexão, mobilizando saberes científicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades, necessidades e interesses das crianças do contexto educativo. Neste estudo a observação foi fundamental, visto que a certo momento a investigação passou a ser à distância devido ao confinamento no âmbito da pandemia COVID-19. Desta forma, através de videochamadas foi possível recolher registos de observação e informações das atividades desenvolvidas. Por fim, no âmbito da formação inicial, a Prática de Ensino Supervisionada, constituiu-se como um espaço de construção do saber pensar e agir nos contextos de ação, de forma fundamentada e reflexiva, desenvolvendo saberes profissionais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida.2021-04-26T13:39:47Z2021-04-08T00:00:00Z2021-04-082021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2968TID:202706915porSoares, Liliana Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:22Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:40.359326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As crianças é que sabem construir jogos
title As crianças é que sabem construir jogos
spellingShingle As crianças é que sabem construir jogos
Soares, Liliana Pinto
Educação de infância
Brincar - recursos tecnológicos
Participação da criança
title_short As crianças é que sabem construir jogos
title_full As crianças é que sabem construir jogos
title_fullStr As crianças é que sabem construir jogos
title_full_unstemmed As crianças é que sabem construir jogos
title_sort As crianças é que sabem construir jogos
author Soares, Liliana Pinto
author_facet Soares, Liliana Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Liliana Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Brincar - recursos tecnológicos
Participação da criança
topic Educação de infância
Brincar - recursos tecnológicos
Participação da criança
description A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como título: “As crianças é que sabem construir jogos”. Este estudo foi desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de vinte e cinco crianças, da faixa etária dos quatro anos de idade e uma educadora. No decorrer deste trabalho, pretendemos compreender de que forma as crianças, através do brincar e da exploração de um brinquedo programável, conseguem potenciar diferentes competências que lhes permitem desenvolver-se autonomamente no seu processo de ensino e aprendizagem. Ao brincar, além da criança desenvolver habilidades cognitivas, desenvolve também competências socias, visto que ao relacionar-se com os outros constrói a sua cidadania. O brincar é uma ação espontânea da vida da criança. Na prática educativa foram desenvolvidos processos metodológicos baseados numa estratégia de interação entre a investigação e a intervenção. Recorremos à observação, planificação, ação e reflexão, mobilizando saberes científicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades, necessidades e interesses das crianças do contexto educativo. Neste estudo a observação foi fundamental, visto que a certo momento a investigação passou a ser à distância devido ao confinamento no âmbito da pandemia COVID-19. Desta forma, através de videochamadas foi possível recolher registos de observação e informações das atividades desenvolvidas. Por fim, no âmbito da formação inicial, a Prática de Ensino Supervisionada, constituiu-se como um espaço de construção do saber pensar e agir nos contextos de ação, de forma fundamentada e reflexiva, desenvolvendo saberes profissionais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26T13:39:47Z
2021-04-08T00:00:00Z
2021-04-08
2021-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2968
TID:202706915
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2968
identifier_str_mv TID:202706915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131632054042624