Importância da responsabilidade social das empresas e dos consumidores em tempo de crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paula Cristina Lopes, 1970-
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gabriel, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5148
Resumo: Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n.13 (2011). - p. 73-91.
id RCAP_f30399143b936affe952596d1c250629
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância da responsabilidade social das empresas e dos consumidores em tempo de criseResponsabilidade social das empresasLusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n.13 (2011). - p. 73-91.A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) consiste na integração voluntária de preocupações sociais e ambientais, nas operações quotidianas das organizações, na sua interacção com todos os públicos-alvo. A RSE deve ser correspondida pela Responsabilidade Social do Consumidor (RSC), que por sua vez versa sobre o impacto dos comportamentos de consumo nas escolhas preocupadas com a sociedade, o meio ambiente e os direitos humanos. A linha de investigação é centrada na relação entre a percepção dos consumidores sobre empresas com responsabilidade social e a intenção de compra dos seus produtos.Interessa averiguar como é que em épocas de crise se justifica a pertinência da tomada desse tipo de medidas pelas empresas, que acarreta custos mas também pode trazer benefícios na sua interligação com o consumidor, e como tal, deve merecer o apoio governamental. Para isso, recorre-se a um inquérito junto dos consumidores, no sentido de analisar até que ponto, as empresas devem promover políticas de responsabilidade social, com a cooperação do sector público, em resultado da percepção positiva que os consumidores demonstrem deste tipo de práticas.Corporate Social Responsibility (C SR) is the voluntary integration of social and environmental concerns in the daily operations of organizations, in their interaction with all target audiences. CSR must be matched by the Consumer Social Responsibility (CSR), which in tum is about the impact of the behavior of consumption choices in a society concerned about the environment and human rights. The line of research is focused on the relationship between the perception of consumers about companies with social responsibility and intention to purchase their products. Interested investigate how in times of crisis justified the relevance of such measures taken by companies, which entails costs but can aIso bring benefits in its interconnection with the consumer, and as such, deserves the support of governments. For this, it is a survey of consumers, to examine the extent to which companies must promote policies of social responsibility, with the cooperation of the public sector as a result of the positive perception that consumers are showing this kind of practice.2020-02-17T12:57:24Z2020-02-172011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5148http://hdl.handle.net/11067/5148porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Paula Cristina Lopes, 1970-Gabriel, Susanareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:30Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:17.549840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância da responsabilidade social das empresas e dos consumidores em tempo de crise
title Importância da responsabilidade social das empresas e dos consumidores em tempo de crise
spellingShingle Importância da responsabilidade social das empresas e dos consumidores em tempo de crise
Rodrigues, Paula Cristina Lopes, 1970-
Responsabilidade social das empresas
title_short Importância da responsabilidade social das empresas e dos consumidores em tempo de crise
title_full Importância da responsabilidade social das empresas e dos consumidores em tempo de crise
title_fullStr Importância da responsabilidade social das empresas e dos consumidores em tempo de crise
title_full_unstemmed Importância da responsabilidade social das empresas e dos consumidores em tempo de crise
title_sort Importância da responsabilidade social das empresas e dos consumidores em tempo de crise
author Rodrigues, Paula Cristina Lopes, 1970-
author_facet Rodrigues, Paula Cristina Lopes, 1970-
Gabriel, Susana
author_role author
author2 Gabriel, Susana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Paula Cristina Lopes, 1970-
Gabriel, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social das empresas
topic Responsabilidade social das empresas
description Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n.13 (2011). - p. 73-91.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2020-02-17T12:57:24Z
2020-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5148
http://hdl.handle.net/11067/5148
url http://hdl.handle.net/11067/5148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136734784520192