A avaliação da criatividade em crianças em idade pré-escolar: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Andreia Filipa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1588
Resumo: A Criatividade representa cada vez mais um desafio para a comunidade científica. Reconhecida a sua importância no desenvolvimento pessoal e social do sujeito, este tema apresenta algumas adversidades, não apenas pela dificuldade em desenvolver uma definição ímpar, mas de igual modo pela escassez de instrumentos avaliativos na área da educação ao nível do ensino pré escolar. A abordagem de Guilford à temática revolucionou o conceito, através da inclusão do Pensamento Divergente (PD) que baseia-se na procura de diferentes opções para a resolução de um problema. Este trabalho assume como compromisso pretensioso o de minimizar a lacuna existente na esfera da avaliação de um tema tão relevante como a criatividade no ensino pré escolar, mediante um contributo para a validação do instrumento Prova Verbal de Criatividade (PVC). Neste estudo participaram 53 sujeitos, frequentadores do ensino pré-escolar, sendo 31 do sexo masculino (58.5 %) e 22 do sexo feminino (41.5%). O instrumento avalia a fluência, a flexibilidade, a elaboração e a originalidade. A fiabilidade destas dimensões situou-se entre .624 e .999. Utilizou-se as dimensões do programa PORTAGE e do projeto L2L@K para avaliar a validade do instrumento e verificou-se uma associação positiva e significativa entre as dimensões em estudo. Observou-se uma ausência de diferenciação de género no que concerne às dimensões do pensamento divergente e resultados significativos na análise da idade, sendo as crianças mais velhas aquelas com maiores índices de pensamento divergente. Em suma, a Prova Verbal da Criatividade (PVC) demonstra resultados adequados quanto à sua fiabilidade e validade, com grande potencial para o campo da avaliação psicológica em Portugal.
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