A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Carmen Elisabete Silva Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10683
Resumo: A crescente desmotivação manifestada pelos alunos, foi a principal razão para o desenvolvimento deste trabalho, no contexto do projecto investigação-acção, tendo como objecto de estudo três turmas do ensino básico. Na tentativa de alterar os comportamentos, de melhorar a auto-estima e motivar os alunos para as práticas letivas, foram aplicadas técnicas baseadas na aprendizagem cooperativa e colaborativa, valorizando as práticas performativas. O trabalho foi conduzido tendo em conta os aspectos psicológicos da música, uma vez que a motivação é uma componente da dimensão afectiva e está directamente relacionada com os estímulos que provocam o interesse nos alunos por aprender ou realizar determinada actividade. (...)
id RCAP_f2997c6fc83494a65df2cddc46b6d1f0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10683
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música como agente neutralizante de comportamentos desviantesEducação MusicalMotivação dos AlunosA crescente desmotivação manifestada pelos alunos, foi a principal razão para o desenvolvimento deste trabalho, no contexto do projecto investigação-acção, tendo como objecto de estudo três turmas do ensino básico. Na tentativa de alterar os comportamentos, de melhorar a auto-estima e motivar os alunos para as práticas letivas, foram aplicadas técnicas baseadas na aprendizagem cooperativa e colaborativa, valorizando as práticas performativas. O trabalho foi conduzido tendo em conta os aspectos psicológicos da música, uma vez que a motivação é uma componente da dimensão afectiva e está directamente relacionada com os estímulos que provocam o interesse nos alunos por aprender ou realizar determinada actividade. (...)Correia, Avelino Rodrigues, 1959-Repositório ComumBraz, Carmen Elisabete Silva Costa2016-01-06T15:41:25Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:14.510472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes
title A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes
spellingShingle A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes
Braz, Carmen Elisabete Silva Costa
Educação Musical
Motivação dos Alunos
title_short A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes
title_full A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes
title_fullStr A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes
title_full_unstemmed A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes
title_sort A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes
author Braz, Carmen Elisabete Silva Costa
author_facet Braz, Carmen Elisabete Silva Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Avelino Rodrigues, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Carmen Elisabete Silva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Motivação dos Alunos
topic Educação Musical
Motivação dos Alunos
description A crescente desmotivação manifestada pelos alunos, foi a principal razão para o desenvolvimento deste trabalho, no contexto do projecto investigação-acção, tendo como objecto de estudo três turmas do ensino básico. Na tentativa de alterar os comportamentos, de melhorar a auto-estima e motivar os alunos para as práticas letivas, foram aplicadas técnicas baseadas na aprendizagem cooperativa e colaborativa, valorizando as práticas performativas. O trabalho foi conduzido tendo em conta os aspectos psicológicos da música, uma vez que a motivação é uma componente da dimensão afectiva e está directamente relacionada com os estímulos que provocam o interesse nos alunos por aprender ou realizar determinada actividade. (...)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2016-01-06T15:41:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10683
url http://hdl.handle.net/10400.26/10683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130009083838464