Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44822 |
Resumo: | O documento que a seguir se transcreve tem como finalidade refletir e descrever dinâmicas associadas e desenvolvidas durante o processo de estágio pedagógico, no ano letivo 2021/2022, numa escola secundária em Lagos – Algarve. Estarão registados neste documento todos os fundamentos do processo, todas as opções metodológicas e didáticas, propostas e/ou aplicadas no decorrer do ano letivo. O trabalho prático desenvolveu-se numa turma de terceiro ciclo – 9ºano - onde se aplicaram as orientações curriculares que são consideradas nas Aprendizagens Essenciais que visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A praticidade do trabalho desenvolvido está registada num portfólio, elaborado com a finalidade de reunir documentos relativos à organização interna do agrupamento, do departamento, do grupo de Educação Física e construídos/personalizados para a turma. Este relatório pretende descrever e refletir sobre o impacto da prática letiva e sobre a análise do percurso enquanto estagiário, na vertente holística e metodológica, com enfoque nas quatro áreas de formação do Professor; Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida - foi desenvolvido um estudo de investigação científica que dá título ao próprio relatório – “Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos).” |
id |
RCAP_f32da14f6ae60e0fbece4c9a31afcb17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44822 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos)Áreas de formaçãoEstágio pedagógicoPlaneamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO documento que a seguir se transcreve tem como finalidade refletir e descrever dinâmicas associadas e desenvolvidas durante o processo de estágio pedagógico, no ano letivo 2021/2022, numa escola secundária em Lagos – Algarve. Estarão registados neste documento todos os fundamentos do processo, todas as opções metodológicas e didáticas, propostas e/ou aplicadas no decorrer do ano letivo. O trabalho prático desenvolveu-se numa turma de terceiro ciclo – 9ºano - onde se aplicaram as orientações curriculares que são consideradas nas Aprendizagens Essenciais que visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A praticidade do trabalho desenvolvido está registada num portfólio, elaborado com a finalidade de reunir documentos relativos à organização interna do agrupamento, do departamento, do grupo de Educação Física e construídos/personalizados para a turma. Este relatório pretende descrever e refletir sobre o impacto da prática letiva e sobre a análise do percurso enquanto estagiário, na vertente holística e metodológica, com enfoque nas quatro áreas de formação do Professor; Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida - foi desenvolvido um estudo de investigação científica que dá título ao próprio relatório – “Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos).”Flôres, FábioRepositório ComumDias, João2023-05-18T11:38:27Z2023-03-142023-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44822TID:203294327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.742145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos) |
title |
Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos) |
spellingShingle |
Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos) Dias, João Áreas de formação Estágio pedagógico Planeamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos) |
title_full |
Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos) |
title_fullStr |
Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos) |
title_full_unstemmed |
Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos) |
title_sort |
Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos) |
author |
Dias, João |
author_facet |
Dias, João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flôres, Fábio Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Áreas de formação Estágio pedagógico Planeamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Áreas de formação Estágio pedagógico Planeamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O documento que a seguir se transcreve tem como finalidade refletir e descrever dinâmicas associadas e desenvolvidas durante o processo de estágio pedagógico, no ano letivo 2021/2022, numa escola secundária em Lagos – Algarve. Estarão registados neste documento todos os fundamentos do processo, todas as opções metodológicas e didáticas, propostas e/ou aplicadas no decorrer do ano letivo. O trabalho prático desenvolveu-se numa turma de terceiro ciclo – 9ºano - onde se aplicaram as orientações curriculares que são consideradas nas Aprendizagens Essenciais que visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A praticidade do trabalho desenvolvido está registada num portfólio, elaborado com a finalidade de reunir documentos relativos à organização interna do agrupamento, do departamento, do grupo de Educação Física e construídos/personalizados para a turma. Este relatório pretende descrever e refletir sobre o impacto da prática letiva e sobre a análise do percurso enquanto estagiário, na vertente holística e metodológica, com enfoque nas quatro áreas de formação do Professor; Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida - foi desenvolvido um estudo de investigação científica que dá título ao próprio relatório – “Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos).” |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18T11:38:27Z 2023-03-14 2023-03-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44822 TID:203294327 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44822 |
identifier_str_mv |
TID:203294327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918754697216 |