A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10683 |
Resumo: | A crescente desmotivação manifestada pelos alunos, foi a principal razão para o desenvolvimento deste trabalho, no contexto do projecto investigação-acção, tendo como objecto de estudo três turmas do ensino básico. Na tentativa de alterar os comportamentos, de melhorar a auto-estima e motivar os alunos para as práticas letivas, foram aplicadas técnicas baseadas na aprendizagem cooperativa e colaborativa, valorizando as práticas performativas. O trabalho foi conduzido tendo em conta os aspectos psicológicos da música, uma vez que a motivação é uma componente da dimensão afectiva e está directamente relacionada com os estímulos que provocam o interesse nos alunos por aprender ou realizar determinada actividade. (...) |
id |
RCAP_f2997c6fc83494a65df2cddc46b6d1f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10683 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música como agente neutralizante de comportamentos desviantesEducação MusicalMotivação dos AlunosA crescente desmotivação manifestada pelos alunos, foi a principal razão para o desenvolvimento deste trabalho, no contexto do projecto investigação-acção, tendo como objecto de estudo três turmas do ensino básico. Na tentativa de alterar os comportamentos, de melhorar a auto-estima e motivar os alunos para as práticas letivas, foram aplicadas técnicas baseadas na aprendizagem cooperativa e colaborativa, valorizando as práticas performativas. O trabalho foi conduzido tendo em conta os aspectos psicológicos da música, uma vez que a motivação é uma componente da dimensão afectiva e está directamente relacionada com os estímulos que provocam o interesse nos alunos por aprender ou realizar determinada actividade. (...)Correia, Avelino Rodrigues, 1959-Repositório ComumBraz, Carmen Elisabete Silva Costa2016-01-06T15:41:25Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:14.510472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes |
title |
A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes |
spellingShingle |
A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes Braz, Carmen Elisabete Silva Costa Educação Musical Motivação dos Alunos |
title_short |
A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes |
title_full |
A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes |
title_fullStr |
A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes |
title_full_unstemmed |
A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes |
title_sort |
A música como agente neutralizante de comportamentos desviantes |
author |
Braz, Carmen Elisabete Silva Costa |
author_facet |
Braz, Carmen Elisabete Silva Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Avelino Rodrigues, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braz, Carmen Elisabete Silva Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Motivação dos Alunos |
topic |
Educação Musical Motivação dos Alunos |
description |
A crescente desmotivação manifestada pelos alunos, foi a principal razão para o desenvolvimento deste trabalho, no contexto do projecto investigação-acção, tendo como objecto de estudo três turmas do ensino básico. Na tentativa de alterar os comportamentos, de melhorar a auto-estima e motivar os alunos para as práticas letivas, foram aplicadas técnicas baseadas na aprendizagem cooperativa e colaborativa, valorizando as práticas performativas. O trabalho foi conduzido tendo em conta os aspectos psicológicos da música, uma vez que a motivação é uma componente da dimensão afectiva e está directamente relacionada com os estímulos que provocam o interesse nos alunos por aprender ou realizar determinada actividade. (...) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010-01-01T00:00:00Z 2016-01-06T15:41:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10683 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130009083838464 |