A avaliação do pensamento divergente em docentes e não docentes: um estudo exploratório comparativo na Região Autónoma da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria da Paz Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1910
Resumo: Atualmente, o conceito de criatividade tem sido objeto de um crescente interesse pela comunidade científica. Trata-se de um fenómeno importante para o progresso da sociedade e promove o sucesso educativo dos alunos. O papel da escola é, fundamentalmente, estimular os aspetos criativos dos alunos adotando metodologias de ensino atrativas promovendo o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Contudo, existem poucos estudos a nível nacional e internacional que se foquem nas perceções dos docentes relativamente ao papel da criatividade na educação. A presente investigação tem como objetivo principal avaliar a criatividade verbal (pensamento divergente) em docentes e não docentes. Para o efeito, foi utilizada a Prova de Avaliação do Pensamento Divergente (PAPD). A amostra foi constituída por 51 sujeitos residentes no concelho do Funchal sendo 23 docentes e 28 não docentes, com as idades compreendidas entre 17 e os 77 anos, todos do sexo feminino. Os principais resultados mostram não existirem diferenças significativas entre os docentes e não docentes nas variáveis em estudo, ligadas ao pensamento divergente (fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade) à exceção das questões 1 e 3 da dimensão elaboração e da questão 3 da dimensão fluência. Ou seja, apenas em 3 das 12 variáveis da PAPD, os docentes pontuam acima dos não docentes. Globalmente, conclui-se que ser docente não implica um nível mais elevado de criatividade verbal (pensamento divergente) relativamente às demais ocupações profissionais.
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